Poemas Reflexivos
Até hoje não diferencio os cogumelos venenosos dos sadios. Como descobrir o que mata sem morrer um pouco por vez?
Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Filosofar é como tentar descobrir o segredo de um cofre: cada pequeno ajuste no mecanismo parece levar a nada. Apenas quando tudo entra no lugar a porta se abre.
Eu corri atrás de uma garota por dois anos apenas para descobrir que os seus gostos eram exatamente como os meus: Nós dois éramos loucos por garotas.
Não era a vaidade que a atraía para o espelho, mas o espanto de se descobrir nele.
E sabe o que mais me da raiva de você? É, eu também não sei, porque quando eu tento descobrir você simplesmente abre um sorriso e eu ja te amo mais do que antes.
Quero aprender a perguntar menos. Eu espero ansioso por este dia. Quero descobrir a graça de sorrir diante de tudo o que ainda não sei. Quero que a matriz de minhas alegrias seja o que da vida não se descreve...
O horrível dever é ir até o fim. E sem contar com ninguém. Viver a própria realidade. Descobrir a verdade. (...) Pois não posso mais carregar as dores do mundo.
(...) onde eu pudesse experimentar por mim mesmo as minhas asas para descobrir, enfim, se elas são realmente fortes como imagino. E se não forem, mesmo que quebrassem ao primeiro voo, mesmo que após um certo tempo eu voltasse derrotado, ferido, humilhado - mesmo assim restaria o consolo de ter descoberto que valho o que sou.
3 regras: paradoxo, humor e mudança
PARADOXO
A vida é um mistério. Não perca tempo tentando entendê-la.
HUMOR
Tenha senso de humor. Especialmente sobre si mesmo. É a força por trás de toda atitude.
MUDANÇA
Nada permanece o mesmo.
''Quem teve o privilégio de viver muito sabe que o tempo é um mestre muito caprichoso. Às vezes as suas lições são tão repentinas que quase nos afogam. Outras vezes elas se depositam devagar, como a conta-gotas, diante da avidez de nossas perguntas.
E por isso, quem teve o privilégio de viver muito tempo, aprende a olhar com serenidade o turbilhão da vida. Amores ardentes se extinguem, urgências se acalmam, passos ágeis relentam.
Enfim, tudo muda. Muda o amor, mudam as pessoas, muda a família, só o tempo permanece do mesmo modo, sempre passando.
E é por isso que eu queria esta noite, erguer um brinde a ele, que esculpiu no meu rosto e na minha alma a sua marca, da qual eu tanto me orgulho.
Então, ao tempo, ao tempo..''
"Parei de insistir em algo que nunca dará certo.
Como dizem por aí:
"É como calçar um sapato que não serve mais."
Magoa, provoca bolhas de dor e às vezes até sangra.
Percebi que o melhor é ficar descalça e caminhar na e com a natureza.
Parei de atar e desatar o tal sapato, por mais aliciante seja...Sempre foi um número abaixo do valor da minha pessoa, da minha essência, a qual aumenta dia após dia, e nunca pára de me surpreender.
Deixei meu coração livre para este aprender a apreciar o que realmente me faz feliz, quem realmente me faz feliz, viver a alegria da simplicidade da vida.
Deixei livre os meus pés enquanto caminho e sinto o meu ser a crescer por dentro, a todo o momento...
Cansei de amar e doar, e só receber acusações sem fundamentos, críticas provindas do nada, amizades por interesse, porque amizade verdadeira (ou amor incondicional) é uma jóia rara, a qual não tem preço nem medida, perdura para além da eternidade.
Cansei de estar sempre presente para alguém que só está presente quando lhe convém, ou nem sequer está.
Cansei...
Cansei...
E sim...
CANSEI!
Se não der sinal de vida, simplesmente fui viver o que mereço ter, isto é, o que sempre tive:
A beleza que a vida tem para oferecer
A minha vida!"
Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.
Nota: Trecho adaptado do livro "Além do Bem e do Mal" de Nietzsche.
Sou demasiado orgulhoso para acreditar que um homem me ame: seria supor que ele sabe quem sou eu. Também não acredito que possa amar alguém: pressuporia que eu achasse um homem da minha condição.
É difícil acreditar que um homem está a dizer a verdade quando você sabe que mentiria se estivesse no lugar dele.
A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar.