Poemas Romanos
Gregos escravizavam até gregos, romanos escravizavam até romanos, conquistadores escravizavam conquistados (melhor dizendo: invasores escravizavam invadidos)
E negros escravizavam negros...
Até hoje há escravidão...
Mas nada diminui o fato de que o povo negro “ou quase negro, ou quase branco" ainda não está livre. Nem no Brasil e em nenhum lugar.
Romanos 5
Justificação pela fé e paz com Deus
( Is 32:17; Jo 16:33; Ef 2:14; Cl 1:20)
1. SENDO, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
( Jo 10:9; Ef 2:18; Hb 10:9; 1 Co 15:1)
2. Pelo qual, também, temos entrada, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
(Mt 5:11; At 5:41; 2 Co 12:10; Fp 2:17; Tg 1:2-3,12; 1 Pe 3:14)
3. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
(Tg 1:12)
4. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança;
(2 Co 1:22; Gl 4:6; Ef 1:13-14; Fp 1:20)
5. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Controle de rendimento
Ser carnal é a morte, mas ser espiritualmente é vida e paz. - Romanos 8: 6
Escritura de hoje : Romanos 8: 1-11
Durante uma visita a uma amiga que sofria da doença de Lou Gehrig, perguntei que lições Deus estava lhe ensinando enquanto ela viajava por esse caminho difícil. Sua resposta imediata foi: "Perda de controle".
Ela sempre fora uma pessoa altamente organizada e independente, cujo trabalho corporativo envolvia longas horas e viagens frequentes. Agora ela tinha que depender dos outros para tudo, desde vestir-se até escovar os dentes. Incapaz de mover os braços ou as pernas, ela tinha controle apenas sobre o que pensava e o que dizia. Ela sabia que logo perderia o poder de falar. “Eu costumava me estressar com o meu trabalho”, disse ela, “e nunca realmente o entregava ao Senhor. Agora, com quase todo o controle perdido, posso enfatizar [minha limitação física] ou entregá-la a Cristo. ”
A pergunta que cada um de nós enfrenta é: "Manterei o controle de minha vida ou o entregarei hoje ao Senhor hoje?" Viver apenas pelo que quero é ser controlado pela natureza pecaminosa. Paulo disse que isso leva à morte, "mas ter espírito espiritual é vida e paz" ( Romanos 8: 6 ).
Em um grau ou outro, todos perderemos o controle de nossas vidas à medida que envelhecemos. Ceder o controle a Deus é uma escolha que podemos fazer todos os dias - a partir de hoje.
Refletir e orar
A verdadeira liberdade não vem de escolher o nosso caminho, mas de ceder ao caminho de Deus. David C. McCasland
Do nosso lado
Se Deus é por nós, quem será contra nós? -
Romanos 8:31
Escritura de hoje : Romanos 8: 31-39
Um jovem cristão estava trabalhando em seu primeiro emprego, no turno da noite em uma fábrica de refrigeradores, tentando ganhar dinheiro para a faculdade da Bíblia. As pessoas com quem ele trabalhava eram bastante rudes e ele ria de ser cristão. O assédio ocorria a cada intervalo e gradualmente se tornava cada vez mais vulgar.
Uma noite foi pior que as outras. Eles estavam rindo dele, xingando e zombando de Jesus. Ele estava prestes a desistir. Então, um homem mais velho sentado no fundo da sala disse: “Já chega! Encontre outra pessoa para escolher. Eles imediatamente recuaram. Mais tarde, o sujeito mais velho disse ao rapaz: "Vi que você estava passando por um momento difícil e queria que soubesse que estou do seu lado".
Talvez você seja cristão e esteja sozinho contra outros que não conhecem a Deus. Parece que Satanás está ganhando. O Senhor pode enviar um companheiro para ficar com você. Mas mesmo que Ele não o faça, você pode ter certeza de que Ele está do seu lado. Ele demonstrou isso enviando Seu Filho Jesus para morrer em seu lugar na cruz. Você nunca pode ser separado de Seu amor e carinho ( Romanos 8: 38-39 ).
Agora, com segurança, você pode dizer: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (V.31).
Refletir e orar
Fico sozinho, querido Senhor - fique ao meu lado.
Em todas as minhas necessidades diárias, por favor, seja meu guia;
Ó concede-me a Tua graça, por isso eu oro,
Para continuar meu trabalho dia após dia. - Anon.
