Poemas sobre a Idade
Com avançar da idade, a paz passa a ser nossa principal preocupação, 'com algumas exceções'. Nesse contexto, não há espaço para rebater críticas infundadas, questionar ou responder a indagações triviais, tampouco para persuadir qualquer um.
Como a lâmpada que brilha no candelabro sagrado, assim é a beleza do rosto na idade madura.
– O senhor não é um pouco velho pra ter medo?
– A gente envelhece pra muitas coisas, mas nunca pra ter medo.
E o tempo é algo notável. A maioria de nós vive só para o que está diante de nós. Alguns dias, algumas semanas, alguns anos. Um dos momentos mais angustiantes na vida de qualquer pessoa é provavelmente o dia em que se percebe ter chegado a uma idade em que há mais tempo olhando para trás do que para a frente. E, quando o tempo não está mais diante da gente, é preciso encontrar outras coisas pelas quais se possa viver. As memórias, talvez.
Até os desejos mais frenéticos, nos abandonam no decorrer da vida, mudam no passar dos anos e se tornam sem valor com o avanço da idade.
Como vimos em "Sonho de uma flauta" nada é realmente o que parece, "para sempre" passou a representar algo breve e isso me entristece.
Quanto mais velho ficas, mais te apercebes que não são as coisas materiais, nem o orgulho ou o ego. É o teu coração e por quem ele bate.
“... nossa forma representa nossos hábitos fisiológicos e até nossos pensamentos habituais... A forma do rosto, a da boca, das pálpebras, e todos os outros traços da fisionomia são determinados pelo estado habitual dos músculos planos, que se movem entre as camadas gordurosas que se localizam debaixo da pele. O estado desses músculos vem do estado de nossos pensamentos... Sem que o saibamos, nosso rosto, pouco a pouco, vai se modelando de acordo com nosso estado de consciência. E com o progresso da idade, torna-se a imagem cada vez mais exata dos sentimentos, dos apetites, das aspirações de todo o ser...”
(Alexis Carrel in “O homem, este desconhecido”)
Hoje, 30 de março de 2016, aniversário de minha mãe e que, se viva estivesse, estaria completando 105 anos de idade. Faleceu aos 72 anos no dia 7.2.1983, uma segunda feira de carnaval. O fato ocorria após ter passado seis meses do falecimento de meu pai, com quem ela vivera por mais de 50 anos. Sem muito estudo, passou pela vida batalhando arduamente para, junto com seu marido, criar seus nove filhos, dos quais sou o mais novo. Que ela esteja agora descansando em paz na glória de Deus, conforme ela mesma acreditava.
"A vida passa tão rapidamente quanto a nuvem levada ao vento e assim vamos nós, como um lenço de seda ao sopro da brisa da manhã. Idade? Números? será que realmente importa? O que vivenciamos? Quantas alegrias emocionaram nosso coração? Quantas nostalgias apertaram nossa alma? Quantos amores nossos lábios beijaram? Quantos abraços aqueceram nosso peito? Quantas mãos ajudamos a erguer? Quantos amigos ainda nos valem a pena? Esses números sim, importam...idade é só um espaço de tempo, no tempo infinito." Luiza Gosuen
A Ocupação da Europa pelos povos bárbaros se deu a partir do século III. Por terem costumes diversificados, e serem de outras regiões tiveram a rotulação de bárbaros. Hoje a história diz que em muitos aspectos esses povos eram mais avançados do que aqueles considerados civilizados.
A vida de uma pessoa consiste num conjunto de acontecimentos no qual o último poderia mesmo mudar o sentido de todo o conjunto, não porque conte mais do que os precedentes mas porque, uma vez incluídos na vida, os acontecimentos dispõem-se segundo uma ordem que não é cronológica mas que corresponde a uma arquitetura interna. Uma pessoa, por exemplo, lê na idade madura um livro importante para ela, que a faz dizer: ‘Como poderia viver sem o ter lido!’ e ainda: ‘Que pena não o ter lido quando era jovem!’. Pois bem, estas afirmações não fazem muito sentido, sobretudo a segunda, porque a partir do momento em que ela leu aquele livro, a sua vida torna-se a vida de uma pessoa que leu aquele livro, e pouco importa que o tenha lido cedo ou tarde, porque até a vida que precede a leitura assume agora uma forma marcada por aquela leitura.”
