Poemas sobre Nós Mesmos
SOLIDÃO II
A solidão é algo que nos convida desde muito cedo a divagar entre nós mesmos. Sinto-me só entre muitos.
Sou apenas a palavra descrita ao vento que divaga entre almas que perambulam entre os vivos.
Sou apenas a LIBERDADE da vida perene que nunca termina...
Nós
Não é tão simples falar de nós mesmos, claro que temos defeitos, qualidades, coisas para melhorar, outras que não podemos mudar, mas quando alguém nos pergunta “fale sobre você”, sempre nos deparamos com o obvio. Na realidade estamos em processo de mudança, hoje podemos ser uma coisa, mas amanhã podemos ser outra. A vida é um ciclo, cabe a nós mudarmos e entender esse sentido. Somos apenas mais um, entre outros milhões, mas com certeza somos aqueles que buscam fazer a diferença.
Imagem própria
A imagem própria é a que temos de nós mesmos, é o que sabemos ou pensamos que sabemos sobre nós mesmos.
Muitas vezes nos espantamos quando percebemos que as pessoas não nos percebem como nos percebemos; ficamos perplexos quando ouvimos de outra pessoa uma descrição nossa que não corresponde àquilo que enxergamos em nós mesmos.
Somos, sempre, muito condescendentes conosco, superestimamos nossas qualidades e subestimamos nossas deficiências. Psicologicamente isto é provado fazendo simplesmente uma auto-análise, quando somos induzidos a enumerarmos dez de nossas qualidades, escrevemos coisas que nem sempre correspondem às verdades que não admitimos. Quando somos induzidos a enumerarmos dez de nossas deficiências, temos muita dificuldade, ao passo que tudo se torna mais fácil quando enumeramos as dez, ou mais, deficiências de outrem. Mas isto é inerente ao ser humano, criticar sempre, reconhecer, dificilmente.
A nossa auto-imagem é superficial, colocamos debaixo do tapete as nossas deficiências e gritamos como a vida é injusta conosco.
Às vezes maquiamos a nossa imagem própria, mas é um artifício que não dura para sempre, um dia “casa cai”.
Não sei se não nos conhecemos realmente ou se nos conhecemos o suficiente para mascararmos nosso verdadeiro eu.
Nesse momento, eu não sei quem sou eu. Não sei se sou o que penso que sou. Nesse momento não tenho nada para oferecer, somente dúvidas.
Gostaria de saber se há alguém que sinta assim, que vasculhe dentro de si e diga: eu não sei. Não quero ser analisada, pois os conceitos da psicologia eu conheço, só quero alguém leigo mesmo, que não sabe nada, mas que me leia e me diga o que realmente quer dizer, que me perdoe a fraqueza ou simplesmente ignore ou compreenda o meu sofrer. Estou misturando emoções. Na verdade só quero escrever.
Será que é o desmoronamento de mim?
Precisamos saber o que realmente queremos, cohecer a nós mesmos, somente assim poderemos seguir alguma direção que nos leve a uma felicidade duradoura.
E seguir nossos instintos com convicção e determinação, pois geramente, quando nos desviamos disso, sofremos ou fazemos sofrer.
Mesmo diante da solidão, da carência e dos desejos, devemos nos esforçar ao máximo para nos envolver somente com quem mais combina conosco.
Não devemos fingir que somos felizes ou estar com alguém só porque no momento não tem ninguém melhor, assim, enganamos e somos enganados, por nós mesmos.
Somos dois lados. Ás vezes o dia a dia nos deixa tão longes de nós mesmos, tão diferentes do que somos e realmente queremos ser na nossa forma predominante; hora somos nosso lado doce, hora nosso lado de sabor desagradável. As circunstâncias, as pessoas, os acontecimentos ou simplesmente o nosso humor naquela hora nos deixam, até nos forçam, a ser assim e o lado açucarado de nós mesmos fica por instantes dentro do pote e só o lado amargo e azedo é o que aparece, como uma fruta mal escolhida, quando os desgastes diários da nossa alma boa nos consomem de um jeito que não conseguimos mesmo ser o lado doce de nós mesmos, naquele exato instante.
