Poemas sobre Cidadania

Cerca de 327 poemas sobre Cidadania

Quando governantes de um país não dão exemplo de cidadania, geram uma população medíocre.

Direito de ir e vir não é Cidadania. Cidadania é você lutar por um país melhor não só para você, mas também para toda a nação

A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Código do Consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então estes direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.

a pessoa ter dupla cidadania é aceitável,porém, dupla personalidade é repugnante.marquinho poeta petrópolis R-J

Cidadania, não existe!Que todos os políticos falam tanto que querem que aconteça, mais o que adianta eu já falei os burgueses estão no poder na sociedade, o dinheiro fala mais que os valores éticos. Mais o que adianta metade da população querer mudar o nosso pais, e o resto não querem fazer nada e fica nas custas dos outros? Na verdade ninguém quer lutar por nada, todo mundo quer as coisas muito fáceis, não tem o prazer da conquista e luta!

⁠Nunca tive a oportunidade de mostrar quem realmente sou, em questão de personalidade e cidadania. A escola me forçou a ser assim.

⁠Nos tratar com respeito é uma demonstração sublime de humanidade e de cidadania.

É recomendável ao poeta a tríplice cidadania:
Jus soli, jus mares e jus selenitas.

Inserida por Moapoesias

A real face da cidadania aparece quando; um movimento negro adentra um espaço ocupado por brancos...

Inserida por maury2015

Serviço Militar Obrigatório - imprescindível para a formação da cidadania e segurança do Brasil.

Inserida por adelmar

"A cidadania de um indivíduo alerta seus sentidos para a participação efetiva na sociedade. A educação amplia horizontes do conhecimento e da competência, mas é a consciência social de um povo que liberta da subserviência e consolida a dignidade. A cidadania é seu espelho interior e no coletivo representa a liberdade e o desenvolvimento de uma nação." Luiza Gosuen

Inserida por LuizaGosuen

Cabe a cada artista brasileiro não só fazer arte em seu universo pessoal mas exercer sua cidadania cultural a partir de movimentos e politicas publicas e privadas de cultura. Pois em um momento que a nação segundo o IBGE, tem vinte e dois por cento da população com algum poder econômico constituída de aposentados com mais de sessenta anos e na sua maioria com baixo nível de escolaridade e de cultura, que são a base da remota economia familiar de grande parte da população nas grandes cidades. Por conta disto, agrava se um marasmo cruel por parte do estado cultural, gestado geralmente por não profissionais gabaritadas do setor e sim afilhados paraquedistas por indicações políticas que não conhecem, não sabem, não provem e não oferecem plataformas de oportunidades profissionais nem na educação, na arte e na cultura. Diante deste quadro caótico, o mercado de arte nacional vive um hiato, pois está bem mais para a compra de arte acadêmica e para as antiguidades do que para qualquer tipo de arte contemporânea. Este é infelizmente hoje um Brasil Cultural que eu não quero para mim.

Inserida por RicardoBarradas

A plena cidadania se dá através do ESCLARECIMENTO; com ele, evitamos que os institutos saqueiem nossos direitos.

Inserida por wmarles

A arte e a cultura como última instância contra a violência social e ferramentas de cidadania.

Inserida por RicardoBarradas

O exercício da cidadania dar-se quando reconhecemos nossa ação política na construção de uma sociedade autêntica e democrática.

Inserida por ArnobioVerde

Cidadania mediada expressa um contexto político que não se pauta por regras efetivamente universalistas (no qual) o acesso à cidadania é constantemente negociado

Inserida por Adilondesouza

A linguagem imperialista dos meios para se exercer esta cidadania virtual pode esfumaçar a própria questão da democracia, como já
vimos em capitulo anterior sobre o sindicato virtual, que por exemplo, não mobilizaria massa nenhuma.

Inserida por cristiane_neder

Consciência política é: a capacidade do exercício da cidadania usando o que lhe confere a Constituição Federal, na plenitude dos seus direitos e deveres, moldados no comportamento ético e moral, com compromisso social e democrático.

Inserida por paduadesousa

Quem não vota não muda nada! Exerça sua cidadania pelo voto para escolher o futuro da sua nação.

Inserida por Rafael_Cappai

Só existe cidadania se houver a prática da reivindicação, da apropriação de espaços, da luta para fazer valer os direitos do cidadão. Neste sentido, a prática da cidadania pode ser a estratégia, por excelência, para a construção de uma sociedade melhor. Mas o primeiro pressuposto dessa prática é que esteja assegurado o direito de reivindicar os direitos, e que o conhecimento deste se estenda cada vez mais a toda a população. As pessoas tendem a pensar a cidadania apenas em termos dos direitos a receber, negligenciando o fato de que elas próprias podem ser o agente da existência desses direitos.

Inserida por TACIOLIMA