Poemas para mãe que celebram e expressam amor
10 anos atrás o inevitável ocorreu.
.
Dizem que com o passar dos anos a dor fica mais suportável, sim é vdd.
.
Mas lhes confesso que após tnts anos ainda é qse q instantâneo fazer minha mãe presente em mtos momentos quais vivencio.
.
E colocando na balança houveram (como naturalmente há em perdas irreparáveis), mtas situações das quais me arrependo pela conduta falha devido absoluta imaturidade e demasiada incompreensão.
.
Mas os longos abraços, beijos de carinho e as músicas que dançamos ainda estão tão quentes e presentes... Q acabo deixando de lado este fardo q me acompanha com o adeus q qse não fui capaz de dar.
.
Naquele anestesiado e tão significativo domingo uma parte de mim se intensificou; o afeto e a coragem.
.
Talvez ainda em vida terrea, eu nunca tenha sido capaz de agradecer, reconhecer, assimilar e desfrutar das variadas lições que toda mãe consciente e inconsciente repassa ao seu filho. Mas incrível como prestes ao final, tudo ficou bem claro e lógico...
.
Embora tenha sido 22 anos ininterruptos ao lado de qm foi meu abrigo e porto seguro, aprendi mto com todas as lágrimas q minha mãe derramou.
.
Mas sinto-me tão impotente em não compreender as razões dos largos sorrisos e gargalhadas intensas q ela pouco dava. Que sigo questionando-me... Onde minha mente pairava q não me preocupei em analisar a motivação de cada riso sutil ou risada espalhafatosa?
.
De tudo e enfim apenas luz e paz posso daqui ofertar ademais gratidão por toda transformação q ainda hj me promove através de cada nostálgica memória.
►Mamãe Me Disse
Mamãe me disse que eu jamais deveria ter nascido
Mamãe também me disse que eu deveria ter morrido
Ela disse algo sobre métodos contraceptivos,
Que resultaram em um erro desenvolvido,
Que eu não sou seu filho
Acho que mamãe está brava comigo
Ela me mandou ir brincar lá fora,
Mas quando voltei, já havia escurecido
Mamãe havia me deixado sem blusa,
Eu estava morrendo de frio.
Gosto muito da minha mamãe
Ela sempre me deixa comer aquele pão macio
Deve ser por que ainda sou um bebê, deve ser isso
Mamãe já me deixou brincando por horas no celeiro,
Mas quando eu choro, ela não vem correndo
Penso que ela talvez esteja ocupada, ou atrasada
Mas, eu continuo gostando muito dela
Quando me bate, eu peço desculpas a ela,
Pois não quero vê-la zangada, por isso eu fico fora de casa.
Papai não mora mais com a gente
Ela me culpa, mas sei que não é de coração
Ela me disse uma vez que, quando eu nasci,
Destruí a união
Não sei se mamãe está brava, ou assustada
Agora ela está insistindo para que eu coma o pão
Perguntei o que é o pó branco sobre ele,
Ela só disse que é açúcar e segurou minha mão
Mamãe me ama, eu sabia, quando e crescer,
Vou dar a ela uma mansão.
Minha família é rica na diversidade das mães, cada qual com seu gênero, cor, idade, ideologia, pensamento.
Mães de gestação, mães de coração, tias mães, mães tias, mães pais, pais mães, mães filhas e filhos, filhas e filhos que se tornaram mães das mães…
Mães presentes de corpo e alma. Almas de mães presentes, eternamente.
Mães pacientes, santas, briguentas, ciumentas, estressadas, amorosas, preocupadas, dedicadas, descoladas, puritanas.
Mães acima de tudo humanas.
Minhas crianças
Paro no tempo olhando fotos e escuto. O som da voz de minhas crianças alcança meu inconsciente desfazendo o passar dos anos. Me tornam de novo jovem e aliviam meus medos próprios de quem está próximo da melhor idade. Tenho filhos que me adotaram e que me amam, simplesmente. Não existe viagem inadiável no tempo que transforma crianças em adultos. Mas, existe a viagem ao que já foi…
E, para a mãe que sou destas crianças de ontem ou de hoje, não há acontecimento mais incrível do que o momento em que posso abraçá-las, nas lembranças de ontem, ou na realidade do hoje, já adultos.
