Poemas para uma Pessoa Querida
Sou, bem sei, uma voz que clama no deserto. Não se esqueça porém V. Ex.ª que a voz que clamou no deserto foi a que anunciou o Salvador.
O homem perfeito do pagão era a perfeição do homem que há; o homem perfeito do cristão a perfeição do homem que não há; o homem perfeito do budista a perfeição de não haver o homem. (Bernardo Soares)
A fome só se satisfaz com a comida e a fome de imortalidade da alma com a própria imortalidade. Ambas são verdadeiros instintos.
Um artista forte mata em si próprio não só o amor e a piedade, mas as próprias sementes do amor e da piedade. Torna-se desumano devido ao seu grande amor pela humanidade — esse amor que o impele a criar a arte para o homem.
O gênio é a maior maldição com que Deus pode abençoar um homem. Deve ser sofrido com o mínimo possível de gemidos e queixumes, com uma consciência tão grande quanto possível da sua divina tristeza.
A velocidade de implementação das mudanças é inversamente proporcional a quantidade de regras estabelecidas.
As pessoas que pensam por si mesmas estão vulneráveis a agir fora da lei. Aqueles que agem de acordo com o pensamento alheio estão dispostas a agir fora da lei.
Aonde há uma suspeita que se revela um problema, mais problemas brotarão se continuarem a investigar.
Muito me avisaram sobre o luto que sentíamos quando as pessoas atravessavam para o outro lado da vida. Mas esqueceram de me dizer que ás vezes essas pessoas não morrem, elas apenas atravessam para ourra etapa da vida sem você.
Uma implementação de sucesso depende da forma como se desenvolvem as sinergias nos pontos de integração.
A democracia relativa é pautada pela justiça relativa, que pode inocentar criminosos e condenar inocentes.
Qualquer pessoa é capaz de fazer qualquer coisa, desde que possua os mesmos conhecimentos, habilidades, insumos, ferramentas e vontade de aprender e fazer acontecer.
As mudanças sempre acontecem e as pessoas se relacionam com elas pelo nível de aceitação e colaboração para sua efetivação.
Tem horas que a justiça dos homens não passa de uma decisão arbitrária que, por mais que se floreie de palavras mirabolantes, não consegue ser justa.
Lutar contra os foras da lei nos proporciona dupla vitória. Pela resistência para não agir como o inimigo e, ainda, impedi-lo de furtar-se às regras vigentes.
Apenas os que afirmam deter poderes absolutos se mostram refratários à crítica, como se a sua própria natureza fosse imune à análise perspicaz.
Nada é mais democrático que um debate com pensamentos divergentes em que, ao final, haja compreensão de todos os prós e contras de cada proposta e sejam deliberadas escolhas sobre as reais necessidades, priorizadas pelas possibilidades.
"Talvez seja por isso que é difícil dela se apaixonar. Porque ela não se encanta por qualquer coisa. Ela vai se apaixonar por você, se você entender que se apaixonar é uma coisa simples, cheios de detalhes e que todo dia é um recomeço."