Poemas que Falam de Homem
" O homem que questiona apenas por ouvir falar, não é um ser digno de respeito. É digno tão somente de pena...
"A maior virtude de um Homem é reconhecer a grandeza da mulher . É o maior erro dela e acreditar em todas as suas palavras "!
Quem se vende por favores, também vende a sua honra. E o homem que não tem honra é escravo da humilhação.
Cometi o pior dos pecados que um homem pode cometer. Não fui feliz. Que as geleiras do esquecimento me arrastem e me levem, sem piedade. Meus pais me engendraram para o belo e arriscado jogo da vida, para a terra, a água, o ar, o fogo. Eu os decepcionei. Não fui feliz. Não cumpri sua vontade. Minha mente se dedicou às perfídias da arte, que tece inutilidades. Legaram-me coragem. Não fui valente. A sombra de minha infelicidade está sempre ao meu lado." (texto extraído do livro "Kafka para sobrecarregados" de Allan Percy, atribuido a Jorge Luís Borges)
O homem sem nenhuma ambição é água empoçada, que apodrece com o tempo. O homem com ambições desmedidas é água desnorteada, que alaga tudo pela frente, causando tragédias. O homem equilibrado dimensiona a ambição na medida certa, não permitindo que a água empoce ou alague, e sempre direcionando para a fertilização.
Uma das maiores injustiças que homem pode cometer, para não dizer a maior, é a de não reconhecer ou se fazer de desentendido(a) da justiça de Cristo no Calvário , e é essa justiça que justifica os injustificáveis perante a sociedade dos homens, diante de Deus.
A verdadeira medida de um homem ou uma mulher, se faz no tratamento dela para com as pessoas em sinceridade e transparência, principalmente aquelas que não podem lhe oferecer nada.
ENTENDO QUE DESDE A CONCEPÇÃO DO HOMEM EVOLUÍMOS, MAS AO VER A EVOLUÇÃO, VEJO QUE FALTA MUITO PARA QUE AS LEIS ACOMPANHEM TAL EVOLUÇÃO. SABEMOS QUE O SER HUMANO É DOTADO DE INTELIGÊNCIA E RAZÃO, E AINDA VEJO PESSOAS USANDO SUA INTELIGÊNCIA PARA COMETER CRIMES E CONDENAR SUA PRÓPRIA ESPÉCIE COM A FALTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS, ALÉM DE TUDO, PERDENDO A RAZÃO E A RAZOABILIDADE.
O homem viveu preso a terra como escravo, se tornou livre se tornando mercadoria; até encontrar realmente a ponte que o levasse a liberdade.
O homem só percebe o real valor que a sociedade rotula, quando está no fundo do poço, buscando força para conquistar sua dignidade.
Deus dá sabedoria ao homem, mas há quem se desvie dela, Deus dá escape ao homem, mas há quem prefira cair nas armadilhas. LGBS
Como o crítico diante de um quadro, muitos se põe diante do homem para poder interpretá-lo. Como no primeiro caso, a ignorância do autor torna o processo um equívoco imensurável.
Devemos, acima de tudo, pensar no homem, e só secundariamente no sábio, no atleta, no executivo, no artista, no operário, no político.
Todo homem antes de ser parte de uma sociedade também é um ser individual, conhecer o “ser” que é e buscar gradativamente construir um homem melhor, gera na sociedade o espelho de suas ações contribuindo com sua parcela no seu meio “seu Mapa Mundial”
o homem natural, como seu comportamento inicial é levado as experiencias sensíveis sem avaliação crítica da razão, completamente seduzido pelos desejos de seus estímulos e imerso em suas paixões
O primeiro passo para a mudança é a indignação com a situação atual. Existe algo no homem que Deus dá livre arbítrio e o diabo não pode interferir, que é a sua vontade, sua energia e a sua determinação para fazer algo.
A covardia de um homem é fazer uma mulher chorar e desperdiçar lagrimas de dor, que um dia poderia ser de alegria, ao invés de maltratá-la, faça-la sorrir.