Poemas sobre Nós Mesmos
Quando chegamos ao ponto de nos conhecermos a nós mesmos (Sócrates IV) a.C. ninguém é capaz de te ofender a não ser você mesmo. O porteiro de sua vida é você, jamais permitas que as nózes alheia fale aquilo que você não é. CLARIANO DA SILVA (2018)
"O que é esperança? Afirmo que a esperança é uma ilusão que criamos para nós mesmos até que ela não seja mais necessária ou que, infelizmente, caímos na realidade e descobrimos que ela não tem lógica ou é inalcançável. Dizem que 'A esperança é a ultima que morre', assim como também 'É impossível viver sem ter esperanças'. Sobre tal coisa, um filósofo disse: 'Haja o que houver, essa vida sempre termina mal.', nossa esperança deve ser movida 'pelo amor a Deus e ao próximo'. Isso nos faz sermos crentes por instinto? Devemos mesmo ter esperanças em nosso amor a Deus e ao nosso próximo? O que é fato e confirmado, é que devemos encontrar sempre um motivo para continuar. Seja um sentimento por alguém, seja uma ilusão, seja por um dia. Podemos depositar esperanças em qualquer coisa, basta termos criatividade e vontade de nos próprio enganar."
Levar uma vida mais autoconsciente, significa prestar atenção em nós mesmos. E prestar atenção em nós pode ser um pouco mais desafiador do que parece.
" Podemos chegar no topo do sucesso, todos somos proficientes, basta acreditarmos em nós mesmos, mas não espere elogios e aplausos, dirão que tivemos sorte "
"Ninguém está só. Estamos acompanhados de nós mesmos o tempo todo. Resta entender, o quanto gostamos ou não, da própria companhia."
Nós sempre questionamos nós mesmos, mas a realidade é que a melhor pessoa que pode lhe descrever, é aquela que está ao seu lado.
Deixamos algo de nós mesmos para trás quando saimos de um lugar. Continuamos lá, apesar de termos partido. E há coisas em nós que só podemos encontrar voltando lá.
O que a gente tem que colocar em cima da mesa diante de nós mesmos como sociedade é se nós queremos continuar lidando com essas tragédias pranteando-as no início e as esquecendo logo depois.
Podemos partir do ponto de que escutar o outro é despir-se de nós mesmos, é largar a obsessão com nossa identidade, suspender quem somos e quem é o outro. É claro que quando fazemos isso, podemos escutar desse outro coisas que não admitimos em nós. Ângulos que não conseguimos ver, perspectivas que queremos evitar, lembranças que a fala do outro evocam. Ou seja, para escutar o outro é preciso sair de nós mesmos, sair de "si". Esse "si" é tanto nosso material mais precioso quanto nossas defesas. É tudo aquilo que nos ensurdece.
Mas às vezes é mais difícil admitir para nós mesmos que queremos o amor em nossa vida do que continuar vivendo sem ele.
Se deixássemos de nos preocupar tanto com nós mesmos e ocupássemos mais a nossa mente com meios de fazer o nosso próximo feliz, a paz seria abundante em nossas vidas.
O nosso pensamento cria a vida que procuramos, através do reflexo de nós mesmos. até que nos identifiquemos um dia, no curso dos milênios, com a Sabedoria infinita e o Infinito amor, que constituem o Pensamento e a Vida de Nosso pai.
Nos colocamos limitações em nós mesmos, nada é impossível. Se você quer algo você pode ter, é só querer mas lembre-se existe um inimigo que tentará te derrubar a todo custo, que é a sociedade.
Nos apaixonamos pelo ideal projetado de alguém, baseado no ideal que projetamos de nós mesmos. Não nos conhecemos de todo, que dirá o outro.