Poema sobre a valorização da vida
Talvez eu soubesse desde o início que você mudaria o meu destino. Que você traria algum sentido para a minha vida sem sentido e sem valor.
Os excessos de exigências que nos acometem cotidianamente podem nos influenciar de maneira negativa quando formos atribuir valores às nossas conquistas.
Nada que alguém não consiga fazer consistentemente para si mesmo consegue ser ofertado ao outro a longo prazo.
Quando a vida te entregar um limão: use a metade para fazer uma limonada, a outra metade para fazer uma caipirinha, plante as sementes para gerarem outros frutos e por fim, aproveite a casca e bagaço para adubar a terra onde as semente foram plantadas. Valorize e, se necessário, resignifique tudo o que receber.
A morte não é o fim, mas a soma de uma vida inteira, onde o resultado é formado pelos produtos apresentados.
Assim como uma flor de plástico não exala perfume, uma fala vazia não transmite vida e não promove valor. É necessário ter para dar.
A felicidade são apenas segundos, e vida é a nossa existência tentando buscar mais destes segundos.
Se existe força nas palavras? Claro.
Imagina o poder das atitudes, as sutilezas de ações. Muitas vezes as atitudes não só nos movem, mas determina nosso valor.
Parece me que a ingratidão é o mais injusto defeito da humanidade. Tenho por habito, um grave defeito desde muito cedo. Ser generoso e atencioso, quando um amigo está por baixo, dou lhe todo meu carinho, apoio, valores e abrigo, na triste certeza infalível, que quando tudo passar, e ele melhorar terei conquistado mais um grande inimigo.
Os dias são preenchidos de acordo com seus interesses.
Se estes forem vagos, seus dias serão vazios.
"Sabe que daria minha vida por você, até o momento que descobri, que para você, minha vida não tinha valor."
"Por vezes demoramos muito para aprender que nas coisas simples ao alcance das nossas mãos é que reside nosso maior tesouro, como por exemplo no amor correspondido, na amizade sincera, ou na saúde preservada por um modo menos estressado de viver.
Portanto valorizar o que tem valor em detrimento das coisas que tem um preço, é a medida da boa e verdadeira sabedoria."
Sejamos humildes para nos reconhecermos, e fortes para recomeçarmos... Nesta curta e breve temporada chamada existência, valemos pelo que fomos e pelo que construímos. As feridas abertas, cicatrizam-se com o tempo, e aquilo que deixamos registrado, seja no presente ou mesmo no nosso passado, definirá as razões de tudo o que realmente poderá ser alcançado. Dia após dia, ano após ano, na saúde ou na doença, na alegria ou na dor, na presença ou na falta, somos todos iguais, onde ninguém ganha menos e ninguém perde mais, afinal de contas, os valores da Vida se alteram, à medida em que crescemos e evoluímos ainda mais...