Poemas sobre Alma
O QUE FAZER PARA SEGUIR A CRISTO?
1. RENUNCIE AO MUNDO
Não seja do Mundo!
2. NEGUE-SE A SI MESMO
Negue a tua Mente Álmica, negue a tua Mente Cerebral e negue o teu Corpo!
3. PRESTE ATENÇÃO A VOCÊ MESMO
Focalize continuamente a Atenção em Você como Alma!
4. ESTEJA NO SER INTERIOR
Permaneça no Espírito que criou e que repara o Corpo em que te encontras, Espírito ou Cristo no qual descansas durante sonos profundos quando dormes!
SER INTERIOR
O Ser Interior é a Consciência Variável, o Eu Sou, a Pessoa Original, a Mente Central, a Alma Pura na sua situação Incondicionada.
Não é o Espírito, mas pode ser considerado como Espírito, quando influenciado totalmente pelo Espírito ou por se encontrar na situação Incondicionada.
Quando Condicionado pela Mente Álmica, torna-se uma Personalidade!
E,
Quando Condicionado pela Mente Cerebral, age segundo um determinado Padrão Cultural!
O Ser Interior é a Pessoa Completamente Consciente e Incondicionada!
VOLTE-SE PARA O TEU ORIGINADOR E CRIADOR DO CORPO EM QUE TE ENCONTRAS!
Salve-se enquanto pode!
Volte-se para o teu Originador, que está neste Corpo em que te encontras!
Volte-se para o Criador do Corpo em que te encontras, o Representante do Supremo Criador do Cosmos, que está neste Corpo em que te encontras!
Volte, pois, Ele está esperando que Você volte!
Então!
Abandone a tua Mente Cerebral, os teus Pensamentos, o conjunto de todos os pensamentos Gravados e Fluentes no Cérebro do Corpo em que te encontras!
Corrija a tua Mente Álmica, a tua Personalidade, o conjunto de todas Influências Externas Marcantes Impregnadas e Fluentes em ti como Alma.
Confie naquele que te originou e que criou o Corpo em que te encontras, somente Ele sabe o que é melhor para ti e somente Ele sabe qual é a tua Missão e como pode cumpri-la.
Enquanto não voltares, continuarás a ser ESCRAVO da Mente Cerebral, escravo dos Pensamentos Impostos e existentes para satisfazeres interesses egoístas de outras Pessoas!
É injusto o que fazes! Servir os interesses egoístas de outras Pessoas! Em vez de servir aquele que te originou e que criou o Corpo em que te encontras!
Não perca mais tempo! Dê meia volta! Volte-se logo para o Centro, que é a tua Morada esquecida por ti, abandone a Periferia que é a Mente Cerebral na qual estás perdido e atormentado!
Não dê mais Atenção à tua Mente Cerebral!
Procure o teu Originador e dedique tua ATENÇÃO à Ele!
Por favor, volte-se!
Volte-se para o teu Originador e Criador do Corpo em que te encontras!
Volte-se enquanto pode! E permaneça Nele!
Salve-se enquanto pode!
O CONCEITO DE ALMA E DE ESPÍRITO
A Alma Humana é a parte subtil do Organismo Humano, com aspecto de Matriz Influenciável e essência de Consciência Variável, que emerge do Espírito Humano para construção e gestão do Corpo segundo Informações do Espírito e de fontes diferentes do Espírito.
O Espírito Humano é a parte subtil do Organismo Humano, com aspecto de Matriz Ininfluenciável e essência de Consciência Invariável, que emana do Supremo Espírito Cósmico para originar e orientar a Alma bem como criar, construir e administrar o Corpo.
PREDOMINÂNCIA DO FOCO DA ALMA HUMANA
A Alma Humana pode se encontrar assentada, principalmente, no Físico (Corpo), no Racional (Mente Cerebral), no Emocional (Mente Álmica ou Personalidade) ou no Intuicional (Mente Original ou Espiritual).
O Corpo, a Mente Cerebral, a Mente Álmica ou a Personalidade e a Mente Original constituem a Consciência ou o Conteúdo da Alma, que a Possibilita uma Manifestação contextualizada.
A Alma assentada essencialmente no Físico tem foco no Corpo, é o caso por exemplo dos que mais se dedicam ao adorno do Corpo e a fisicultura.
