Poemas sobre Nós Mesmos
Esta vida é difícil. Perdemos pais, irmãos, mães, pássaros canoros e pedaços de nós mesmos. Açoites golpeiam os inocentes, honrarias são concedidas aos culpados e há muita solidão. Eu seria tola se rezasse para que meus filhos sejam poupados de tudo isso. Peça demais e as coisas podem acabar sendo piores. Mas eu posso rezar por pequenas coisas, como campos férteis, o amor de uma mãe, o sorriso de uma criança – uma vida que seja menos amarga do que doce.
Às vezes, pensamos que o mundo mudou, mas na verdade, quem mudou fomos nós mesmos, e consequentemente, a nossa visão do mundo.
socrátes dizia: Para se encontrar, pense por si mesmo. mais se pensarmos em nós mesmos quem seria eu para pensar.
Só podemos passar para nossos filhos os valores que adotamos para nós mesmos, sendo repassados diante de nossas atitudes diárias perante eles, não em discursos.
"Quando aceitamos amores não correspondidos, somos reféns de nós mesmos que nos colocamos em situação de julgo desigual aceitando menos do que merecemos"
Nós preferimos culpar a natureza pelas coisas que não gostamos em nós mesmos do que dar crédito a ela pelas coisas que gostamos.
Muitas vezes, o que mais nos tem incomodado a nosso respeito ou a outrem, é bem o que nós mesmos temos mais promovido.
Temos que ir mais fundo mesmo com dor.
Temos que ir além de nós mesmos! Temos que ir mesmo não sabendo o que iremos encontrar.Temos que ir além de nós para que possamos ver o fim seja lá qual for o resultado final. Temos que fazer isto para que possamos ser livres, pois somente após uma grande batalha seremos, quem devemos ser.
Quando passamos por alguma DECEPÇÃO, o errado da história pode ser nós mesmos, por isso é momento de autoanálise e não de vitimismo egocêntrico.
O fato de duvidarmos de nós mesmos é um privilégio que nos faz refletir sobre nossas limitações e possibilidades, instiga-nos a procurar soluções oportunas para o suprimento de nossas necessidades.
A tão desejada PAZ que queremos no mundo e para nós mesmos, poderá vir a ser alcançada ao garantirmos a dinâmica de ação de comando acionada pela responsabilidade consciente, promovida pelo mecanismo da empatia.
Uma vida em crescimento é uma constante revisão de conceitos e erros que encontramos em nós mesmos pelo meio do caminho. É impossível progredir para o nível seguinte tentando manter o ontem vivo em nós a qualquer custo.
“— Por que nós, os escultores de nós mesmos, podemo-nos deixar que outros venham e tentem nos esculpir?”
O problema não é Deus, e sim nós mesmos, que querendo um deus servo-escravo que caiba na nossa agenda medíocre e mesquinha.