Poemas sobre Doença
Senhor, dai-me forças para suportar essa doença tão cruel, que destrói muitas famílias e sonhos. Ao lado do Senhor, sei que sou capaz de superar qualquer obstáculo.
O conhecimento é o único remédio capaz de curar a maior de todas as doenças do mundo: a ignorância.
A pandemia vai muito além da pandemia. Muito mais que uma doença que se alastrou por todos os continentes, ela trouxe à tona, para a superfície, muitas das nossas “doenças” que há tempos vêm contaminando a humanidade. Veio expurgar o que existe de luz e de sombra em cada um de nós. Ela é a nossa “febre” demonstrando que o organismo social está com comorbidades e que embora o oxigênio exista, indistintamente, para todos, milhões de seres estão com dificuldades de respirar, sufocados pela miséria e por injustiças sociais de toda a espécie. Chegou para testar, colocar à prova, todos os nossos valores: a solidariedade, a paciência, a empatia, a esperança, a fé, a honestidade, o respeito, a tolerância, o otimismo, a persistência, a compreensão, a responsabilidade, a sensibilidade, o senso de humor, a resiliência e tantos outros. Por isso, está tão difícil para todos nós, porque nossos princípios são baseados na vaidade, madrinha de tantos equívocos. Assim, é como se uma pessoa fosse habituada a cantar sozinha durante dezenas de anos, a música que ela mesmo escolhia, e, de repente, ter que, compulsoriamente, cantar em um coral, onde a sua voz é apenas mais um naipe junto a tantos outros, além de ser obrigada a entoar canções que não fazem parte do seu repertório. Por isso, está tão destoante o período que vivemos e estamos desafinando tanto. Mas, espera um pouco, a vacina está chegando e ela nos livrará da Covid. Sim, estamos todos torcendo para que isso aconteça o mais rápido possível. Contudo, pode ser que as nossas outras “doenças” continuem a se alastrar e a contaminar todo o nosso corpo social. Dessa maneira, estaremos imunes à Covid, mas, verdadeiramente, permaneceremos doentes. (wiliam de oliveira)
Para cada doença, há uma cura. Para cada vírus, há uma vacina. O destino da humanidade está em suas mãos.
Tal como num casamento, seja na saúde ou na doença, seja na alegria ou na tristeza, respeite seus limites e seja fiel ao exercício físico.
Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde.
Vai precisar arrumar um tempo para cuidar da doença.
Prometemos cuidar um do outro. Na doença e na saúde. E fizemos isso. Acho que é um casamento de verdade. Nunca tive nada mais verdadeiro.
" Depressão, Depressão!! é uma palavra,um sentimento,uma sensação,uma doença?- ou é um grito de socorro que nosso corpo,nossa mente nos dá para saber que está desmoronando o nosso interior e que tudo talvez acabe se não criarmos força
Mas como fazer isso?, não é fácil porque estamos segurando uma corda de sentimentos que está arrebentando fio a fio,e cada fio e uma dor horrível na alma que faz com que as lágrimas desçam e lave o rosto triste que morde os lábios com força para não gritar para o mundo que está sofrendo e talvez seja isso a depressão"
Temos mil diferentes diagnósticos e doenças por aí. Todas elas não passam de elos. Tudo é resultado de uma coisa: estresse. Se você colocar pressão demais na corrente, se puser pressão demais no sistema, um dos elos se rompe.
Os jovens falam da morte como de um evento exterior; uma vez atingidos em cheio pela doença, eles perderão todas as ilusões de sua juventude.
Toda doença é uma renovação do estado de bebê e encontra suas origens na saudade da mãe.
A pior mais devastadora doença da humanidade é o alcoolismo. A bebida, como droga lícita, é incentivada pelo marketing, glamourizada pelos meios de comunicação, pela música, e sinal status social, em algumas culturas. Digo isso, porque meu pai era alcoólatra.
A psiquiatria ampliou seu foco para incluir o mal-estar cotidiano, além das doenças mentais, com o crescente uso dos 'elixires da alegria', o que impacta nossa percepção sobre tristeza e depressão.
"Na verdade não sei o que é pior, a doença da religiosidade ou sua fase crônica a chamada religião da anti-religiosidade. Caixas novas com os mesmos problemas velhos, um evangelho de exclusão sistemática com aparência radical porém tão reacionário quanto o sistema chamado antiquado, onde por incrível que pareça a base continua sendo a sedução de pessoas, a manipulação de "almas" e o controle das mentes."
As causas das nossas dificuldades e das nossas doenças são o que nos somos, eu precisaria dizer isso a cada pessoa que encontro falando o que acontece quando você olha pra alguem e seus olhos refletem a sua insatisfação com a vida, e aquela pessoa é apenas uma justificativa para você exercer o que você tem dentro de si. Nos precisamos melhorar e deixarmos de dizer que aquilo que nos incomoda é o outro.