Com Deus do nosso lado, nunca estamos em menor número. David C. Egner
O DEUS DA VITÓRIA
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. —Romanos 12:21
Na mitologia grega, Nike era a deusa da vitória. Nike lutou ao lado dos deuses do Olímpo, conseguindo a vitória sobre os gigantes poderosos. Como resultado, ela tornou-se o símbolo da vitória. Mas os pressupostos poderes de Nike não estavam limitados apenas a guerras. Ela também se tornou a deusa favorita dos atletas que queriam vencer em esportes competitivos. Os romanos a adotaram em sua adoração e lhe deram o nome latino de Vitória.
Paulo ensinava no mundo greco-romano onde a vitória era altamente valorizada. Assim, ao expressar verdades cristãs, usava palavras que seus ouvintes podiam compreender. Em suas cartas, descreveu Cristo como aquele que nos lidera em um desfile de triunfo militar (2 Coríntios 2:14-17) e comparou a vida cristã com alguém que está treinando para os jogos olímpicos da antiguidade (1 Coríntios 9:24-27).
Paulo também utilizou a palavra usada para vitória, referindo-se às nossas lutas com aqueles que nos ferem intencionalmente. “Mas vence [seja um vitorioso sobre] o mal com o bem” (Romanos 12:21). Isto pode significar que deve-se mostrar bondade em lugar de ódio ou respeitosamente colocar limites num mau comportamento. Em qualquer um dos casos, uma atitude de amor não é gerada por nossas próprias forças. Em Cristo, temos o poder divino, os antigos pagãos não o tinham, mas ansiavam recebê-lo da deusa Nike. Jesus Cristo é o legítimo Deus da vitória. —HDF
Deus nos dará a vitória quando em lutas a Ele nos unirmos. Dennis Fisher
DECIDA
Tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. —Romanos 14:13
Uma vez enfeitei um de meus cadernos de anotações com definições das palavras idéia, pensamento, opinião, preferência, crença e convicção para relembrar-me que nenhuma delas tem o mesmo significado. O desejo de elevar uma opinião ao nível da convicção pode ser forte, mas se o fizermos estaremos errados como aprendemos no livro de Romanos 14.
No primeiro século, as tradições religiosas baseadas na lei eram tão importantes para os líderes religiosos que eles falharam em reconhecer aquele que personificou a lei, isto é, Jesus. Prestavam tanta atenção em questões minoritárias que negligenciaram as questões importantes (Mateus 23:23).
As Escrituras dizem que precisamos submeter até mesmo nossas crenças e convicções à lei do amor (Romanos 13: 8,10; Gálatas 5:14; Tiago 2:8), pois o amor é o cumprimento da lei e conduz à paz e edificação mútua.
Quando opiniões e preferências se tornam mais importantes para nós do que aquilo que Deus diz ser de valor para Ele, criamos líderes oriundos de nossas próprias crenças. A idolatria é uma ofensa séria porque viola o primeiro e o mais importante mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3).
Que a nossa decisão seja não colocarmos nossas opiniões acima das de Deus, para que não se tornem pedras de tropeço e impeçam que outros tenham a oportunidade de conhecer o amor de Jesus. —JAL
A maior força na terra não é a imposição da lei, mas a compaixão do amor. Julie Ackerman Link
O DIA SEM NOME
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
—Romanos 8:25
No estado de Louisiana, nos Estados Unidos, uma mulher está enterrada no cemitério de uma igreja episcopal num bosque onde há carvalhos com mais de 150 anos. Apenas uma palavra está gravada na sua lápide: “Esperando.”
Uma amiga minha conhece um pastor idoso que proferiu um sermão inspirador na Sexta-feira Santa intitulado: “É sexta-feira, mas domingo está chegando.” Numa cadência que cresceu em ritmo e volume, o sermão contrastou a situação do mundo na sexta-feira — quando parecia que as forças malignas haviam triunfado — com a situação do domingo da Páscoa. Os discípulos que sobreviveram àqueles dias nunca mais duvidaram de Deus. Eles aprenderam que quando Deus parece mais ausente, Ele na verdade está mais próximo do que jamais esteve.
Apesar disso, o sermão não mencionou um dia — sábado — aquele dia sem nome. O que os discípulos viveram em escala menor, nós o experimentamos em escala universal. É sábado no planeta Terra; será que o domingo algum dia chegará?