A Alma assentada essencialmente no Racional tem foco na Mente Cerebral, é o caso dos que mais se dedicam a pensamentos e a reflexão.
A Alma assentada essencialmente no Emocional tem foco na Personalidade, é o caso dos que mais se dedicam a sentimentalidade.
A Alma assentada essencialmente no Intuicional, tem foco no Transcendental, é o caso dos que mais se dedicam a compreensão e a correctividade da vida.
Assim, a Alma Humana pode se estabelecer sobretudo no Corpo, na Mente, na Personalidade ou no Transcendental.
A CONSCIÊNCIA DA ALMA HUMANA TERRESTRE
As Palavras-chave que caracterizam o Conteúdo ou a Consciência ou a Mente da Alma Humana Terrestre são: Ignorância; Desarmonia; Ódio; Conflito; Sofrimento.
Transcender essas características é quase deixar de ser uma Alma Humana Terrestre!
Questões da Alma somente a própria Alma pode resolver com o Favor do seu Espírito através do Autoconhecimento, da Autoconsciência e da Autocorreção!
A educação, os conselhos e as torturas vindas dos outros dificilmente podem resolver as questões da Alma, podendo apenas estimular a Alma cujo tempo de Despertar se aproxima.
O Favor do seu Espírito fará Desperta-la e Perceber as características deploráveis do seu Conteúdo. Por serem características provenientes do seu próprio Livre-Arbítrio, o Livre-Arbítrio deve tornar a Alma determinada a Construir o seu Novo Conteúdo ou a sua Nova Consciência.
Por causa do Livre-Arbítrio, cada Alma Humana Terrestre tem o seu tempo para Amadurecer, Despertar e empreender a corajosa e árduo tarefa de se limpar ou de se purificar ou de Construir a sua Nova Consciência, cujas Palavras-chave que a caracterizam são: Sabedoria; Harmonia; Amor; Paz; Felicidade.
Entender isso é entender a necessidade da 'Compreensão ao Próximo'!
PODERES VITAIS DA ALMA HUMANA
Os poderes vitais da Alma são aqueles que determinam se a Alma está ou não presente no Corpo. São quatro, nomeadamente, o Sentir, a Atenção, a Percepção e o Movimento.
Além dos poderes vitais, a Alma Humana tem outros poderes tais como a Imaginação, o Apego, a Identificação, a Reflexão e a Criatividade.
Estar Ciente destes poderes e exercita-los de forma regular e equitativa, sobretudo na Natureza interna e externa do Organismo, é das nobres formas de estar Ciente!
A MENTE OU A CONSCIÊNCIA NÃO É A ALMA NEM É O ESPÍRITO!
A Mente ou a Consciência não é a Alma nem é o Espírito!
A Alma não é a Mente ou a Consciência nem é o Espírito!
O Espírito não é a Alma nem é a Mente ou a Consciência!
A Mente também é Consciência!
A Mente também é Conteúdo que no Espírito é Invariável enquanto na Alma é Variável.
A Mente também significa Consciência, porém, é mais conhecida em Psicologia como sendo Pensamentos ou Informações gravadas e fluentes no Cérebro, e em Filosofia ou em Espiritualidade como sendo Alma ou Espírito.
A Mente ou a Consciência não é a Alma nem é o Espírito, mas sim, constitui o Conteúdo Invariável no Espírito e Variável na Alma! Pois, a Mentalidade ou a Consciência de uma Pessoa pode Mudar, mas a do Espírito não Muda!
QUAL É A IMPORTÂNCIA DE DORMIR, MORRER E RENASCER?
DORMIR
Permite o Espírito reparar e restabelecer o Corpo.
MORRER
Permite o Espírito renovar e aperfeiçoar tanto a Alma como o Corpo.
RENASCER
Permite a Alma Experienciar a Eternidade da Existência.
PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO, ALMA HUMANA E CORPO HUMANO: A liberdade da Alma Humana
PAI
O Pai é o Supremo Criador da Natureza.