Honrar os Pais: Um Ato de Amor e Gratidão
Honrar os pais é mais do que uma obrigação; é um gesto de amor, respeito e reconhecimento. É lembrar que, mesmo imperfeitos, eles foram responsáveis por nossas primeiras lições de vida e por nos mostrar o mundo pela primeira vez.
Honrar os pais não significa concordar com tudo ou negar suas falhas. É sobre enxergar além das diferenças e reconhecer os sacrifícios feitos, mesmo aqueles que não conseguimos compreender plenamente.
Uma palavra gentil, um abraço sincero, ou simplesmente ouvir o que têm a dizer já são formas poderosas de demonstrar honra. Muitas vezes, o que os pais mais desejam é se sentirem valorizados, sabendo que seu esforço não foi em vão.
Lembre-se: o tempo passa, e as oportunidades para demonstrar amor podem ser mais curtas do que imaginamos. Não espere uma ocasião especial para expressar gratidão. Faça isso hoje, seja com palavras, gestos ou até uma oração silenciosa por eles.
Honrar os pais é, no fundo, honrar a si mesmo e a história que o trouxe até aqui. É plantar sementes de respeito que florescerão em todas as suas relações.
Nasci daquele ventre que hoje me aprisiona,
Sou teu sangue e não propriedade,
Isso não é amor, é controle,
Sou ser humano,
Não marionete,
Eu te falo sobre os segredos do Universo,
Te falo, sobre tudo que aprendi e desaprendi,
Através de dor, culpa, medo, erros,
Esses que mesmo cega enxergo de alma,
Mas, tu não vê os seus,
Se acomoda ao dizer que assim viveu,
50 anos,
Mas, ainda não aprendeu que a vida é sobre evolução,
Sem calma luto contra meus instintos,
Terapia, pra curar o karma,
O sofrimento faz parte,
A fé que você me impõe,
Entope meu estômago e garganta,
O Jesus que conheço não é mercadoria barata para que tu me empurre.
Grata sou,
Mas, só o exterior não me basta,
Hoje sou filha, em outras vidas, talvez fui sua mãe,
O respeito deve imperar,
O tempo é segredo,
Assim como a vida,
Por isso não mato nem os insetos,
Mas, você não está preparada para essa conversa né...
Mãe.
Um engasgo,
Assim como o pai,
Que não me procura,
Não me vê e não quer atrapalhar,
Visto que a ausência já é atrapalho.
Por isso, hoje esse desabafo,
De pai e mãe, porque segundo eles,
Ninguém mais me ama,
Tornaram o próprio amor genitor,
De acidente...
Mas, não deixam de ser genitores...
Em ódio entre si,
E me reverberam dizendo que ninguém me ama como vocês...
Mas, vocês mesmo não se amam.
Bondoso Deus
Rogo-te que esteja adiante
de cada passo de meu filho.
Que ele seja prudente sempre
que possível e ousado
quando necessário.
Ao dormir,
que seus sonhos sejam suaves.
Ao acordar
não lhe falte o sorriso de gratidão.
Que ele acolha
bondade e fé como regras práticas
E finalmente,
que jamais desista
de nenhum de seus sonhos.
Amém.
(uma mãe que escreve preces)
Se seu filho dá trabalho,
É criança bem arteira,
Dê-lhe muita atenção,
Junte-se à brincadeira.
Tudo ele memoriza,
E se você o prioriza,
Ele o ama a vida inteira.
LUZ DAS ESTRELAS
Certa feita estive numa aldeia.
Lá me deparei com uma menina,
Sua fome me olhava atentamente.
Tinha o nome de luz das estrelas.
Seu pai não se sabia e sua mãe não vinha.