Aquela sexta-feira escura no Gólgota pode ser chamada santa devido ao que aconteceu no domingo. A Páscoa causou uma ruptura no universo que despencava rumo à decadência. E algum dia Deus ampliará o milagre da Páscoa em escala universal.
Entrementes, nós aguardamos com esperançosa expectativa, vivendo nossas vidas, naquele dia de sábado — um dia
sem nome.
É sábado, mas o domingo está chegando. —PY
Deus transformou a pior obra da história
na maior das vitórias. Philip Yancey
MUITO MAIS!
...mas onde
abundou o pecado, superabundou a graça.
—Romanos 5:20
Ouvi esta declaração num culto de Páscoa e nunca esqueci: “Maior proveito tivemos através da ressurreição de Jesus do que perdemos na queda.” Um ganho maior do que a perda? Isto pode ser verdade?
A cada dia experimentamos o dano provocado pela entrada do pecado no mundo. A decisão de Adão e Eva de seguir os seus próprios rumos ao invés do caminho de Deus originou a avareza, a injustiça e a crueldade (Gênesis 3). O legado da desobediência deles é passado a cada geração. Sem a intervenção de Deus estaríamos perdidos. Mas Jesus derrotou o pecado através da cruz e venceu a morte através da Sua ressurreição.
A vitória de Cristo é celebrada em Romanos 5, muitas vezes chamado como o capítulo “com aquele algo a mais” do Novo Testamento, onde Paulo contrasta a devastação causada pelo pecado com o poder restaurador da graça de Deus. Em todas as situações, a graça supera as consequências do pecado. Numa magnífica conclusão, Paulo declara: “…onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor” (Romanos 5:20-21).
Não importa o quanto tenhamos perdido como resultado do pecado, individualmente, recebemos muito mais através da vitória da ressurreição de Cristo. —DCM
Nosso pecado é grande
— a graça de Deus é maior. David C. McCasland
AMOR QUE AMPARA
Quem nos separará
do amor de Cristo?
—Romanos 8:35
Em 25 de abril de 1915, soldados das Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia chegaram a Península de Gallipoli na expectativa de uma rápida vitória. Mas a feroz resistência do Exército Turco resultou em oito meses de conflito durante o qual milhares de pessoas de ambos os lados foram feridas ou mortas.
Muitos integrantes das tropas australianas e neozelandesas enviados ao Egito visitaram um acampamento para jovens numa região remota do Cairo, na qual o capelão Oswald Chambers oferecia hospitalidade e esperança a estes homens tão sofridos e desiludidos pela guerra. Com muita inspiração e compaixão, Chambers disse-lhes: “Nenhum homem permanece o mesmo depois do sofrimento; ou ele melhora ou piora, e o sofrimento que experimenta é quase sempre o primeiro motivo para compreender a necessidade da redenção oferecida por Jesus Cristo. Deus estende Seus braços ao redor do mundo e todo o homem que procurá-lo sentirá o Seu toque. A cruz de Jesus é a prova suprema do amor de Deus.”
Paulo perguntou: “Quem nos separará do amor de Cristo?” (Romanos 8:35). A sua resposta segura e confiante foi de que nada poderá nos separar do amor de Deus em Cristo (Romanos 8:38-39).
Quando estamos em situações difíceis, Deus nos ampara em Seus braços. —DCM
O amor de Deus permanece
mesmo em meio à destruição. David C. McCasland
Perdoe-me - amanhã
Continuaremos em pecado para que a graça possa abundar? - Romanos 6: 1
O assunto do programa de TV me deixou balançando a cabeça em descrença. Este artigo especial de revista mostrou como algumas pessoas se preparam para a quarta-feira de cinzas. Na terça-feira, eles fazem o máximo de coisas pecaminosas que conseguem - o tempo todo sabendo que no dia seguinte pediriam o perdão de Deus e desistiriam desses pecados.
Abnegação pode ser uma atividade popular durante a época da Quaresma, mas eu não acho que é o que Jesus tinha em mente quando falava em tomar sua cruz e segui-Lo (Mt 16:24). Seu pedido de abnegação era um compromisso diário com Ele em todas as áreas da vida.
Quando Paulo escreveu para a igreja em Roma, ele antecipou que as pessoas acreditariam que não importava para Deus se elas estivessem menos do que totalmente comprometidas com o Seu Filho. Ele sabia que alguns acham que seria bom continuar pecando enquanto presume a misericórdia de Deus. Paulo achou inacreditável que as pessoas de fé pensariam que poderiam “continuar em pecado” apenas para que pudessem experimentar mais da graça de Deus. Em vez disso, ele declarou que deveríamos nos considerar mortos para o pecado (Rm 6:11).
