Poemas para Jovens
Esta é a única coisa que deuses e mortais compartilham: quando somos jovens, nos consideramos os primeiros a experimentar cada sentimento no mundo.
É uma ilusão dizer que a juventude é feliz, uma ilusão daqueles que a perderam; mas os jovens sabem que são infelizes, pois estão cansados do ideal infalível que lhes foi incutido e, cada vez que entram em contato com o real, são machucados e feridos.
Perdemos a conta de quantas vezes chutamos o balde quando jovens. Com o tempo, a vivência força-nos a andar na ponta dos pés.
Educar, despertar inteligências, criar redes de intercâmbio cultural, tirando os jovens estudiosos de um isolamento que os oprime e debilita -- isso é TUDO o que me interessa, o objetivo e a justificação da minha vida. Quaisquer opções políticas estão subordinadas a isso. Infelizmente, não é possível realizar essa atividade sem que nela se intrometam pessoas que têm mil e um objetivos diferentes, mil e uma agendas escondidas. Umas querem subir na política, outras querem alistar gente em alguma seita, outras querem angariar adeptos para alguma campanha internacional, e assim por diante.
A mediocridade dos jovens atuais só pode ser explicada pela incrível incompetência social e moral de seus pais;
quando jovens a vida é tão simples como respirar os dias sempre iguais competindo com a suavidade das nuvens...
Os homens jovens, belos e robustos, estão destinados pela Natureza a propagar a espécie humana, a fim de que essa não degenere.
É lamentável ver tantos "jovens teólogos" gastando dias por Calvino e Armínio sendo que estes mesmos jovens não tem ao menos horas de pregação aos perdidos e aos que não conhecem Cristo.
Familiaridade com os jovens especialmente no recreio, sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não pode haver confiança. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão…”
Os velhos samurais não tem mais a mesma vitalidade dos jovens, porém são mais mortais e ainda podem ensinar os gafanhotos...
A proliferação da tecnologia tem atrofiado a socialização dos jovens e as relações mútuas entre adultos.
NÃO BASTA AMAR OS JOVENS, É PRECISO QUE ELES SAIBAM QUE SÃO AMADOS. (PENSAMENTO DE DOM BOSCO - O SANTO DOS JOVENS)
Os jovens de hoje dificilmente lêem um bom livro, acham o demasiado extenso, preferindo jogos eletrônicos. Pergunte lhes quem foi Modigliane ou outra personagem histórica e a resposta será sempre a mesma: não sei ou nunca ouvi falar. Não sabem que a liberdade de que eles hoje usufruem se deve a cada uma dessas pessoas que ousaram e souberam fazer a diferença no mundo apático em que viveram, desafiando o destino a que foram submetidos.
Alguns jovens, ignoram que um povo inculto é facilmente dobrado, mas, infelizmente esta é a geração em formação que contemplo bem diante dos meus olhos.
Onde estão teus pensadores? Teus intelectuais? Os jovens sonhadores que mudam o mundo? Por onde andam teus artistas? E o teatro, a dança o folclore? Pelo menos um jornal... Uma cidade sem poetas, sem serestas nem coral!
Assim não há alma que agüente; tudo se embrutece.
Espero estar motivando um exercito de jovens brasileiros a se ultrapassarem! Sei que podem, pois eu fiz.
Os jovens de antigamente arriscavam a vida para lutar pelo futuro do brasil, hoje eles clicam em compartilhar.
Os jovens perderam o amor. As crianças nasceram sem ele. Os velhos viram o amor se calar e partir sem dizer nada. Dor estagnada. Dor é o que mostra que ainda há vida, pois quando para de doer, não há mais ar nos pulmões e nem batidas de corações.