Poemas Pássaro
Deus - Deus com sua suprema inteligência, criou o pássaro dotado de asas e liberou a vastidão do espaço para que ele pudesse explorar sem restrição.
Homem - o homem com sua medíocre inteligência e egocentrismo, o capturou e o aprisionou numa pequena gaiola limitando seus movimentos a pular de um a outro poleiro.
Diz o ditado popular: " mais vale um pássaro na mão do que dez voando." Eu diria: mais vale um pássaro voando do que dez na mão. Pássaro voando significa vida e liberdade. Pássaros na mão significa prisão.
Quando o pássaro canta na natureza, está louvando a Deus pelo dom de voar. Quando canta na gaiola, está rogando a Deus para perdoar seu carcereiro.
Dei asas demais pra um amor que vôou como um pássaro e lá no alto se perdeu no espaço e nunca mais voltou
A liberdade que procuro, que seria assim como voar e cantar feito um pássaro, só encontro no teu abraço.
... o Espírito é o pássaro que tem o Corpo o seu ninho, quanto mais desapega do ninho mais o Espírito voa ...
Sou como um pássaro livre. Abro minhas asas, voo e sinto o vento bater em meu rosto na intensidade que me convier.
Sou um pássaro que foi trancafiado numa gaiola desde que nasci e, após 20 anos, liberaram-me unicamente por cuidado de outrem; eis, pergunto louca e fortemente: como poderia um pássaro que só conheceu uma realidade — aquela em que me foram inutilizadas as asas — voar para o além, sem ou com direção, para incitar-me a sensação relaxante que teria após ver o pôr do sol no sublime e infinito horizonte? Como poderia atravessar o mar, se nunca me foi criada resistência para sair do chão? Vivemos com o que temos; nascemos, alguns, com imposições duras que, infelizmente, perduram para a vida toda.
"O menor pássaro não pode pousar na maior árvore sem enviar uma vibração à sua fibra mais distante; às vezes, as mentes são sensíveis às palavras mais insignificantes."
Não seja estúpido a ponto de pensar que aquele pássaro que você condenou à prisão perpétua em uma gaiola sem qualquer crime, canta de felicidades, pois o canto dele é de angústia e desesperança.
Tenha em mente que o pássaro que você mantém confinado em uma gaiola não canta nunca, apenas grita de angústia e desespero. No entanto, os imbecis não conseguirão compreender essa linguagem, apenas os bons de coração ouvem este grito.
Como é feliz um pássaro que pode apenas fazer aquilo para que foi criado: cantar e voar. Imagine alguém não poder cantar e voar…
Infância é pássaro que voa em todos os mundos; adulto é observar o mundo que voa em todos os pássaros.
Um pássaro brigando com sua própria imagem no espelho pode revelar uma natureza deturpada nos seres humanos.
Um pássaro digladiando com sua própria imagem numa superfície espelhada, essa também é a minha reflexão.
A insônia é um pássaro de hábitos noturnos: quando a noite começa ele chega e só vai embora com o raiar do dia.
Mulher é um pássaro feito de luz. E esse privilégio é o que lhe dá sustentação e lume de fênix. Sem esse brilho único que lhe reveste a superfície ela não se reergueria das cinzas cada vez que é transformada em pó, tornaria-se apenas mais um contorno qualquer indefenido e invisível entre tantos.
Quando chega o fim do dia, o meu pensamento voa, nas asas silenciosas da paz, e como um pássaro solitário faz pouso, no ninho da gratidão.