Poemas sobre Caráter
Humildade não é atributo dos pobres financeiramente assim entendidos, mas, sim, daqueles que são ricos de caráter, espírito, dignidade.
Humildade é tratar um pedreiro, um mecânico, um atendente de lanchonete, com o mesmo entusiasmo e educação que destina a um juiz, um político. Falar olhando nos olhos, não, para as vestes, para o carro que estaciona, para a casa em que reside, para o cargo que ocupa.
Coisas importantes:
Respeitar nossas diferenças;
Respeitar o 'diferente';
Respeitar outras culturas;
Respeitar outras crenças;
Respeitar quem não acredita;
Respeitar quem acredita.
Se você não possui esta capacidade de RESPEITAR, reveja suas atitudes, deixe o julgamento a quem de direito deva fazer.
O respeito faz parte da formação do caráter de qualquer ser humano, o que diferencia pessoas de bom caráter e daquelas que não o possuem, é a quantidade de respeito que você costuma acumular durante a sua estada nesta terra!
Respeite e reflita!
Aquele que não crê em si, nunca acreditará na força e na palavra de ninguém e jamais receberá a confiança de alguém.
Sou direcionado através dos meus pensamentos que, seguem os instintos adquiridos por razão das escolhas que faço e são essas opções que alimentam a minha personalidade, modelam o meu caráter e consequentemente exercitam a minha fé.
Os meus olhos refletem toda a força de minha alma.
Muitos tem coragem pra bater a mão no peito e dizer:
Eu sou honesto(a), eu tenho carácter. Mas quando coloca a cabeça no travesseiro perde o sono, simplesmente porque não tem humildade de dobrar os joelhos
e pedir a Deus perdão pelo mal que fizeram aos outros.
Grande parte das pessoas se relaciona por conveniência, e não por compatibilidade. Muitas delas preferem estar com aqueles que possuem melhores condições financeiras, ou que possam ser mais úteis.
Não é sobre quem você é (seu caráter, sua educação, seu modo de ser), mas sim sobre o que você tem e pode oferecer.
A boa notícia é que essas pessoas geralmente deixam transparecer suas prioridades através de suas próprias atitudes, tornando fácil identificá-las.
Eu já vi pessoas sendo admiradas,
por serem bem aposentadas ainda jovens
sem nenhuma necessidade especial,
possuindo comércio ilegal e já vi,
um sonhador sendo julgado, humilhado
e desprezado por não possuir nenhum bem,
a não ser seu caráter, mas caráter, eu vi,
não tem nenhum valor nos dias de hoje!
Amor?
- Não, creio que não há mais.
Raiva?
- Também já passou.
O sentimento em questão não há definição, já que decepção é pouco, pois, não consigo reconhecer as atitudes em alguém que dormia ao meu lado e jurava conhecer. Chego a ficar enjoada, em me deparar com os atos inacreditáveis daquele que comigo jurou amor eterno, coisa que para mim era verdade, mas pra ele, distração.
Repulsa?
- provavelmente, atos narcisistas, comportamentos abusivos, vícios depravados.
Acho que a decepção, a dor, o sofrimento diante de tantas constatações reveladoras, surpreendentes, no final é um só; ALÍVIO.
Esse ser, que um dia vai chorar lágrimas de sangue de arrependimento por tudo que me fez passar, nunca me mereceu.
Meu Deus não me deixaria padecer mais nenhum dia naquele maldito paraíso, onde fui feliz enquanto tinha escamas nos ollhos, depois que cairam continuei por rebeldia por falta de discernimento e ovediencia.
Foi então que vivi a prisão de um amor que me maltratava emocionalmente, me violentava psicologicamente, um narcisista disfarçado de tudo e qualquer coisa, menos de caráter.
"Se as pessoas descobrissem a essência de não praticar ações, ou lançar palavras degradantes sobre outras pessoas, por saberem que não gostariam que fizessem isso com elas, o relacionamento de todos seriam no mínimo melhores".
(DVS)
"O que me define não é status
Nem aparência e nem religião
O que me define de fato
É como eu vejo e trato
As coisas do coração".
Sou momentos, palavras e sorrisos, sou a saudade que aperta o coração.
Aquele sonho em forma de beijos, a alegria que chega de mansinho e sem avisar.
Sou a verdade em meu coração e não, aquilo que dizem sobre mim sem, ao menos, conhecer a minha história.
Sou aquilo que aceito pra mim e também aquilo que afastei de mim, por não querer sem mártir ou, o vilão dessa história.
Então, que bom que tudo seja tão complicado mas, tão cheio do que mais importa: intensidade, verdade, carinho, atenção, respeito e muito amor.
Não deixe de viver a vida por conta da sua idade, ela é apenas um número que não tem relação com a sua maturidade e tampouco tem o poder de te definir.
Lembre-se você é muito maior que isso.
Tenha amigos que te queiram bem e não o “seu bem”.