Perguntei-lhe se sonhava. Disse-me que não.
Mas que quando deixasse de ser miúda,
iria ser médica para cuidar das pessoas e dos que vão nascer.
Você sabe o que é poesia?
Não, não a conheço, interpelou-me rapidamente.
Poesia é feita pra gente?
Passei a visitá-la.
Numa manhã que chovia, nova indagação.
Do que você gosta? Prontamente me disse:
Gosto de comida, de escola e de brincar de casinha quando faz frio.
E vou lhe confessar algo.
- Também brinco de agarrar nuvens com as mãos
Carlos Daniel Dojja
Para Luz das Estrelas, em Angola.
Da casa
Morei numa casa,
Feita de cal, madeira e planta.
Tinha facho de velas,
E raios numa porta debruçados.
Minha mãe nos ensinava,
A fazer um pão chamado sonho.
Por vezes tínhamos que fermentar com mais vigor.
Mas por fervor ou insistência, crescia.
Nessa casa se contavam estórias.
Como a luz que ficou presa na sombra,
Até que o vento a libertasse.
Ou da lagoa que desaguava no mar,
Porque ele por ela estava encantado.
Tinha uma que ninguém entendia.
Revelar-se-ia mais tarde na travessia.
Era de uma voz que somente se ouvia,
No agudo silenciar, tomado na profundeza.
A casa inda lá continua.
Minha mãe ajuntou-se noutro tempo.
Só agora, enxertado de silenciamentos, aquela voz ecoa.
Abre-se na boca do menino que se avizinhou da saudade.
Carlos Daniel Dojja
In Poemas para Crianças Crescidas
Para Pensar
O Apocalipse da Meia Fina.
Por Kate Salomão
Certa vez enquanto eu me arrumava para ir trabalhar, minha avó me observava.
E eu perdida em minha loucura, estava fazendo mil coisas ao mesmo tempo e não encontrava minha meia de fina de jeito nenhum. Eu já havia vasculhado tudo e nada de encontrar.
Minha mãe, tentou falar comigo e eu nervosa dizia:
- Não posso parar para te ouvir ou vou perder a hora.
E minha avó sem dizer uma palavra se quer, só me observava, claramente o
"Apocalipse da meia fina " tinha chegado aquele lar.
E quando eu já tinha chegado ao ápice do meu nervosismo; minha avó colocou uma xícara ☕ de café sobre a mesa e me pediu calma e me disse que tudo daria certo, que às vezes nos preocupamos desnecessariamente e vemos problemas onde não existem.
Eu a olhei e pensei: _- dessa vez a vovó errou!! - A dita cuja da meia fina pode me levar a perder o emprego.
E ai me acalmei forçadamente e justifiquei isso a ela.
A vó Maria me olhou, levantou a sobrancelha, abriu a geladeira e tirou a embalagem com a meia fina de dentro do congelador❄, ( dica, dificulta que a meia fina desfie), e a colocou do lado da xícara de café ☕.
Meu rosto se iluminou.
E ela começou... filha, seu senso de responsabilidade me orgulha e sei que certamente você seria despedida de seu emprego, se hoje não fosse sua folga.
Me pegaram engasgada
Tô vomitando aqui o que minhas mana tão passando
E o troféu de free vai pra toda mãe
Que vive a vida improvisando
"A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova...". "O que nasce do Espírito é Espírito", por outras palavras, o ser humano que é formado da substância de Deus, vive, move-se e tem sua existência na substância de Deus. É a própria Substância de Deus, ou seja o ser humano desperta esse poder dentro dele próprio, mas quem tem a maior honra de gerar todos esses seres humanos?! A mulher! Mulher Deusa;
Poder, força,
Paz, prosperidade!
Mulher Deusa,
Amor, alegria,
Mulher o dia
Mulher a noite,
Mulher as quatro estações,
Mulher os quatro elementos.