Como crentes em Jesus, precisamos segui-lo fielmente todos os dias. Nunca é certo tirar um tempo do nosso compromisso com Ele.
Eu quero servir ao Senhor em plena rendição,
Minha vida um cadinho, Seu olho o teste,
Cada hora um presente Dele, o gracioso Remetente,
Cada dia um compromisso de dar a Cristo o meu melhor. —Anon.
Seguir a Cristo tem dois requisitos: crer nele e obedecê-lo. Dave Branon
Por quê isso aconteceu?
Não seja vencido pelo mal, mas supere o mal com o bem. - Romanos 12:21
Bruce Goodrich estava sendo iniciado no corpo de cadetes da Texas A & M University. Uma noite, Bruce foi forçado a correr até ele cair - mas ele nunca se levantou. Bruce Goodrich morreu antes mesmo de entrar na faculdade.
Pouco tempo depois da tragédia, o pai de Bruce escreveu esta carta para a administração, corpo docente, corpo discente e corpo de cadetes: “Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar o apreço da minha família pela grande manifestação de preocupação e simpatia. da Texas A & M University e da comunidade universitária pela perda do nosso filho Bruce. Ficamos profundamente tocados pelo tributo prestado a ele no batalhão. Ficamos particularmente satisfeitos em notar que seu testemunho cristão não passou despercebido durante seu breve período no campus. ”
O Sr. Goodrich prosseguiu: “Espero que seja um pouco reconfortante saber que não temos nenhum mal na questão. Nós sabemos que nosso Deus não comete erros. Bruce teve um encontro com seu Senhor e agora está seguro em sua casa celestial. Quando a pergunta é feita, 'Por que isso aconteceu?' talvez uma resposta seja: "Para que muitos considerem onde passarão a eternidade".
Confiar na soberania de Deus pode transformar indignação em compaixão e ódio em preocupação.
O Senhor pode transformar uma tragédia
em uma oportunidade
Para nos mostrar que a eternidade
nunca deve ser ignorada. —Sesper
Nenhuma tragédia está além da soberania de Deus. Haddon W. Robinson
Nenhuma desculpa aceita
Eles são sem desculpa. - Romanos 1:20
Derek foi um abusador de drogas que veio para ajudar Bill e Joanie Yoder. Depois de passarem horas respondendo suas perguntas da Bíblia, Derek disse: “Parece-me que seria muito barato ir a Deus depois de tudo o que fiz e dizer a Ele: 'Bem, Deus, que tal me perdoar? ? Seria diferente se eu pudesse dizer que não sabia nada melhor quando fiz as coisas que fiz. Mas eu sabia que as coisas que fiz estavam erradas, não só depois de tê-las feito, mas como as estava fazendo.
Derek havia descoberto uma verdade importante: não temos uma desculpa válida para nosso pecado. Deus nos responsabiliza porque através da consciência Ele revelou Suas leis morais para todos no mundo. Enquanto a criação declara o poder e a majestade de Deus (Romanos 1:20), a consciência ecoa Sua lei em voz alta o suficiente para que ninguém possa alegar ignorância (2:15).
Bill e Joanie explicaram a Derek que nossa única esperança de libertação da culpa que nossa responsabilidade traz consigo é a seguinte: Deus oferece perdão como um dom gratuito pela fé em Jesus Cristo, que morreu em nosso lugar na cruz. Tarde da noite, Derek aceitou o perdão de Deus.
Até que estejamos dispostos a possuir o pecado, não podemos possuir o perdão. Deus não aceita desculpas.
O meu pecado, ó Senhor, desafia a tua palavra,
despreza o teu santo nome;
Eu não vou dar desculpas para o mal -
o sangue de Cristo é tudo o que eu reivindico. —DJD
Se você der uma desculpa para o pecado, seu pecado não será desculpado. Dennis J. DeHaan
Prova Positiva
Jesus nosso Senhor. . . foi criado por causa da nossa justificativa. - Romanos 4: 24-25
A ressurreição de Jesus Cristo é um dos eventos mais bem estabelecidos da história. Paulo citou como evidência irrefutável as mais de 500 testemunhas oculares que viram Jesus depois que Ele ressuscitou, a maioria das quais ainda estava viva quando o apóstolo escreveu aos coríntios.
