Poemas que Falam de Verdade
Não julgar é uma filosofia, saber escolher é um dom, amar é um presente, ser amado é um privilégio e permitir-se... uma aventura! Não culpe os outros pelas qualidades que lhe falta e jamais se orgulhe por ser recíproco na maldade! É certo que todos terão o mesmo fim, porém a diferença está no caminho a ser trilhado!
Já percebeu que as pessoas sempre arrumam algo pra fazer ou tem compromisso quando alguém não lhes interessa.
O fingimento é aquilo que não é quando precisa parecer ser. Quanto mais se finge mais se enfrenta o medo da verdade.
A vida nos ensina coisas a cada momento, Deus nos dá oportunidades de crescermos e até conhecermos pessoas novas e sair dessa mesmice, mas por medo do novo, muitas perdem o trem da felicidade em troca de sorrisos falsos que no futuro nem sabem que existiram um dia... As oportunidades não estão nas vitrines de 1,99, mas sim nos caminhos só de quem tem coragem de fazer diferente e caminhar junto da verdade e com renuncias, e nunca se esquecer que a vida é unica, e talvez esse trem nunca mais passe na sua estação...
O esperto engana e ganha hoje, mas perde boas oportunidades. O sábio renuncia e sabe que o futuro reserva o verdadeiro prêmio.
O homem só pode ser o que ele é, e nunca outra coisa. Uma vez aprofundada essa verdade, a de que “consigo ser apenas eu mesmo”, todos os ideais impostos desaparecem. Eles são descartados automaticamente. E quando não há ideal, encontra-se a realidade. Daí, então, os olhos estão voltados para o aqui e agora e, portanto, o homem está presente para o que ele é. A divisão desapareceu. O homem é um ser completo.
(de O Livro dos Homens)
"Hoje se ousas expor a verdade torna-se odiado.
Mesmo assim ainda é melhor do que carregar a culpa do engano. O peso da omissão".
Definitivamente não somos os donos da verdade...
Hipoteticamente nossa convicções se tornam incertas... A verdade sobre o EU pode até ser expressada e talvez reafirmada, a verdade sobre o OUTRO deve ser minunciosamente estudada... pois pode não passar de mera hipótese.
Mais importante que usar o relógio é ser capaz de usar a "bússola", porque de nada vale chegar na hora certa no lugar errado.
Particularmente em sociedade prefiro a convivência com pessoas simples do que com grandes, complexos e fantásticos personagens.
Percebemos a veracidade de algo, quando isso passa a nos acompanhar em nosso dia a dia. Podemos não alcançar a perfeição, mas quem é verdadeiro jamais se deixa levar por um comportamento dissimulado.
Até que eu era de muitas perguntas, quando entendi que não é perguntando que as respostas mais sinceras chegam a mim. A verdade do que se passa no interior de cada frase são aquelas ditas quando o corpo fala. É através do olhar que melhor escuto o coração de alguém. Porque é no calar de cada frase, retoricamente silenciosa, que me revela o seu real sentir. E as respostas sempre chegam, mesmo que palavra alguma se profira. E são essas respostas em silêncio, feitas por perguntas não sonorizadas, que mais devo escutar.
Se não aprender a pensar e questionar suas crenças, nunca conseguirá enxergar o que está além do alcance dos olhos.