Alguns momentos são assim, mas apenas alguns momentos, porque a matéria é carne, osso e sentimento, não ferro ou pilha ou bateria ou nada programado ou programático ou com manual de instruções, nem sempre é fácil; a gente sorri, mas a gente também fecha a cara, porque a vida é como o clima, nem sempre o sol brilha, às vezes nubla ou chove ou neva, mas o importante é saber e não esquecer que O Homem do tempo, Aquele Dono de tudo e Pai de todos, sempre manda sol de novo; O bom é saber que esse sol sempre volta, sempre vem de novo e é quem predomina, mesmo nas outras estações, as de chuva e frio. Que predomine o sol, que clareia e o lado doce, que açucara a vida por dentro e por fora.
Vamos lutar contra nós mesmos
Para que nosso preconceito
Não tome conta de nossos sentimentos
Que nosso egoísmo seja para o bem
Que amemos mais nossos semelhantes
Que busquemos a paz para todos
Para que todos sejam felizes
MÁSCARAS
Tolos, loucos, insanos
Fingimos para quem?
Fugimos
Rimos
Tão longe de nós mesmos
Realmente enganamos
Ou somos enganados?
Qual o motivo?
Medo?
Orgulho?
Aparência?
Sei lá
Um dia
Anos
Aonde chegamos?
O que buscamos?
Já louca, despida
Grito
Xingo
Basta!
Calma.
Bem vejamos,
Simples:
Vivamos!
O que é que estamos fazendo com nós mesmos? Porque nos torturar tanto assim?
Eu gostaria de entender as pessoas, queria saber o que se passa na cabeça dele e talvez saberia o 'por que' que ele se mantém tão longe de mim. Se você diz que ainda me ama, entã por que não está comigo agora?
É orgulho? É medo de não valer a pena? É medo de não ser como era antes?... eu tenho todos esses medos e orgulho, mas estou disposta a superar isso por você e COM você.
Eu cresci, amadureci muito e hoje minhas perspectivas são totalmente diferentes de antes. Hoje eu vejo que você tem muito mais a ver comigo do que eu pensava. E por que RAIOS você não percebe isso?! E se percebe, tá fazendo o que aí, mantendo o seu eu tão longe do meu eu?!
Eu te conheço muito melhor do que ela. Decifro o que você quer só de te olhar, sei seus gostos para roupas, filmes, dias, pessoas, musicas, piadas, lugares; conheço teus jeitos e trejeitos. Sei como é carismático e carinhoso e sei como gosta de atenção.
Sei como é ciumento e odeia quando alguém vai contra seus princípios. Sei que quando vc está bravo: sua boca muda sutilmente... e sei quando fica nervoso ao me ver, sua fala treme suavemente e seus movimentos ficam mais rapidos.
Eu sei que EU sou o melhor para voce, e ela - a outra - está apenas tomando tempo em nossa vida.
Eu é que não quero te reencontrar somente na velhice - como vc já disse - pois eu qero passar muito mais tempo com voce. Na velhice eu quero relembrar nossa juventude, a juventude que foi vivida juntos.
(...)
Normalmente só se acredita no que vê.
Mas na verdade todos temos pontos cegos.
Às vezes nós mesmos os reconhecemos.
Outras vezes alguém os reconhece por nós.
A distância tem um modo de distorcer o que vemos.
E as vezes o que parece ser um obstáculo pode na verdade ser uma oportunidade. O truque é ter fé o bastante para seguir adiante. Se será um obstáculo ou uma oportunidade, aí é com você.
Essa fase serena, nem parecemos nós mesmos. Aqueles bobos intensos que riam e choravam de tudo!
Bom dia... boa noite... o que tens feito? Frases que deveriam ter sido ditas anteriormente.
