Poemas sobre arte
A figuração acadêmica nas artes plásticas contemporânea tende a inexistir muito breve mas não pela divergência de abordagem criativa mas sim pela falta de capacidade do desenho, do desconhecimento anatômico humano e total ignorância das proporções e equivalências naturais, físicas e biológicas.
A expressão artística em sua plenitude e a comunicação diária é uma coisa só. Não existem momentos mais propícios para dialogarmos com as pessoas, com a vida e consigo mesmo da mesma forma que não existe momento mágico exato para urgentemente ligarmos os botões vermelho e verde, da sensibilidade e da criatividade.
Todo artista que necessita de inspiração para realizar sua obra é um privilegiado pois não compra o seu pão de cada dia com isto.
Artista e pintor são coisas totalmente diferentes. Não se pode confundir arvore genealógica com porta ginecológica pois são coisas bem diferentes, também.
A imperfeição humana em padrões clássicos de beleza e estética verdadeira é simplesmente perfeita.Nada é tão belo como a tênue e suave harmonia dos opostos que se completam.
A natureza é perfeitamente justa e selvagem. A calma e a quase exatidão só se consegue por aproximação tecnológica mas aos olhos experientes do bom observador que não só olha mas também vê percebe que é muito artificial.
Assim é o tempo e a vida das formas e das cores.Nunca pode se confundir o efeito visual do reflexo na sombra e o efeito visual do reflexo na penumbra, são muito semelhantes mas bem diferentes.
Em todo tipo de expressão artística material e formal que inicie pelo esboço ou pelo desenho o traço simples e a definição objetiva direta da ideia é a mais erudita, complexa e completa criação.
Os artista e o jovens idealistas em tese sempre seriam incorruptíveis mas quando vemos bons artistas corrompidos por cifras milionárias adquiridas por programas de incentivo à cultura e uma juventude antes idealista passar para o lado do vandalismo, da baderna e da violência, parece que na prática tudo mudou. Sendo assim são justificáveis ações ditatoriais de censura e arbitrariedade contra a arte, a educação e a cultura pois afinal seria daí que poderiam vir as verdadeiras críticas e esperanças para as mudanças.As novas ideias e com sorte uma juventude diferente não tão alienada com disposição para despolarização do falso poder que arrasta se por acordos e conchavos politiqueiros empurrando as crises agonizantes e as verdadeiras soluções para o próximo pleito.Afinal o bom legado político também é coisa do passado já que somos um país sem memória, e com quase nenhum registro. histórias e patrimônios imateriais e materiais bem preservados.
É bem diferente Artista de Verdade para o Artista Profissional.O artista de verdade nasce com um dom de criatividade, expressão, personalidade artística e necessidade vital de comunicação podendo ter formação e estudos acadêmicos ou não.Já o Artista Profissional, nasce da ideia errônea do meio de trabalho fácil, geralmente tem cursos e só visam lucros, especializações, estudos avançados e no mínimo pós-graduação em belas artes.Vive buscando premiações, editais governamentais, leis fiscais e jogadas contábeis para desvio dos impostos devidos junto aos grandes grupos empreendedores e empresários culturais.Este tipo de falso " artista " não tem ética, nem moral e não se importa que sua "arte pré fabricada " seja maculada por fazer parte de esquemas de subornos, roubos tributários e corrupção.Este individuo tem o errado valor que é muito esperto logo está sempre acima de tudo, até mesmo do certo e do errado, da pátria e de Deus.
O equilíbrio, a simetria e a harmonia entre as formas e as cores são as partes mais difíceis de serem alcançadas na construção do belo.
Os primeiros sinais graves da perda da referência artística, cultural, histórica e educacional e uma gravíssima negligencia da necessária política pública cultural para evitar à desvalorização e a queda monetária do real valor patrimonial do bem histórico é observado quando o valor dos bens artísticos são oferecidos e comercializados no mercado, a preços vis ou melhor com valores bem menores que o seu próprio e o exato valor alcançado e praticados pela comercialização isolada dos materiais empregados na criação à peso em um dos desagradáveis e trunculosos desmanches ou sucateiros.
Da mesma forma que dizem que à melhor vista do Rio de Janeiro só encontramos em Niterói.Eu digo que o melhor das nossas obras de arte, pinturas e esculturas, antiguidades e itens de colecionismos raros brasileiros encontramos sim nas principais coleções privadas no exterior.