Tão certo é o fato de que o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário pagou totalmente a penalidade pelo pecado de toda a humanidade, de modo que todo aquele que confia nEle como Salvador recebe o perdão. E é a ressurreição de Cristo que garante isso. Se apenas um pecado tivesse sido anulado, Jesus não teria saído da tumba.
Em seu livro A ressurreição de Jesus o Cristo, Fred John Meldau ressalta o significado da ressurreição de Jesus descrevendo o ritual anual do Dia da Expiação de Israel. Meldau escreve: “Se [o Sumo Sacerdote] ofereceu corretamente, ele surgiu no devido tempo; mas . . . se ele não oferecesse corretamente, ele morreu atrás do véu. Da mesma forma, o surgimento de Jesus, o Cristo, em Sua ressurreição, após Sua expiação pelos nossos pecados na cruz, mostra que Sua oferta foi aceita. O túmulo vazio é o 'Amém' de Deus para o Cristo 'Está consumado' ”.
Quando Cristo saiu da tumba, nosso pecado foi completamente pago. Sua ressurreição foi uma prova positiva!
Jesus ressuscitou e provou o Seu poder
Por esse glorioso levantar-se;
Da poderosa compreensão da morte
Ele saiu vitorioso. —Anon.
O túmulo vazio de Cristo garante nossa salvação completa. Richard DeHaan
Honks úteis
Nós, então, que somos fortes, devemos suportar os escrúpulos dos fracos. - Romanos 15: 1
Cada outono somos visitados por rebanhos de gansos migrantes que param em um prado perto de nossa casa. Durante várias semanas, esses pássaros voam em formações V longas e onduladas sobre a nossa casa, buzinando à medida que vão. Mas então, quando o inverno se aproxima, eles estão de novo em seu longo vôo para o sul.
Um estudante meu promoveu minha educação e meu apreço por esses visitantes do norte. Eu aprendi que os gansos voam a velocidades de 40 a 50 milhas por hora. Eles viajam em formação porque, à medida que cada ave bate as asas, cria uma corrente ascendente para o pássaro por trás dela. Eles podem ir 70% mais longe em um grupo do que se pudessem voar sozinhos.
Cristãos são assim de certa forma. Quando temos um propósito comum, somos impulsionados pelo impulso de outros que compartilham esses mesmos objetivos. Podemos ficar muito mais juntos do que podemos sozinhos.
Gansos também buzinam um no outro. Eles não são críticos, mas encorajadores. Aqueles na parte traseira saem para exortar aqueles na frente para permanecer no curso e manter sua velocidade. Nós também avançamos muito mais facilmente se houver alguém atrás de nós nos encorajando a permanecer na pista e seguir em frente.
Há alguém voando em formação com você hoje a quem você pode dar alguns “buzines úteis”?
Vamos nos encorajar mutuamente
À medida que procuramos nos manter no caminho certo;
Se mantivermos nosso objetivo diante de nós,
não estaremos olhando para trás. —Sesper
Podemos ir muito mais longe do que podemos sozinhos. Haddon W. Robinson
Oi pai!
Você recebeu o Espírito de adoção. - Romanos 8:15
Cheguei ao aeroporto de uma viagem para fora da cidade e, como é nossa rotina, liguei para avisar minha família que eles poderiam me buscar. Liguei para o nosso número e esperávamos ouvir o costumeiro "Olá". Em vez disso, Stevie, de 6 anos, pegou o telefone e disse: "Oi, papai!" Tendo sido avisado quando meu avião era esperado, Stevie tinha total confiança de que eu estaria do outro lado do telefone.
Sua fé no papai de estar onde ele disse que seria, é um pouco como nossa fé em Deus estar do outro lado de nossas orações. Esta certeza de saber que temos um Pai que escuta e responde vem em parte de passagens como Romanos 8. Aqui Paulo nos disse que nós que confiamos em Cristo como Salvador nos tornamos filhos de Deus, e que por causa dessa relação podemos ir a Ele com a certeza de que Ele nos ouvirá. Paulo disse que podemos gritar: “Abba, pai” (v.15). Abba é uma palavra aramaica que expressa intimidade. O equivalente de hoje é "papai".