Errinhos, que eu sei que ainda são cometidos, mas que é melhor deixar pra lá. Por nós, pela sua fama de "errado".
Ciúmes bobos, tolices de um dia quente, ternuras de noites frias. Abraços de chegada e os mesmos beijos com lágrimas de partida( clássicos de nós dois).
Nossa fase romântica chegou( assim eu creio), mesmo sabendo que somos muitas vezes "hard rock", hoje somos "bossa nova". Está sendo muito bom pintar meu dia com as cores do amor enfim...
"Algumas vezes, falamos para nós mesmos que não sabemos o significado da palavra amor e pricipalmente carinho, mas podemos senti-lo.
Algumas vezes, brincamos, sorrimos, pulamos de alegria...
Algumas vezes, aparecem pessoas q nos fazem sentir tudo isso....
Algumas vezes, essa pessoa entra em nosso coração, simplesmente nao sai...
E uma dessas pessoas é vc, mais nao por algumas vezes e sim para sempre... TE AMO! "
Deveríamos correr por dentro de nós mesmos.
Apagando as cicatrizes que outros deixaram.
Destruindo os pequenos muros que se formaram.
Acabamos traindo a nós mesmos pelas tendências, e mesmo simplificando todos os atos permanecemos agindo de maneira para agradar todo o contexto.
Em segundos podemos perceber o quanto foi importante, cada passo dado de forma solida. Sem seguir a cartilha, de modo que não preciso e nem você precisa de tudo isso.
Individualismo de massa? Não.
Arquitetura de mudança do seus passos?
Eu quero a minha vida de volta!
Às vezes procuramos tanto a perfeição no outro quando na verdade nós mesmos estamos cheios de imperfeiçoes. Pegamos modelos das pessoas que mais admiramos e amamos, tentando projetar em outras pessoas (coisa que não existe), esquecendo assim de olhar que ao nosso lado pode está o verdadeiro AMOR, aquele cheio de defeitos, qualidades, mas REAL e que por vaidade ou orgulho não admitimos e deixamos muitas vezes passar grandiosas possibilidades de sermos felizes e completos!!
O medo de amar nos torna pessoas insensíveis e frias, geralmente desacreditadas de tudo e todos, esquecemos de sonhar, de acreditar e de fazer valer a pena... As decepções que sofremos com os outros e que nos deixam da forma acima citada, não significam que iremos sofrer igualmente com novas experiências, porque cada dia é diferente um do outro, portanto vamos amar e acreditar mais em tudo que pode nos tornar pessoas mais felizes! Eu acredito e para quem me conhece sabe que "apesar de tudo" eu nunca desisti de amar!!!
Pensem nisso!
As coisas estão bem, quando estamos bem com nós mesmos.
Não tem jeito, o mundo pode tá nevando, isalando paz.
Se não estivermos com a nossa paz interior, essas coisas não
valeram de nada."
Somos dois lados. Ás vezes o dia a dia nos deixa tão longes de nós mesmos, tão diferentes do que somos e realmente queremos ser na nossa forma predominante; hora somos nosso lado doce, hora nosso lado de sabor desagradável. As circunstâncias, as pessoas, os acontecimentos ou simplesmente o nosso humor naquela hora nos deixam, até nos forçam, a ser assim e o lado açucarado de nós mesmos fica por instantes dentro do pote e só o lado amargo e azedo é o que aparece, como uma fruta mal escolhida, quando os desgastes diários da nossa alma boa nos consomem de um jeito que não conseguimos mesmo ser o lado doce de nós mesmos, naquele exato instante.
Alguns momentos são assim, mas apenas alguns momentos, porque a matéria é carne, osso preenchida de sentimento, não ferro ou pilha ou bateria ou nada programado ou programático ou com manual de instruções, nem sempre é fácil; a gente sorri, mas a gente também fecha a cara, porque a vida é como o clima, nem sempre o sol brilha, às vezes nubla ou chove ou neva, mas o importante é saber e não esquecer que O Homem do tempo, Aquele que sempre sabe como está o nosso tempo e sempre sabe a hora certa de cada estação, Dono de tudo e Pai de todos, sempre manda sol de novo, na hora certa, da forma certa e pelos motivos certos. Ele é quem decide e sempre decide certo; E o bom é saber que esse sol sempre volta, sempre vem de novo e é quem predomina, mesmo nas outras estações, as de chuva e frio, também necessárias para que depois esse sol brilhe novamente.