Mulher o sagrado feminino,
Mulher a Deusa manifestada no próprio Divino. Por muitos anos lutaram para conquistar seu espaço no meio daqueles que foram gerados por elas mesmas. Hoje estão em todos os lugares, desenvolvendo as mais variadas funções, sem perder a grandeza e a beleza de ser Mulher, Avó, Mãe, Filha, Esposa, Namorada. Mulher todos os dias você tem feito pelos filhos, marido, netos e muitas vezes sequer recebe um muito obrigado, que dirá um abraço. Mulher sua vida é um tesouro e uma bênção sem igual, contemple-a nessa perspectiva, porque ao agir assim você poderá descobrir verdadeiramente o valor que tem.
Mulher
Com voz doce ou fria
É capaz de despertar alegrias
Ou suportar agonias
Há quem desaprove quando se faz ouvir
Mas isso não importa
Pois a voz que se ergue é dela
Entoando que é sua própria guia
Maria
Tu és uma força da natureza
E tua eterna presença
Me ensina a viver
Neste mundo de sentenças
Sem tua luz, Maria, eu nada seria
Sem você, mãezinha, eu sequer existiria
Mãe de todas as mães
Como posso expressar meu amor e gratidão?
Nem todas as palavras do mundo seriam capazes
De te fazer compreender meu coração
Minha mãe, Maria.
Ah Dia das Mães, Dia internacional dessas Guerreiras, Lutadoras que só querem o bem de sua Dádiva que se chama filho meu !!!!.
Mas quero saber você já beijou sua e pediu a melhor coisa de sua Mãe a benção?
Olhe só nem todo 2° Domingo de Maio é dia das Mães, e sim são todos os 365 dias do ano.
Então porquê você não venera a única pessoa que lhe carregou nove meses, sofreu, chorou quando você veio a vida ? Então valorize sua Mãe.
Todos dias são delas Mães !!!
Muitos choram por quê não tem o seu abraço.
Pássaros voando, soam como vidas,
Que vem e que se vão ao bater das
Asas, essas tão rápidas quanto um
Pensamento, no leve sopro dos ventos,
Traz em um momento fugaz aquela
Que meu deu a vida um tempo atrás.
Dia do amor...
Dia do amor visceral
Dia da atenção desmedida, do cuidado incomensurável
Dia do sorriso regado às lágrimas
Dia da dor imperceptível
Dia das noites de espera
Dia do aconchego
Dia do melhor tempero do mundo
Dia da renúncia
Dia da presença indispensável
Dia da paz, da justiça e da sabedoria
Dia da saudade infinda
Dia da divina humanindade MÃE.
Certo dia me peguei desesperada, a água do chuveiro caía sobre o rosto, mas desta vez não abafava as lágrimas de dor.
Bati forte no peito, queria abri-lo e arrancar aquela dor dali.
O coração estava quebrado, a dor era sufocante.
Talvez se eu batesse mais forte arrancaria do peito está dor.
Até que no auge do desespero um pensamento racional insistiu em minha mente.
Você perdeu um filho moça, não tem como concertar isso!
Esperar que isso se ajeite é uma ilusão teimosa e persistente.
Eu sinto muito, ninguém deveria dizer adeus assim.
Mas aceite isto e talvez você possa começar a viver de novo.
E esses pedacinhos aí em seu peito podem se tornar algo inspirador no origami desta vida.
Se não dá pra concertar, faça algo belo com o que restou, talvez você ainda seja especial na vida de alguém.
Mas se você desistir, nunca vai saber. Não é mesmo?
Ter-se alistado não te faz um soldado.
Ter um instrumento não te faz um musicista.
Ter um filho não te faz um(a) pai/mãe.
Ter dinheiro não te faz próspero.
Mas ter a boca grande te faz um imbecil.
- Relacionados
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Poesia sobre Mãe de Poetas Famosos
- Poemas para o Dia das Mães que vão aquecer o coração dela
- Poemas de amor de mãe
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Textos para mãe: declarações emocionantes que tocam o coração
- Frases para mãe com reflexões emocionantes