Você precisa conversar com alguém próximo? Para compartilhar seus cuidados e encargos? Se você é um crente em Jesus, você tem um Pai que te ama e está esperando para ouvir de você. Quando chega a hora de orar, você pode estar confiante de que seu pai está em perigo.
Venha, minha alma, seu pedido se preparar,
Jesus ama responder a oração;
Ele mesmo propôs que você orasse,
Portanto, não se desviará. —Newton
Você nunca receberá um sinal de ocupado na fila de oração para o céu. Dave Branon
Chame seu nome
Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. - Romanos 10:13
Gary Burge, professor da Bíblia, estava no final de uma longa e vazia rua de Gaza. Ele estava em Israel para pesquisar um livro sobre os fiéis palestinos e queria conversar com um dr. Hassan no hospital Ali Arab. O hospital ficava do outro lado da rua, então ele começou a andar. Ele logo descobriu por que a rua estava vazia. De um lado estava a milícia israelense; do outro, jovens palestinos.
No meio da rua, a calma foi abalada por gritos de raiva, o barulho caótico de pedras batendo em escudos militares de plástico e o estalar de rifles disparando balas de borracha. Burge começou a correr. Ao chegar ao hospital, ele gritou desesperadamente: Hassan! Eu vim ver o Dr. Hassan! A porta se abriu um pouco e uma mão o puxou para dentro. Burge havia chamado o nome daquele que poderia salvar sua vida.
Para os pecadores, "não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual devemos ser salvos" (Atos 4:12). Jesus é esse nome, "o nome que está acima de todo nome" (Filipenses 2: 9). Todos nascemos em pecado. Não temos esperança de nunca nos salvarmos (Efésios 2: 8-9). Nossa situação é desesperadora. A única maneira de escapar é chamar Jesus, que promete nos salvar de todos os nossos pecados. Mas devemos perguntar a ele.
E quanto a você? Você já chamou o nome dele?
Nenhum outro nome pode me salvar,
Nenhum outro nome ao lado,
Mas Jesus Cristo, o Senhor ressuscitado,
Aquele que eles crucificaram. —Brandt
Para entrar no céu, é quem você conhece que conta. David C. Egner
Luz e escuridão
Vamos colocar a armadura de luz. - Romanos 13:12
Kathleen Matson e sua família se mudaram para Tóquio por 3 anos. Como menos de 1% dos cidadãos do Japão acredita em Jesus Cristo, ela disse que a nação pode ser considerada como não alcançada pelo evangelho.
“Ao fazermos a nossa casa em Tóquio”, escreveu ela, “sou especialmente desafiada por Romanos 13:12: 'A noite está longe, o dia está próximo. Por isso, rejeitemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz. Eu preciso ser uma luz no meio de uma grande escuridão. Minha vida precisa ser um exemplo brilhante para aqueles que nunca ouviram o evangelho de Jesus Cristo ”.
Kathleen continuou: “A tarefa parece esmagadora. . . . Como posso fazer isso? Como posso 'não devo nada a não ser amar um ao outro'? (v.8). Eu não posso fazer isso sozinho. É somente colocando o Senhor Jesus Cristo (v.14) que eu posso atender a essa necessidade urgente ”.
A escuridão da incredulidade não é encontrada apenas em lugares distantes como Irian Jaya, Tóquio ou Tibete. As ruas de St. Louis ou Miami ou Nova York ou Toronto também são escurecidas pela incredulidade. Onde quer que estejamos, nosso testemunho se torna mais efetivo quando acompanhado de uma vida piedosa. Que possamos ser luzes na escuridão - apontando nosso mundo para a Fonte de nossa luz, o Senhor Jesus Cristo.
Não ofusque, pequena vela,
mostre Jesus através de mim!
Brilha intensamente até que os outros
a luz ver claramente! Adams
A menor luz é vista na noite mais escura. David C. Egner
Sua boa finalidade
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. - Romanos 8:28
Romanos 8: 28 - com que facilidade e com que frequência essa referência bíblica sai das nossas línguas! Mas talvez nós precisemos entender mais completamente o que este verso está realmente dizendo.
Randy Alcorn, em um livro que ele escreveu em parceria com sua esposa Nanci, oferece alguns insights sobre Romanos 8:28. Ele cita a tradução da New American Standard Bible desse verso: “Deus faz com que todas as coisas funcionem juntas para o bem”. Randy ressalta que não diz que cada coisa individual é boa, mas que Deus as trabalha juntas para o bem.