Desculpem me os mestres vanguardistas do mundo inteiro mas é muito mais fácil para mim como profissional da arte , caracterizar como o bom e próspero jardim da arte contemporânea de hoje um dos caprichosos, limpos e criativos trabalhos de um dos tantos artesãos que em semelhantes plataformas vários artistas consagrados do passado já beberam em diversas épocas e bebem até hoje.Do que aceitar e reconstruir clássicos conceitos de materialidades por instalações, luzes, motores, sons mecânicos e imagens copiadas e retocadas por photoshop como obras de arte de valor artístico significativo, estético, conceitual e semelhante.
A gemologia no Brasil não merece em monta e nem em criatividade a joalheria que tem. Isto acontece pela quase inexistência do ensino profissionalizante de lapidação e cravação de gemas nacionais brasileiras, um ensino que deveria ser obrigatório pela gigantesca reserva que existe no país detentor de uma das maiores diversidades gemológica de todo o planeta.
Quando vejo em um evento publico uma furtiva mal-intencionada relação artificial de pseudo amizade e cortesia entre um profissional da arte e da cultura com um ou uma política pouco ética devoradora de votos, passo a crer que até na arte, na educação e na cultura já encontramos equivocados propositais de fazem do entretenimento uma plataforma injusta para concorrer ao grave erro social e a confusão cidadã.
Dizem que tudo é força mas só Deus é poder e eu digo sempre que tudo são energias criativas em movimento mas só é Arte o que nos aproxima da Criação.
Todo artista regional das diversas plataformas das artes em busca de novas oportunidades migra para o eixo RJ-SP afim de buscar também uma maior visibilidade. Mas quase a maioria deles sem perceberem em pouco tempo englobam se a metropolização, tornam se marginal e perdem por vez sua tua tão valorosa e preciosa, original identidade.
A bela joia criada por um grande joalheiro nunca é a resultante de uma ideia-criação confeccionada com um amontoado dos materiais, que ainda se tem. Cada bela joia para ser confeccionada diante de uma bela criação, necessita de ligas de metais especificas e diferentes, na dosagem certa assim como a escolha criteriosa de cada gema, na melhor lapidação e o tipo certo de cravação. Na verdade é um conjunto criterioso de elementos, técnicas e saberes que quando são bem direcionados na feitura de uma joia, muitas vezes quando pronta superam se em beleza, harmonia, leveza e originalidade milhares de vezes ao que era a original ideia, na melhor forma imaginada e sonhada.
Na verdade o que a cultura carioca, amazonense e brasileira não sabe é que veio de Lisboa a ideia de todo o calçamento feito com pedras portuguesas, as mesmas que vemos no Brasil, equivocadamente e não originalmente na praia de Copacabana na zona sul do Rio de Janeiro e em Manaus. Mas para quem achou ate hoje que o desenho das ondas, foram feitas pelo contraste das pedras brancas e pretas que seriam exclusividade do calçadão de Copacabana, e que representam as ondas do mar da famosa praia e bairro carioca, ou mesmo na praça em frente ao Teatro Amazonas em Manaus, representando ponto alto turístico manauara que é o encontro das águas de duas cores ocorrido naturalmente entre do Rio Negro com o Rio Solimões, estão todos equivocados. O desenho original se encontra na Praça do Rossio, ao final da Rua Augusta, em Lisboa, Portugal, que é historicamente comprovadamente muito mais antiga que as localidades brasileiras. O que sei é que a calçada de Copacabana, foi realizada um pouco depois de 1922, pois o Hotel Copacabana Palace não ficou pronto a tempo para o aniversario do primeiro centenário da independência do Brasil, 1822 - 1922, como queriam os Guinle e tempos depois um engenheiro discípulo de Francisco Franco Pereira Passos que foi um engenheiro também e político brasileiro, prefeito do então Distrito Federal que era o RJ entre 1902 e 1906, que concebeu a ideia não original de fazer o mesmo desenho lisbonense em Copacabana já que tinha importado as pedras portuguesas. Diante disto fica registrado então para toda cultura brasileira que não conhece o Brasil, a minha humilde homenagem a quem teve a original criatividade da majestosa obra emblemática e por conseguinte ao original criador português, de fato e de direito. Falta me elementos fiáveis para pesquisa mas pelo que acho que sei o desenho original português é alusivo ao fato histórico do Grande Terremoto de Lisboa.