Poemas que Falam de Natureza
O maior erro do homem é achar que ele é fraco por natureza, mau por natureza. Todo homem é divino e forte em sua verdadeira natureza. Fraco e mau são seus hábitos, seus desejos e seus pensamentos, mas não ele próprio.
Quando deparei com sua beleza, meio moleca, meio mulher, percebi o quanto a natureza é sábia. Consegue juntar a inocência de menina com os segredos, guardando o mistério da formosura feminina.
A natureza é racional e revelará seus segredos àqueles que aprenderem a ler e a entender sua linguagem.
A razão, assim, se aproxima da natureza não como um aluno, que ouve tudo aquilo que o professor se decide a dizer, mas como um juiz que obriga a testemunha a responder questões que ele formulou.
Engraçado: o homem se considera o animal mais inteligente e é o único animal que destrói a natureza!
É natural no homem o ser livre e o querer sê-lo; mas esta igualmente na sua natureza ficar com certos hábitos que a educação lhe dá.
Um pintor deve começar cada quadro com um banho de negro à tela, porque todas as coisas na natureza são escuras excepto quando estão expostas à luz.
Estuda profundamente as leis ocultas da Natureza e quando as conheceres bem, amolda tua vida a elas, usando sempre da Razão e do Bom Senso.
Os erros são quase sempre de uma natureza sagrada. Nunca tente corrigir-los. Pelo contrário: racionalize-os, compreenda-os a fundo. Depois disso, lhe será possível sublimá-los.
Pare uns minutinhos e observe ao seu redor. A Natureza nos presenteia com coisas maravilhosas: flores, pássaros, animais, que alegram nossos olhos. Deus te deu o dom da visão. - Agradeça! (Verluci Almeida)
A ideia fixa, que faz cometer mais crimes do que todos os outros desregulamentos da natureza humana, deve-se recear ainda mais quando apresenta a máscara do amor.
A natureza das coisas do mundo constitui-se de tal modo que é quase impossível encontrar alguma que não possua uma desordem ou um inconveniente em qualquer parte; é preciso decidir-se a aceitá-los como são e tornar bom aquilo que possuem de menos ruim.
A harmonia da sociedade, como da natureza, consiste e depende da variedade e antagonismo dos seus elementos e carácteres.