Poemas sobre a Idade
Quando deixamos de ser criança? Quando somos obrigados a envelhecer? Quando damos o controle de nossas vidas a outros? Quando vivemos com muito prazer? Para cada pergunta a resposta vai depender do que você escolheu para sua vida. Fazemos escolhas todos os dias, e quando pessoas chegam as nossas vidas, e ficam, escolhemos não estar só. Obrigada a todos pelas felicitações, fizeram meu dia ser mais iluminado e feliz. Eu escolhi ser verdadeira, mesmo que alguns não compreendam, também escolhi crescer, e seguir aprendendo...que tudo muda, que somos melhores quando temos quem nos incentive, motiva e nos dão carinho espontaneamente. Talvez isso seja a tal felicidade, que todos os dias nos levantamos tentando conquistar.
Ficar experiente vai além dos fios brancos na cabeça e barba, é ter a coragem de enfrentar a vida como ela é.
As pessoas são como árvores, demoram a crescer e quanto mais velhas aumenta o seu valor!
Obs. Não que pessoas novas não o tenham, pois, valor é relativo. Aumenta seu valor de/em sabedoria, diminui seu valor no mercado, e o valor que as pessoas dão a essas pessoas (entanto, no caso está ao contrário). (20/12/2017)
Na Política a democracia parece ser o método mais justo, contudo como o voto de um honesto vale tanto como o voto de um corrupto e como o voto de um idiota vale tanto como o voto de um inteligente, pode ser perigosa, porque a maioria vence sempre.
Todos vamos ficar velhos um dia. Até você. E aposto que sua avó tem um ou dois segredinhos. Todo velho tem…
Eu estou me deparando com uma realidade implacável: a alma é a mesma, mas o corpo começa a mudar. Cabelos, pele e alguns papéis sociais mudaram e mudarão. Dói, mas não adianta lamentar, essa é a realidade de todos que ficarem aqui na terra por mais tempo. Ah é ele o culpado, o impiedoso tempo. Mas, apesar de nos assombrar e de nos fazer lutar contra os efeitos da idade, todos nós queremos vida longa. Ver e sentir as mudanças é o preço. Então em conformidade eu digo: que venham muitos outros anos e que eu não lamente o efeito do tempo, mas me orgulhe sempre do que vivi e do que estiver vivendo.
Evanescência: efêmero momento em que tudo se esvai num mero sopro do tempo. O tempo, esse gigante que tudo devora, também conduz os mais variados sonhos e as mais profundas memórias.
Todo homem nasce desprovido de maldade, com um impulso que o direciona à benevolência. A maldade é um hábito dado pela sociedade, não pela natureza, que assim como a idade, morre do próprio excesso.
Sei lá se estou ficando velha ou sábia. Mas o fato é que metade das coisas que tinham importância para mim, hoje não tem mais. Não sinto vontade nem necessidade de mudar ninguém. Sinto um prazer inenarrável quando estou só. Não atendo celular, não recebo visitas, ignoro qualquer barulho que não seja o som da minha própria respiração...Desfruto de pequenos prazeres como se estivesse abrindo os olhos pela primeira vez. Tudo é tão igual e eu consigo ver diferença. Aceito as ocorrências da vida como testes para a minha paciência. E até nas vezes em que preciso descer das tamancas, mantenho o elã.
A idade nos tira muita coisa, mas nos dá outras infinitamente melhores.
"Que a coragem de sonhar não nos deixe com os anos.
Que os sonhos continuem a acontecer, apesar de nós."
E como isso poderia dar certo com tantos obstáculos na nossa frente? Os amigos, a distância e até mesmo a idade estava contra nós.
É desse jeito que me sinto, eternamente criança. Por cada dia que acordo repleta de sonhos e de esperança, feita uma criança eternizada. Por cada novo amanhecer. Por cada novidade. Por cada novo acontecer. Meu coração sempre rejuvenescendo. Estou na contramão do envelhecimento. Vivendo cada dia tão intensamente. Por essa vida sempre aprendendo! Que idade eu possa agora ter? Pela hora do dia... Acabei de nascer! Sinto-me uma recém-nascida. Por cada novo dia... Chegando a essa vida!
O grande segredo da vida é a compreensão. Compreender é muito difícil. Em geral, interpomos as nossas crenças e opiniões entre nós e os outros, fechando-nos para esse novo que é receber o que nos chegue da vida sem classificar, com a alma aberta. A idade traz compreensão à custa de experiências vividas e sofridas.
Às vezes penso que deveria ser mais velha. Talvez para ver a vida acontecer como desde já suponho. Mas ao mesmo tempo que penso nisso, também penso em quem sou. No meu eu, no meu âmago, na minha parte intangível, e que forma o meu caráter. Não que eu desconsidere a experiência contida nos anos. Sei que ela existe! Mas quando olho para mim, não é para vigiar a aspereza em minha pele, e sim os valores que me dão peso por dentro. Sendo assim a idade não vem ao caso; desde que eu me esforce em ser um problema a menos no mundo.
A história é semelhante a de uma rosa que reina em todo jardim. Perdido o viço é cortada e às folhas secas lançadas. É o seu destino e seu fim. Há muita gente vaidosa que vive assim como a rosa. Orvalhada de beleza, ao sol da fama e o som da beleza, sempre em capa de revistas, sem perder o cartaz. Mas, tal como tempo, é fugaz. E ao perder a mocidade, vai sozinha com a saudade, pro retiro da idade.
- Relacionados
- Poesia sobre o Tempo e a Idade
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- Sessentou: frases sobre os 60 anos de vida
- Poemas de 60 anos para celebrar com emoção
- 43 frases sobre idosos que celebram a terceira idade
- 77 frases de aniversário de 15 anos para celebrar a idade tão esperada
- Mensagens de aniversário de 40 anos para celebrar a nova idade