Amigos estão aí para dar apoio, conselho, ombro amigo, apresentar oportunidades e ideias inovadoras para o sucesso seu e dele, pois juntos todos somos mais fortes. Mas também com certeza vai dar sermão e críticas construtivas.
Um pessoa que não faz ou nunca fez qualquer umas dessas ações acima com/por você, dificilmente te considera um amigo.
O amigo nem sempre será o bonzinho da história, pois até a verdade mais cruel, por ele, tem que ser dita, não no sentido de te menosprezar, mas sim, de abrir os seus olhos para a realidade!
Há duas coisas insuportáveis pra mim, a mentira e a falsidade.
A mentira te leva ao fundo do poço, causa morte na alma.
Melhor manter distância de pessoas sem caráter.
E pessoas falsas são invejosas e te leva a ruína.
Manter distância de pessoas assim, é a melhor opção.
O "rei" Pelé fez aniversário recentemente e um bando de idólatra proclamou calorosas homenagens (leia-se culto) a pessoa dele...
A própria mídia e diversos famosos sempre tendem a colocá-lo num pedestal, mesmo sabendo do absurdo que o tal "rei" cometeu com a própria filha.
Lendo os comentários das matérias e das redes sociais, entre muitos argumentos sensatos, têm sempre aqueles que tentam se justificar através da máxima:
"As pessoas precisam aprender a separar o pessoal do profissional!".
(Como se isso fosse possível)...
Não... Não precisamos - e NÃO DEVEMOS - forçar tal separação de personalidade!
Aliás, o que não poderia acontecer é ter pessoas achando isso normal e moralmente justo, como desculpa para endeusarem homens, quaisquer que sejam, ainda mais esse tipo de ídolo que se aproveita dessa máxima e da própria fama para cometer suas bizarrices.
Vemos muitos casos de famosos que praticam crimes, boa parte deles do meio futebolístico e da religião, e continuam a ser promovidos (e gozam disso).
Já pensou se essa moda pegasse para os meros mortais e todo mal caráter fosse "absolvido" por essa máxima? Como seria isso na lei?
Um pai comum que não quisesse reconhecer e assumir um filho, não seria preso pois teríamos que separar o fulano "pessoa" do fulano "pai"?
Ou seria possível dividi-lo ao meio para só uma parte dele (a parte falha) ser punida? Afinal, nem todo homem nasceu para a paternidade. Ou só o Pelé pode escolher de qual filho quer ser pai?
Não é à toa que muitas celebridades por aí fazem coisas horríveis, e quando são pegos, basta que aleguem dupla personalidade para transformarem-se nas reais vítimas.
Que perigo, se as pessoas tolas tornarem-se maioria no mundo!
Se é que já não são...
Fama, riqueza, sucesso, cargo, nenhuma dessas coisas "estraga" a pessoa, na verdade apenas trazem à tona o que ela sempre cultivava dentro de si, sob sorrisos falsos, tapinhas nas costas e gentilezas orquestradas.
Pessoas VERDADEIRAS e de CARÁTER não mudam de acordo com a oportunidade/conveniência, elas seguem firmes suas convicções independente se vao perder ou ganha alguma coisa.
A forma mais fácil de realmente conhecer alguém é analisar como ela trata aqueles que não tem nada a lhe oferecer e vice versa.
Ainda que a atitude de uma pessoa
frustre suas expectativas
e altere sua opinião sobre ela,
continue sendo honesto
e mantenha preservada
A essência do seu caráter.
Um homem ou uma mulher podem ser os mais desprezíveis, diante da sociedade local, ou até mesmo global, por algum mal que fizeram, porém, se há o arrependimento genuíno diante de Deus, mediante a Palavra de D'Ele, haverá o perdão divino, goste ou não goste parte das pessoas, concorde ou não. Lembrando que o arrependimento genuíno, gera mudança de comportamento, molda a mente do homem. Enfim, o verdadeiro arrependimento reformula o caráter.
(DVS)
Como é importante ser exemplo para as crianças, em diversos setores da vida, levando em consideração o desenvolvimento da responsabilidade, da empatia, do respeito, da verdade, do olhar atento e cuidadoso.
Isso refletirá e reverberará em sua conduta não somente na infância, mas ao longo da vida adulta...o que afeta diretamente sua forma de Ser no mundo.
Olhem com cuidado para as crianças! Mas antes, olhem com cuidado para si mesmos enquanto responsáveis por elas... A educação que você dá não determina a subjetividade desse outro ser, mas impacta fortemente em sua construção que se faz a partir dessa base.
É certo que pais, mães e cuidadores não nascem sabendo ser, eles tornam-se. E esse torna-se requer reflexão constante do seu modo de agir.
... Seja autêntico
E tenha a coragem de impor limites
Perder é ensinamento
Vencer é mérito próprio
Uma moeda tem dois lados
Porém o caráter é único e raro
Pessoas tem oportunidades
Pessoas jogam
Pessoas usam o próximo
... Ação e reação
Exaltamos os justos
Pois os hipócritas terão o destino merecido!