Recordando seus dias de infância, Randy conta como frequentemente assistia sua mãe fazer bolos. Um dia, quando ela preparou todos os ingredientes - farinha, açúcar, fermento em pó, ovo cru, baunilha -, ele roubou o gosto de cada um. Exceto pelo açúcar, todos eles tinham um gosto horrível. Então sua mãe os mexeu e colocou a massa no forno. “Não fazia sentido para mim”, lembra ele, “que a combinação de coisas individualmente desagradáveis produzisse um produto tão saboroso”.
Randy conclui que Deus da mesma forma “toma todas as tensões indesejáveis em nossas vidas, mistura-as, coloca-as sob o calor da crise e produz um resultado perfeito”.
Vamos olhar além de nossas circunstâncias imediatas e lembrar que Deus tem um bom propósito final.
Deus tem um propósito em nossas angústias,
O Salvador sempre sabe o que é melhor;
Aprendemos tantas lições preciosas
em toda tristeza, provação e teste. - Jarvis
Quando as coisas parecem ruins, não esqueça: Deus é bom. Joanie Yoder
Mensagem não entregue
Como acreditarão n'Ele de quem não ouviram? - Romanos 10:14
George Sweeting, em seu livro O guia sem culpa para testemunhar , fala de um homem com o nome de John Currier, que em 1949 foi considerado culpado de assassinato e sentenciado à prisão perpétua. Mais tarde ele foi transferido e resgatado para trabalhar em uma fazenda perto de Nashville, Tennessee.
Em 1968, a sentença de Currier foi encerrada e uma carta trazendo as boas novas foi enviada a ele. Mas John nunca viu a carta, nem lhe foi dito nada sobre isso. A vida naquela fazenda era difícil e sem promessa para o futuro. No entanto, John continuou fazendo o que lhe foi dito, mesmo depois que o fazendeiro para quem ele trabalhava havia morrido.
Dez anos se passaram. Em seguida, um oficial de liberdade condicional aprendeu sobre a situação de Currier, encontrou-o e disse-lhe que sua sentença havia sido encerrada. Ele era um homem livre.
Sweeting concluiu essa história perguntando: "Seria importante para você se alguém lhe enviasse uma mensagem importante - a mais importante de sua vida - e, ano após ano, a mensagem urgente nunca fosse entregue?"
Nós, que ouvimos as boas novas e experimentamos a liberdade através de Cristo, somos responsáveis por proclamá-la a outros que ainda são escravizados pelo pecado. Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que as pessoas recebam a mensagem?
Nós que nos regozijamos em conhecer você
Renove diante de seu trono
A solene promessa que nós lhe devemos
Ir e fazer você conhecido. - Houghton
Mantenha a fé, mas não para si mesmo. Richard DeHaan
Diga isso agora!
Cumprimentar Priscilla e Áquila. . . a quem . . . Eu dou graças. - Romanos 16: 3-4
Um autor desconhecido escreveu estas palavras instigantes:
Eu preferiria ter uma pequena rosa
Do jardim de um amigo
Do que ter as melhores flores
Quando minha permanência na terra deve terminar.
Eu preferiria ter uma palavra agradável
Em bondade, disse-me
Que lisonja quando meu coração ainda está
E a vida deixou de existir
Eu prefiro ter um sorriso amoroso
De amigos que eu conheço são verdadeiros
Do que lágrimas derramadas em volta do meu caixão
Quando a este mundo eu desabafo adeus.
Traga-me todas as suas flores hoje,
seja rosa, branco ou vermelho;
Eu prefiro ter uma flor agora
Do que um caminhão quando eu estou morto.
Lembrar as boas qualidades de amigos ou parentes falecidos em seu funeral é apropriado, mas é muito melhor elogiá-los enquanto eles ainda estão vivos. Pode ser o encorajamento que eles precisam desesperadamente.
Quando o apóstolo Paulo fechou sua carta aos romanos, ele publicamente elogiou aqueles que o ajudaram e encorajaram na obra do evangelho. Ele não apenas os cumprimentou pelo nome, mas também se referiu ao que eles haviam feito e expressou sua gratidão (16: 3-4). Que exemplo para todos nós seguirmos!
Você deve alguém uma palavra de agradecimento ou apreço? Não adie. Diga hoje. Amanhã poderá ser muito tarde!
Você não pode falar uma palavra gentil cedo demais, porque você nunca sabe quando será tarde demais. Richard DeHaan