Poemas sobre Cidadania

Cerca de 327 poemas sobre Cidadania

⁠Cuidar de um pai ou de uma mãe na velhice (na VelhIcE) é uma questão de cidadania, é obrigação, não uma opção.

Inserida por reconceituando

⁠O poder dos burocratas é muito grande sendo sem duvidas a antítese da nossa cidadania. Se formos mais severos com a classe política e a burocracia que ela representa, diminuímos sua força e influência e podemos sair de um Estado clientelista para um Estado pragmático.

Inserida por Ceifas

⁠Um povo sem estudo pode eleger políticos corruptos por falta de ética, de cidadania e de responsabilidade, que levam a escolhas baseadas em interesses pessoais e imediatos, sem considerar as consequências para o bem comum.

Inserida por AlessandroHTeixeira

⁠ O patriotismo é um dos estágios mais baixos da cidadania, assim como a religiosidade é um dos estágios mais baixos da inteligência.

Inserida por DamVob

⁠Direitos políticos ou de efetiva cidadania é a possibilidade concreta que todo cidadão possui, obedecidos os pressupostos de admissibilidade, de participar ativa ou passivamente, das decisões de governo por meio do exercício do voto ou efetivo exercício de cargos públicos ou ainda a participação noutros instrumentos constitucionais ou legais como plebiscito, referendo ou iniciativa popular, que possam influenciar efetiva e decisivamente nas atividades de governo e consequentemente na vida da sociedade.

Inserida por JBP2023

⁠A cidadania é o exercício da democracia; a participação é o instrumento da cidadania.

Inserida por joao-simas

⁠Ler, caminho para a sabedoria. Ação que nos faz refletir e entender, e até nos garante cidadania.

Inserida por francms

⁠O povo quer trabalho e dinheiro pra poder exercer sua cidadania. Pagar os boletos, fazer a feira, criar os filhos e ir à praia de vez em quando. Pautas que garantem direitos especiais e criam ressentimentos travestidos de reparos históricos só interessam aos que podem lucrar com isso.

Inserida por Jeno

⁠Consiga hoje a sua cidadania celestial, fazendo o seu passaporte espiritual com os recursos gratuitos por meio da sua fé, seguindo e obedecendo as leis de nosso Senhor Jesus Cristo, narradas com amor e sangue nas Escrituras, com o único propósito de você morar eternamente na Cidade da Nova Jerusalém, os Céus.

Inserida por HelgirGirodo

⁠Todo evento das agendas coletivas, humanitárias e universais devem escolherem ambientes inclusivos para o livre acesso no direito de todos.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Seu Nivaldo é um cidadão que mora aqui perto... É um cara que vai pelo certo, compra e exige a nota fiscal, por exemplo, seja do que for, mesmo que achem ele chato, mas, vamos pelo certo, o certo é certo, essas coisas. Na rua de seu Nivaldo tem duas fileiras de arvores, que ele disse que foi ele mesmo plantou as mudinhas, e hoje estão enormes dando sombra. Também tem uns bancos de cimento que ele mesmo fez. E uma ponte de material alternativo atravessando o rio, que no passado já foi maior, dizem que vinham carros com famílias para tomar banho e passavam as tardes, a agua era limpinha, mas aos poucos foram aterrando para fazerem casas, hoje é só um córrego, um canal barrento, embaixo da ponte de seu Nivaldo. Agora seu Nivaldo conseguiu com a prefeitura que sua rua no final de semana fosse interditada e virasse uma rua de lazer pros moradores se divertirem, os adolescentes praticarem skates. Seu Nivaldo não ganha nada com isso, nunca foi nada, nem sindico, nem líder comunitário, nem pretende ser nem vereador, presidente do Brasil, apenas seu Nivaldo, o homem que gosta de ir pelo certo, aquele faz e consegue as coisas, que faz essas coisas porque acha que devem ser feitas, porque acha que é o certo.

Inserida por Fg7r85

A cultura amplia todo tipo de conhecimento, incentiva o desenvolvimento social, expande horizontes, impulsiona discernimentos políticos, agrega cidadania e agita a paz interior antes sedimentada. A cultura abre os olhos para a verdade, encara os fatos e enfrenta a decepção diante da cruel realidade, porém torna o indivíduo idôneo e fortalecido.

Amar e ser feliz é algo tão simples... Mas as pessoas complicam por causa de suas vaidades e ganâncias.

A arte, a educação e a cultura abrange tudo e quem não pensa assim, não passa de um fazedor e mascate de imagens.

A inovação e o ajustamento das artes na verdadeira cultura brasileira devem sempre estar ligadas as politicas publicas de educação, de cultura e o fomento a maiores oportunidades profissionais, embasando se na coerente e ativa cidadania cultural, responsabilidade social e fortalecimento da identidade nacional.

Se tivesse lido um pouco mais, se tivesse estudado, se não tivesse cortado a fila da merenda, se tivesse devolvido o troco que recebeu errado do motorista, se não tivesse jogado papel de bala no chão, achando que estava contribuindo com o “emprego” do varredor de rua, se não tivesse vendido o seu voto, talvez o gigante não estivesse tão enfurecido com o governo que tem, talvez não estivesse pagando caro para se manter no poder, talvez não estivesse com tantos problemas de saúde, educação, lazer, transporte público, meio ambiente, etc.

A escola é um laboratório do mundo: nela, a criança pode aprender a reproduzir a sociedade ou a transformá-la.

Internalizar direitos humanos exige tolerância e respeito com as diferenças, nos instiga a lidar com os limites e possibilidades dos sujeitos em suas individualidades!

O conjunto de direitos civis, políticos e sociais que nos são reservados constitui a base para o exercício da cidadania. No entanto, é preciso ter consciência de que a estrada para a cidadania é uma via de mão dupla, em que o cumprimento de deveres possibilita o exercício de direitos, tanto por parte do cidadão como por parte do Estado. Por isso, não podemos exercer a cidadania se trafegamos apenas em um sentido, seja o da busca por direitos ou tão somente o do cumprimento de deveres.

Não basta 'ir às ruas', é preciso aprender a votar, a debater, a deliberar em prol do futuro do país... democracia precisa de bem mais do que 'torcida' pró e contra, precisa de cidadania inteligente para que os políticos também se tornem inteligentes.