Poemas para Pensar
Toda mulher sábia encontra na sua ancestralidade a inspiração da força que carrega no peito, a sapiência pautada no caminhar de seus dias de vidas de lutas gravadas em todas as suas células. Toda mulher que se conhece, no âmago do sagrado, sabe onde pisa tal qual uma fera que espreita e analisa seu entorno para a passagem e aprendeu a defender-se só. Toda mulher que aprendeu a pensar segue o caminho da coragem e da força, e na sua inteira capacidade, inspira e acolhe, orienta e compartilha, com sangue e presteza de uma guerreira que o tempo moldou com preciosidade. Toda mulher que sabe, é.
Adriana Adam
Agir mais... falar menos; porém, pensar antes de agir e, se possível, anotar; e comemorar os frutos de cada ação!
O temor das palavras "o que vão pensar" acaba destruindo coisas simples na vida das pessoas e momentos alegres. Muitas vezes, deixam de realizar certas ações por se preocuparem com o que os outros podem pensar, mesmo que esses pensamentos alheios não tenham fundamento.
O homem, tão zeloso de sua liberdade de pensar e escolher, é na realidade, uma marionete movida pelos cordéis, atrás e acima dele, e que por sua vez são dirigidos por fatores desconhecido de sua consciência.
Nas asas do tempo chegamos até aqui, voando de tão rápido, os dias, os meses e os anos passaram. Será que realmente vivemos ou apenas passamos sem perceber. Pois bem, ainda há tempo e vida, vamos pensar sobre isso.
Não há sociedade capitalista sem exploração, sem desigualdade social, portanto, não tem como pensar em mudanças sem a luta de classes.
Para que nos coloquemos em círculos virtuosos todos o sentimentos precisam estar alinhados com o nosso pensar.
Não devemos pensar como se já conhecêssemos o resultado, mas sim resgatarmos aquilo que pode agregar a um objetivo. O que se propõe é compreender o conjunto de fatores que podem levar ou não a uma situação. E é possível identificar alguns comportamentos e analisá-los constantemente.
A tomada de consciência de sua individualidade como ser, te liberta da necessidade implantada pela sociedade, de que sua felicidade está vinculada a obrigação constante de querer se igualar ou possuir o mesmo que o seu "semelhante".
Cada Ser Humano é um Universo em si mesmo; assim sendo é de vital importância o respeito à sua opinião. A discussão saudável, leva ao crescimento do saber.
"Sei lá, uma decisão sobre amar, se entregar, só por um olhar? É algo a se pensar... Amar? O que realmente será? Apenas desejar? Cobiçar? Se entregar? Sem os defeitos de um outro alguém condenar? É algo a se praticar... Ilusão será que isso é só uma alusão amor que julgamos ter de todo o coração? Paixão? Um salto se entregando em uma nova e imensa escuridão? Sei não... Dói no coração? Se não for amor ou paixão? E se tudo virar solidão? É o dilacerar do coração? É o momento de abrir mão? Largar todo os sentimentos no chão? Juntar cacos do coração? Acho que não... Se não for o mesmo sentimento? Se não houver ao menos algum acalento? Vou perceber no momento? Eu tento? Só olho e penso... A quem amar? A quem se dedicar? A quem se declarar? É muito a se pensar... Quem escolher? Quem tem que ser? Vou ficar a mercê? Sem saber? Não consigo escolher... e se eu deixar? Ver rolar? O que acontecerá? Não custa tenta... Deixo para lá? Sei lá..."
Eu odiava pensar que não teria essa vida. Que meu destino seria ser uma menina qualquer invisível, sem graça e sem amigos.
Quando se parte para uma vida melhor consciente do que se quer, é certeza que alcançará o desejo almejado.
"Pensar ainda é o mais instigante feito da engenhosidade humana, fazê-lo de forma crítica e fundada, sem se deixar conduzir por mitos ou paixões, nisso é que reside, dentre tantas, a maior dificuldade.
E veja, não se deixe enganar, não serão seus títulos de honrarias ou propriedade, que lhe farão ser lembrado na posteridade, porque tudo isso o tempo corrói, mas a expressão da força das suas ideias e a dignidade dos seus ideais, esses, quando verdadeiramente autênticos, permanecerão eternos."
Quem muito pensa se esquece de viver. Não fique apenas no campo das ideias. Seja uma pessoa proativa.
A música nos ensina antes mesmo de nos tocar, ela "reconhece e respeita" desde um simples estalar de dedos até uma sinfonia composta por instrumentos e arranjos complexos, sem distinção. Seja ela provinda de um Templo ou de um cortiço.
"Eu não consigo pensar com toda essa gravidade, e no silêncio, meus pensamentos são negativos...Por que será?"