FILHO
O Filho é o Representante do Supremo Criador da Natureza, é o Espírito Humano ou Cristo, é o verdadeiro Orientador da Alma Humana, é o Portador do Verdadeiro Programa da Existência da Alma Humana, por isso, a Alma Humana deve seguir apenas o Espírito Humano e deve ser em nome do Espírito Humano ou Cristo que a Alma Humana deve Pedir Algo.
ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é o Poder ou Consciência, do Supremo Criador da Natureza, que o Espírito Humano ou Cristo possui.
ALMA HUMANA
A Alma Humana é a Serva do Supremo Criador da Natureza por meio das Orientações ou do Poder do Espírito Humano ou Cristo.
CORPO HUMANO
O Corpo Humano é o Instrumento de manifestação do Espírito Humano através da Alma Humana.
A LIBERDADE DA ALMA HUMANA
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma Unidade por serem um Poder Criador hierarquicamente e coerentemente direcionado, mas com a Alma e o Corpo podem ou não constituir uma Unidade; Constituem Unidade quando a Alma se dissolve no Espírito sutilizando e vivificando o Corpo, não constituem Unidade quando a Alma se apega no Corpo densificando e mortificando o Corpo.
A Alma apegada ao Espírito ou unida ao Espírito é Consciente, segue a Vontade do Espírito e sente-se Eterna; Enquanto, a Alma apegada ao Corpo ou separada do Espírito é Inconsciente, segue o Desejo do Corpo e sente-se Perecível.
O Pai concedeu à Alma Humana a liberdade de não pertencer à Unidade e de voltar a pertencer à Unidade caso se mostre Correcta, a liberdade de se separar do Espírito ou de se unir ao Espírito, sendo que a Alma Humana tem o Livre-Arbítrio de Existir como bem quiser e que nenhuma outra Alma Humana tem o direito ou o dever de impedir, porque é a Concessão do Pai!
O PLANETA TERRA É UMA MARAVILHOSA PENITENCIÁRIA!
Maravilhosa Penitenciária de Almas Humanas Errantes, é o Maravilhoso Planeta Terra! É insanidade querer se estabelecer numa Penitenciária! A Contemplação, a Reflexão e a Autocorreção é a opção dos que não preferem permanecer na Maravilhosa Penitenciária!
As Leis da Natureza servem para tudo e para todos os níveis de tudo, desde o nível mais sutil até ao nível mais denso, desde o invisível até ao visível.
Para uma das Leis: O contacto entre a Alma Negativa e a Alma Positiva resulta num curto-circuito que desgasta a Alma Positiva!
Mas, o contacto pode se limitar entre o Corpo da Alma Negativa e o Corpo da Alma Positiva com satisfação mútua!
CONSCIÊNCIA E MENTE
A Consciência é a Mente e a Mente é a Consciência, porque ambas são Conteúdos ou Informações ou Pensamentos que Direcionam a Alma!
Todavia, é possível alguma distinção, caso seja necessária!
A distinção baseia-se no facto de que os Pensamentos do Cérebro quando se impregnam cumulativamente na Alma constituem a Personalidade.
A Personalidade é o conjunto dos Pensamentos padronizados acumulados na Alma ao longo das suas várias existências.
Com esse facto, pode-se dizer que a Consciência é o Conteúdo Específico da Alma ou a Mente da Alma ou a Mente Álmica, enquanto, a Mente é o Conteúdo Específico do Cérebro ou a Consciência do Cérebro ou a Mente Cerebral.
Assim, a Consciência Álmica ou a Mente Álmica é a Personalidade e a Consciência Cerebral ou a Mente Cerebral é o Pensamento, apesar da localização diferente no Organismo, ambas são Conteúdos ou Informações da Alma na medida em que Direcionam a Alma!
O Corpo quer o Movimento, a Alma quer a Consciência, o Espírito quer a Serenidade!
A Consciência propriamente dita é a Personalidade com que se nasce ou o Conteúdo da Alma, por outro lado, a Mente é vulgarmente conhecida como sendo os Pensamentos ou o Conteúdo do Cérebro.
Cabe a Alma proporcionar o Movimento necessário ao Corpo, a Mente necessária ao Cérebro, bem como a Consciência e a Serenidade necessária a si mesma!
A MUTABILIDADE DA ALMA HUMANA
A Alma Humana é uma só!
A Alma é imutável, mas o Conteúdo ou a Consciência ou a Mentalidade da Alma é mutável!