Italo Calvino, in Palomar
E ela chegou na sua "melhoridade", verdade!
Madura, plena, cheia de vida e melhor. Ela ama viver! Ela dança! A mulher que dança irradia alegria. A mulher madura que dança traz em sua essência a capacidade de transformar vidas, inspirando outras mulheres. Mulher da "melhoridade", seja feliz: dance!!!
Hoje, ao acordar e me olhar no espelho, me deparei com algo inusitado. Fiquei ali imóvel por alguns segundos e extasiado tentando digerir aquela sensação que perpassou a minha existência. Estive de frente com o meu primeiro fio de cabelo branco. Aquela imagem no espelho ficou cravada em minha memória. Comecei a imaginar o que este simples cabelo branco representou para mim naquele instante, dei voltas ao mundo só de pensar nessa mudança repentina. Esse fio de cabelo branco representou um marco para mim em tenra idade, ele conseguiu dividir a minha idade biológica. É como se tivesse dividido a minha vida em dois tempos: a.C. (antes do cabelo branco) e d.C. (depois do cabelo branco)! O cabelo preto que tanto me acompanhou, que tanto me deu a jovialidade de ser, que tanto me mostrou que o bom da vida era viver a juventude com aquela cabeleira de fios pretos, agora, ele se mostra repentinamente de outra forma: um branco platinado reluzente. Esse fio de cabelo branco também carrega a minha história, e veio para mostrar que não há mais tempo para brincar de viver, que é hora de encarar a vida como ela é, de ter atitude. Ele sussurra em meu couro cabeludo e diz que a maturidade chegou. Essa transformação marca um tempo em que o cabelo branco representa a sabedoria, a maturidade e a velhice de uma pessoa com grandes histórias para contar. Agora carrego as minhas belas madeixas com alguns fios de cabelo branco. Estou gostando deste novo estilo que a vida me proporcionou. Quem diria que eu seria contemplado com essa obra prima da natureza. O seu cabelo branco tem história, alguém já parou para ouvi-la?
"O Conhecimento e a Sabedoria são acumulativos e podem até mesmo serem esquecidos, entretanto a "Compreensão" é dinâmica e sempre fresca na medida em que exercitarmos o "Amor" em seus elementos."
Vida sublime que desejamos. Não haverá replay e não assistiremos sua reprise. Queremos a intensidade a qualquer idade, pois por um instante não a teremos; não a sentiremos; distante ou não, não sabemos. Com ou sem dor não poderemos verbalizar quando partiremos. Mas saibamos que enquanto pudermos, deixaremos nossas marcas, que serão únicas.
Portanto, CUIDEMOS DO NOSSO TRAJETO.
Se tomarmos o envelhecer apenas como uma etapa de vida a vencer, tenderemos a perder o foco nas ferramentas de melhorar nossa saúde e qualidade de vida.
Tão importante quanto se conhecer, é saber em que fase da vida está! Aos 12 anos, evite se vestir como se tivesse 21. Aos 51, não aja como como se tivesse 15 anos.
Começamos a envelhecer nos olhos das pessoas, e então, lentamente, passamos a pensar como elas.
Felicidade da Vida
Na equação da vida o Tempo é uma constante em modo de progressão aritmética. A Amizade, uma variável dependente multiplicada por n por todos os que nos fazem felizes.
- Relacionados
- Poemas sobre a Idade Fernando Pessoa
- A moça dos 30 e poucos: frases sobre a beleza da vida madura
- Adulto
- Depois dos 30: reflexões sobre a maturidade e a vida adulta
- 43 frases sobre idosos que celebram a terceira idade
- 77 frases de aniversário de 15 anos para celebrar a idade tão esperada
- Mensagens de aniversário de 40 anos para celebrar a nova idade