Poemas sobre a Escrita
De tudo que vi meu pai bem-querer na vida, talvez fosse a escrita e a leitura dos filhos o que perseguiu com mais afinco.
A escrita é a impressão de um aspecto da alma, que ainda que seja esquecida, de algum modo permanece. Tudo aquilo que é perene passa em algum momento pela escrita. Mesmo Platão que era muito desconfiado dessa nobre arte, permanece justamente por causa dela. Porque é verdade, que quando não se manifesta aquilo que se gera na alma, parte do que há dentro se perde. E a escrita é uma forma de não deixar-se perder jamais.
...e que em minha campa seja escrita minha história, não por temor de ser esquecido, apenas recebendo a rotulagem que enfim me é de mérito.
A Bíblia não é apenas um livro; é uma carta viva escrita e inspirada por Deus para transformar os nossos corações tão cruéis.
A escrita é a arte de criar seu próprio mundo. Vindo de contos, crônicas e romances. Fugir da realidade ou criticá-la, sentimentos genuínos como amor, solidão, paixão, felicidade, tristeza, coragem, medo e improvisação estão presente nas maravilhas da escrita. Vejo e revejo minha criação, personagens e a construção promissora de minha arte. O melhor é ser diferente dos demais escritores.
A poesia é a expressão da arte escrita, que permite visualizar as coisas impossíveis, que se tornam reais dentro do nosso imaginário, como as obras de ficção que no passado, projetaram o nosso presente.
No fundo, só há uma verdade absoluta e também está escrita, mas ninguém quer ler: não espere nada, movimente-se, se esforce, trabalhe. (Jo 41:15).
A escrita é o verdadeiro milagre, com ela o homem pode expressar suas ideias, interesses, sentimentos, pensamentos que o acompanham com o tempo; de todas as invenções humanas - nenhuma está presente em todo conhecimento gerado, apenas ela: a maior ferramenta criada em função do saber.
O que seria eu sem a escrita? Procurei, procurei e não encontrei nenhum outro caminho na vida: quero ser o que minha alma manda! Quando cair simplesmente pega e levanta! É fácil entender a teoria, difícil é curar velhas manias; quando olho pro céu vejo tudo que já fiz; da vida sou meu próprio mestre, aprendiz e juíz; quem diria que um dia tudo sentido faria.
Contatos pelos povos entre os tempos pela escrita. Literatura progressiva. Reflexão momentânea que se eterniza na tumba pelo escriba.
Na antiguidade, não existia espaço nem pontuação na escrita, quem lia ou escrevia tinha o trabalho de dar sentido a uma massa de símbolos que explicavam a vida.
Toda manifestação verbal ou escrita, são pensamentos que pertencem apenas ao agente, a boca fala o que os ouvidos precisam lembrar.
Em cada página escrita, uma mensagem de outra vida, era num cenário de noite estrelada, vento cantante, observava alguém, num sonho, destroços do passado, ser reiventado, questionou seu próprio enterro, flagelos, esgotados pelo aço entre os cabos. Suor de quem não conhecia outra vida. A não ser por histórias, glórias inventadas, seres domesticáveis, imperativo social, drama ao vivo, sabedoria ancestral, ficção científica, investigação, fuga, prejudicial, frases de efeito, defeito permanente, reflexo de imagens, saberes herméticos. Humanos, primatas isolados em si mesmos, esgotamentos, preconceitos,.
Mais de uma década de dedicação a escrita me trouxeram até aqui, o que vem depois eu não sei, só sei que viver é continuar prosseguindo rumo ao desconhecido.
O excesso é o mal da escrita. Somos uma sociedade sufocada por palavras desnecessárias, construções circulares, afetações pomposas e jargões sem nenhum sentido. Os conselhos de William Zinsser são de 1976 e continuam muito atuais.
“A Bíblia foi escrita para ser entendida, mas para isso é preciso buscar a fonte e não depender apenas das margens.”
“Cada árvore plantada e cada página escrita são raízes que prendem sua história no solo da eternidade.”
“A escrita é a forma mais bela de vencer a morte: sua voz continua a falar, mesmo que o autor descanse.”