Assim, o que muda é o Conteúdo da Alma e não a própria Alma!
A propriedade da Alma de se apegar e identificar com o seu Conteúdo é o que faz com que ela pareça ser mutável, na medida em que ela toma o aspecto do seu Conteúdo.
A mutabilidade da Alma Humana se deve ao aspecto do seu Conteúdo. Segundo o aspecto do Conteúdo, a mutabilidade pode se basear em vários critérios, tais como, o gênero do Corpo que torna a Alma Masculina ou Feminina, a maturidade da Personalidade que torna a Alma Jovem ou Velha, o local do Organismo em que a Alma sobretudo se assenta que torna a Alma Física ou Emocional ou Racional ou Intuicional.
A Alma é Física quando se assenta no Corpo e se dedica mais a expressatividade Corporal.
A Alma é Emocional quando se assenta na Personalidade ou Conteúdo da Alma e se dedica mais a expressatividade Oral.
A Alma é Racional quando se assenta no Pensamento ou Conteúdo do Cérebro e se dedica mais a expressatividade Escrita.
A Alma é Intuicional quando se assenta no Espírito e se dedica mais a expressatividade Mística.
Existe Alguém além de mim neste Corpo em que me encontro!
Alguém que é Dono deste Corpo que mal cuido!
Alguém a Quem Devo Conhecer e com Quem Devo Harmonizar!
É a Alma que se Educa e não a Mente! Por isso, a Alma deve ser devidamente conhecida pelos Educadores!
Formata-se a Mente, mas Educa-se a Alma!
A Mente que se Formata já é conhecida pelos Psicólogos, mas a Alma que se Educa precisa ser conhecida pelos Filósofos!
A Educação não deve se dissociar da Espiritualidade!
CORPO OU CORRECTUDE?
O Corpo será lixo cuja lixeira é o cemitério, então, porquê dá-lo mais importância do que a correctude?!
Nada deve ser mais importante do que a correctude, pois, ela vai na Alma, enquanto, o Corpo vai na lixeira!
A RELAÇÃO MENTE-ALMA: Uma das propriedades do Cérebro e da Alma!
A Mente são informações gravadas e fluentes no Cérebro que determinam o comportamento da Alma.
Uma das propriedades do Cérebro é de ruminar em forma de pensamentos ou imagens as informações gravadas em si mesmo!
E uma das propriedades da Alma é de se apegar e se identificar com esses pensamentos ou imagens tornando-se os próprios pensamentos ou imagens!
As informações gravadas no Cérebro são ruminadas, ou seja, os pensamentos ou imagens aparecem à superfície no Cérebro, para se libertarem do Cérebro!
Contudo, em vez da Alma simplesmente observa-los e deixá-los se libertarem do Cérebro, ela se apega a esses pensamentos ou imagens e prende-os fazendo com que fiquem cada vez mais ampliados e estagnados no Cérebro o que culmina no cansaço mental que prejudica o estado emocional e físico do Organismo!
Uma Alma Consciente já consegue estabelecer uma distância entre ela e esses pensamentos ou imagens, isto é, já consegue simplesmente observar esses pensamentos ou imagens passando no Cérebro, como nuvens passando no Céu, e descarta-los, permanecendo assim no estado de plena Paz!
Porém, uma Alma Inconsciente não consegue e, deste modo, permanece no pleno estado de Preocupação que conduz à deterioração emocional e física do Organismo!
A Alma torna-se qualquer coisa com a qual se apega e se identifica, seja coisa boa ou ruim! Seja pensamento, imagem, emoção, Corpo ou qualquer objecto e situação externa ao Organismo!
ENTENDA ISSO! E TENHA A PAZ VERDADEIRA!
A RELAÇÃO ESPÍRITO-ALMA-MENTE-CORPO!
O Espírito mantém vivo o Corpo gerido pela Alma!
Do Espírito a Alma emerge no momento do acordar e no Espírito a Alma descansa durante sonos profundos!
A Alma apega-se à Mente ou Consciência, com base na Mente ou Consciência ela age e este agir mostra-se pelo movimento do Corpo, como no caso do falar e do andar que só podem ocorrer no contexto de uma determinada Mente ou Consciência!