Que predomine o sol, que clareia e o lado doce, que açucara a vida por dentro e por fora.
A vida é mais que intelecto;
É mais que dinheiro;
É uma jornada onde buscamos encontrar nós mesmos.
É ter a riqueza de possuir um intelecto livre de paradigmas.
É ser livre para sonhar e deixar os nossos sonhos ao alcance do mundo,
É olhar ao redor e ver mais que uma beleza convencional, ver além das aparências, ver o interior.
O sonho que tenho me leva ao mundo que quero conquistar, pode ser um caminho difícil, porém prazeroso, rico de verdadeiros amigos, ou não.
A fórmula da felicidade não é ter o mundo ao nosso lado, mas ter nós mesmos ao lado de nossos sonhos.
PEDAÇOS DE NÓS
Somos agora, pedaços de nós mesmos
Parte integrante um do outro
Puzzles, quebra-cabeças,
Juntos em raciocínio lógico ilógico
Que antecipa, deduz, conduz...
Pensamentos cruzados, convexos
Alinhamento em vôo explêndido
Com raios luminosos de admiração,
Sedução...Intuição...
O exato momento de estarmos juntos
Cognição em nossas memórias
Simples e profundo desejar
O de lapidar em nossa história
Esta suave e serena forma de amar!
O amor é mesmo incrível...
Misterioso, apenas com verdades, as mentiras , nós mesmos criamos e aceitamos.. deliciosas, mas sempre amargas...
adoramos...
Adoro minha ignorância, e amo te amar, sinto que sinto você, sinto o seu sentimento, arrepio, arrepio, arrepio, INCRÍVEL
Nosso País- Renato Bertoletti (Musica)
Onde vivemos hoje
Oque estamos fazendo com nós mesmos¿
Estamos em uma época que não existe ditadura
Mas somos escravos do mesmo jeito
Escravos disfarçados, meros empregados,
Que são humilhados todos os dias
(Refrão)
Achamos que estamos no paraíso
Mas vivemos em um grande inferno.
Quando saímos para trabalhar, e no final do mês.
Mal ganhar para comer
Vivemos em um país rico
Mas rico de ladroes de todas as categorias
De corruptos, que nos compram com pouco.
Achamos que evoluímos com o tempo
Mas somos os mesmos índios desprovidos de esperteza
Que foram comprados com simples objetos, e em troca damos.
Todo nosso suor de sol-a-sol, damos nossa saúde.
E depois no fim da vida damos tudo que ganhamos para essas
Mesmas pessoas que nos compraram, devolvemos tudo a elas.
Em troca de saúde.
Não pensamos nas coisas feitas,
Não pensamos em nós, nós ,nós
Somos escravos disfarçados, e os únicos enganados somos nós
Vamos mudar
Vamos crescer
Acrescentar aquilo que gerações lutaram para ter.
Poder e glória sem matar, roubar,
Apenas lutar por uma vida justa.
Achamos que estamos no paraíso
Mas vivemos em um grande inferno.
Nossas almas são corrompidas todos os dias
Quando aceitamos isso calado
Aceitamos, ficando vendo futebol.
Assistindo tv
Esta na hora de mudar
E viver.
Achamos que estamos no paraíso
Mas vivemos em um grande inferno
Um grande inferno.
Onde vivemos hoje
Oque estamos fazendo com nós mesmos¿
Estamos em uma época que não existe ditadura
Mas somos escravos do mesmo jeito
Escravos disfarçados, meros empregados,
Que são humilhados todos os dias
Até a morte.