Poemas Sábios
Aos tolos, o céu é o limite, mas aos sábios, o céu é o ponto de partida para a compreensão dos próprios limites. Somente ao reconhecê-los é que se pode vislumbrar a grandeza do infinito.
Para ser doutor precisa estudar, para
o ser sábio, estudar, observar e aplicar, o que os sábios o fazem.
Se o encarnado não procura pautar sua vida pelos conselhos sábios do evangelho, não se esforça para trabalhar em prol de sua evolução
espiritual dentro das atribuições que lhe competem no Planeta, será facilmente presa desses irmãos que, também, não procuraram ainda progredir. Até os encarnados bem intencionados, que buscam compreender a Espiritualidade por meio da dedicação aos estudos e das práticas evangélicas, estão sujeitos a receber influências de irmãos menos felizes, que tentam satisfazer seus desejos através de um corpo e de uma vontade alheia, os quais procuram dominar.
Uns exaltam seu efeito medicinal; outros dizem de até efeito hipnótico; e os sábios definem como néctar dos deuses. Assim, sua degustação deve ser um ritual: aconchegado na nobreza do cristal; ambientação digna; entrelaçando as taças num brinde ao amor, com seu amor; sob as benções e supervisão de sua majestade, o seu vinho, amém!
Forjado na dor das decepções, erros e derrotas, nos tornamos íntegros, sábios, sensatos e inteligentes.
Existe um certo tipo de pessoa que, aos olhos dele, provavelmente sábios e tolos são igualmente trouxas. Aos tolos ele engana com pompas e mentiras, e aos sábios com lágrimas e falsa humildade.
Dizer que sábios falam pouco é uma falácia, sábios falam bastante, mesmo com pouco tempo, ou palavras.
Jesus disse que não se deve costurar remendo novo em pano velho. Então os "sábios" entendem que, é melhor deixar tudo velho.
O evangelho desafia a lógica humana, pois pode parecer tolo e estúpido diante dos sábios do mundo. No entanto, sua grandiosidade e sabedoria transcendem a compreensão deles, revelando-se acessível apenas aos corações humildes. Aqui reside seu trunfo.
A escolha de uma esposa deve ser minuciosa, e acompanhada de conselheiros sábios, caso contrário a probabilidade de dar errado nesses tempos é grande.
Sábios são os que se debruçam sobre as questões e decidem sobre elas após longa e madura reflexão; a maioria usa de afoiteza e teimosia e acaba imitando as decisões dos sábios
Homens verdadeiramente sábios elevam e fortalecem suas parceiras, reconhecendo que a igualdade é a base de um relacionamento saudável.
Homens sábios compreendem que o sucesso de sua parceira é um reflexo do seu próprio sucesso como parceiro.