Poemas sobre Escola e Família
As desigualdades raciais só existem porque falta educação nas famílias e nas escolas, que façam uma abordagem significativa do tema.
O papel da escola é transformar a cegueira num dilúvio de luz. Ou é, da família? A cegueira é branca, José Saramago já profetizou, descrevendo o futuro do mundo. Então, repreenderam-me porque eu concebia a palavra aluno como "sem luz", mas fui pesquisar, aí ficou bem contextualizado, vendo as escolas dando almoço para os alunos e se importando menos com a limentação intelectual. Segundo o dicionário Houaiss “aluno” vem do latim Alumnus, que significa “criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo”, deriva do verbo "alére" “fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer” etc. Ou seja, aluno significa “aquele que necessita de leite”. Qual é a receita para não ser aluno; mas, estudante? CiFA
A perversidade está dominando a sociedade. Está havendo maldade nas políticas, famílias, escolas, transportes, entretenimentos, trabalhos e nas religiões.
A família é a única instituição que Deus criou. É também a escola do amor, na qual a humanidade aprende a viver em paz, amando uns aos outros, e um lugar de treinamento para estabelecer o palácio da paz no mundo.
A família é uma escola na qual se aprende e se ensina o amor pela humanidade.
Quando todas as crianças tiverem teto, família, comida, escola, pediatra, brinquedos e lazer. Quando nenhuma criança correr o risco de morrer de bala perdida nem de ser violentada física, psíquica e emocionalmente, o dia 12 de outubro fará jus à sua finalidade. Até lá, que seja um dia para lembrarmos que elas existem o ano todo. Que as ações de proteção a elas precisam ser amplas e efetivas e que o cumprimento dos seus direitos devem ser respeitados, também de forma efetiva. No papel tudo é perfeito.
Nada contra o poder comercial da data. Porém, é a qualidade do desenvolvimento e da formação delas que terá o poder de transformar este dia numa homenagem pela vida justa e feliz dos nossos pequenos, e de alcance às suas futuras gerações.
As famílias contemporâneas fazem das escolas verdadeiros depósitos ou mesmo válvulas de escape/fuga, onde delegam a educação dos seus filhos a outros.
No mais estou ótima. Tenho amigos maravilhosos, estudo em uma boa escola, minha família apesar de meio louca, é a melhor do mundo. E aos poucos as coisas vão se ajeitando. Um acerto aqui, outro ali. Ando tão bem que tenho até medo de perder as pessoas que estão ao meu redor. Tenho estado tão bem que tenho me silenciado. Tenho gasto menos meu sorriso. Agora sorrio por coisas poucas. Coisas que realmente valem a pena. Agora eu não amo mais todo mundo ou o mundo todo. Amo poucos. De certa forma, estou bem! Bem vazia, mas bem ... se é que você me entende.
Nem a educação familiar, nem a educação escolar, juntas, conseguem influir no brasileiro mais do que as novelas no Brasil ! Isso é um pesadelo; um pesadelo bem real !
A falta de ensino da educação na justiça nas escolas e nos lares, gera famílias problemáticas, cheias de preconceitos, contrárias à cultura cristã.
Existem problemáticos na família, na igreja, na escola e no trabalho; mas, poucos os que sabem resolver os seus problemas.
Na escola nos ensinam em o que pensar; na família nos ensinam como cuidar uns dos outros e amar os pais; na igreja nos ensinam como adorar, respeitar e fazer o que Deus ordena e no mundo nos ensinam como desconfiar dos outros, ficar esperto, correr atrás do prejuízo e ter sucesso.
Nossas crianças de hoje abandonadas longe das escolas, da comunidade e do convívio familiar saudável são os melhores e mais promissores alunos da criminalidade e em pouco tempo os mais jovens chefes impiedosos que iram abalar toda estrutura criminosa urbana.
A igualdade de gênero destrói as famílias; a pedagogia mercenária destrói as escolas e o abuso da fé destrói a religiosidade. E eu aqui destruindo a mim mesmo, recusando a mordaça.
A família é a célula máter da sociedade. Sem o devido respeito e honra a ela, a sociedade se degenera e um âmbito de desiquilíbrio e desrespeito social se estabelece, os valores e princípios desvanecem , e Deus acaba sendo ignorado - cuidemos da nossa família.
Me perguntaram um dia: O que é que a família pode fazer para ajudar na educação dos nossos filhos? Há uma inversão neste caso, não é a família que ajuda a escola, é a escola que ajuda na educação dos seus filhos. Isto é ESCOLARIZAÇÃO.
A presença na vida escolar é uma expressão de amor. É hoje e agora que o futuro do seu filho se constrói.
