Poemas para Jovens
Jovens são como atores principiantes subindo pela primeira vez num palco, podem ter todo o talento do mundo mas não têm a experiência dos aplausos nem a decepção das vaias.
Velhos não decoram o papel eles representam a realidade.
Quando criança somos curiosos, quando jovens somos determinados a ir atrás do desconhecido, quando adulto ficamos preso ao passado, quando velho vivemos plenamente.
Assim digo quando criança somos cegos, quando jovem nossa visão é embaçada, quando adulto olhamos para trás, quando velhos aprendemos a enxergar propriamente.
O sábio deve o quanto antes aprender a parecer tolo. "-Parecer tolo? - os jovens perguntarão". Sim, a tolice faz parte do "arsenal" do sábio, ele a utiliza da forma que lhe convém e usufrui da mesma. Porém o tolo, pobre tolo, jamais conseguirá se passar por sábio.
Quando finalmente entendemos pelo que vivemos o tempo já passou. Deixamos de ser jovens e nos tornamos adultos.
Com o passar das estações o tempo voa, nossa memória antes falha, agora é como um rio de estrelas ou como o sol que sempre anseia a chegada da lua.
Vindo o ENCCEJA, com que ânimo os outros jovens frequentarão paulatinamente a modalidade regular? E a Educação merecendo o respeito que a sua injustiça conquistou!
Muitos jovens gritam por liberdade e no entanto se escravizam às insinuações da moda ou às exigências de um determinado grupo a que pertencem.
Existem pessoas com 40 que tem a mente de 10. Existem também jovens de 15 com a mente de 30. Idade, pra mim, não define moralidade.
Muitos jovens insistem em dizer: "nossa, minha mãe é chata!"
Eu digo ao contrário: Mãe não é chata, apenas ama em excesso!
Nossos idosos tem muito a nos ensinar, porém, existem jovens que não dão a mínima importância em aprender com eles. E o bom de tudo isso é que você não aprende na escola.
Um vídeo, mostrando jovens pichando muros, sob a imediata reação de raiva e tristeza do dono, sob a vista também de outra criança, e, a partir desta, subsequentes cenas de solidariedade, evocou-me a imagem do rastilho, que, uma vez que a ele se ateie fogo, segue o seu curso, implacavelmente, até a explosão final. E, semelhante ao terrível rastilho, assim também é a violência de cada dia. Até o momento em que alguém, movido por um sentimento que aparentemente parece perdido no recôndito de alguns seres humanos, interrompe esse circuito destrutivo. Esse sutil sentimento, a que chamamos solidariedade, também ele se faz um rastilho, mas que, em vez de embebido na pólvora, que destrói, se faz imerso na fraternidade que levanta, que consola, que constrói. E, nesse momento, em que uma reação em cadeia do Bem se produz, não posso deixar de associar o Criador a um simpático velhinho de barba longa, sentado em seu portentoso trono, no qual, ao ver uma cena dessas, dá um largo sorriso de criança travessa, que deu a outra criança um balde de tinta com as cores do arco-íris, para que ela pintasse, novamente, todas as paredes pichadas do mundo.
(Pensamentos soltos na brisa das tardes. Sorocaba/SP: Crearte Editora, 2013)
Nós Jovens somos primeiro um dom a nós próprios e depois um dom aos nossos pais e à nossa sociedade.
Eu não suporto ver os jovens de hoje em dia com os olhos fixos em um aparelho celular em todo lugar que eu olho. Eles andam pela rua olhando pra isso, sem se quer olhar pra quem passa por eles ou então para a beleza da natureza. Eles viraram escravos da tecnologia e não sabem mais aproveitar a vida presos ali. Eu não faço mais do que ficar com pena desses escravos, que dedicam suas miseráveis vidas á um pequeno aparelho.
Existem circunstâncias na vida, que naturalmente são frutos de nossas escolhas quando jovens e, que com o tempo descobrimos que foi uma péssima ideia, mas não podemos voltar atrás, não mais. Então é quando a vida nos testa e devemos encontrar sentido nas pequenas coisas que nos restam, idas e vindas fazem parte, somos literalmente heróis de nós mesmos.
Jovens deixem para exagerar na maquiagem quando estiverem com uma certa idade, aproveite a beleza natural que vocês tem
O que me deixa muito triste é ver jovens que não tem senso de humor e se acham muito adultos para rir de uma piada ou brincadeira de bom gosto. Se um dia eles perceberem que estão enganados, talvez seja tarde de mais e não terão boas recordações para sorrirem quando estiverem sozinhos...
Existem muitas coisas que os jovens sabem melhor do que um velho, mas não é a idade que torna alguém sábio, mas o que ele de fato sabe usar em benefício dos outros”