Poemas para Jovens
Uma vez eu ouvi de uma amiga:
"Estou na BAD!"
Fui ver o que era essa tal de BAD...
Ficar na BAD é uma mistura de um estado melancólico, dramático, carente de valores e depressivo. É péssimo!
Choque cultural.
Antigamente era algo normal a família sentar, todos juntos, para almoçar. Era normal uma reunião de família.
Hoje não é mais assim, ao que parece, a nova geração não é mais tão ligada nisso. Isso provoca um choque cultural e datas como a de hoje viram motivos de desentendimentos.
Para os mais antigos hoje era um dia de reunir a família e comemorar. Hoje em dia para os mais novos, em sua maioria, é um dia comum. Esse choque cultural é o pivô das reclamações dos mais antigos para com os mais novos.
As coisas mudam, as culturas mudam, mas nem todos mudam junto. A antiga geração não entende muito bem a nova geração onde não existem mais laços tão fortes com a família. Não que eles não existam, mas não são tão fortes quanto eram antes.
Para a nova geração: Entendam que as reclamações fazem parte da cultura dos mais velhos, na criação deles a presença era algo muito importante, quase que sagrado, dias comemorativos era "o dia da reunião da família". Como isso quase não existe mais, seus parentes mais velhos sentem falta e reclamam tentando falar "isso está errado"
Para a antiga geração: Entendam que hoje vivemos num mundo onde tudo que envolva laços emocionais perdeu valor, as coisas não são mais como antes. Entendam que não é que os mais novos não ligam para nada, mas eles tem o jeito deles de gostarem baseado na geração deles. Não criem expectativas em cima deles. Eles gostam sim de vocês, mas o "gostar"de hoje não é mais igual ao "gostar" de antigamente porém isso não quer dizer que gostem menos ou mais. Apenas gostam.
É complicado sim de entender, mas não briguem, apenas tentem ver com os olhos dos outros, o mundo está passando por um grande processo de mudança cultural e as coisas já estão complicadas o suficiente para todos. Não piorem!
Ei jovem! Acorde!! E nunca desista! Mesmo que seu meio seja o inverso do ideal. Mesmo que a maldade e a incompreensão te cerquem. Saiba que alguem torce por você. Não se acovarde por diagnósticos. Nem todo diploma é dono da verdade. Pode crer que já vi e sei de muitos erros. Nunca perca a esperança! Mostre a Deus que acredita. Acredite em você. E saiba que Deus te ama demais! E que sempre irá mandar anjos em forma de pessoas que irão te ajudar na tua jornada.
# muito feliz jovens ao ver a sua determinação em meio ao caos.
# por favor não recue
# esta no caminho certo
# se cerque do bem e ele te acolherá
💞💞💞💞💞💌💌💌💌💌 tamo junto!
#Em #ruas...
Vielas...
Ela está...
Sob a luz da lua...
Ou de postes bruxeleantes...
Cantos em penumbra...
Jovens mancebos...
Alguns senhores garbosos...
Andarilhos da noite...
Ficantes...
A pele não tem mais viço...
Noites mal dormidas...
Bebidas...
Drogas...
Tudo consumiu...
Vulgaridade sua amiga...
Nessas horas vazias...
O perigo é certo...
Seu tempo que é incerto...
Ri de sua infelicidade...
Justifica sua iniquidade...
Das escolhas erradas...
De sua mocidade...
A ânsia de viver ainda é grande...
Mais madrugada não garante...
Sofre...
Não se dá por vencida...
Enquanto haver um sopro de vida...
Quando aurora anuncia...
O início de mais um dia...
Tal qual Nosferatu...
Volta para sua tumba...
Que antes vazia...
Agora preenchida...
Pela triste criatura...
Das madrugadas perdidas...
Sandro Paschoal Nogueira
Acha mesmo que se eles tivessem opção de moradia e lazer iriam fazer uma festa numa rua na favela?
A necessidade do jovem de interação e relacionamento falaram mais alto que o bom senso dos que estão de fora e vem aquilo como perigoso. Mas se eles tivessem opção de lazer e diversão a historia seria diferente!
Esses que morreram pisoteados são sim vítimas da sociedade. Não eram bandidos. Não saíram a noite para roubar e sim se divertir e paquerar. Como pobre vc sabe muito bem o quão escassas são nossas alternativas de diversão. Sem lugar melhor para ir foram para um baile funk na favela e lá morreram como animais pisoteados por uma massa desesperada e em fuga.
O texto passou de 3 linhas. Leia mesmo assim. Questões complexas não podem ser debatidas com um simples meme.
As vezes não sei, quem eu sou!
Duvido até da minha própria alma.
Não sei se sou dura como uma pedra ?
Ou mole como uma geleia ?
Talvez transparente como a água, ou leve como o vento.
Posso ser até o próprio vento.
São muitas duvidas. Pra pouca afirmação,
Mas sou jovem, teimosa, insana, bruta, arrogante. Porém sou o futuro, sou a resposta, o descobrimento de algo, a vivencia da novidade, do buscar do saber.
Somos jovens merecemos conhecer o nosso modo de viver.
Aquele que não buscar evoluir, aprender e a crescer em sabedoria, ficará para trás e ao longo do tempo, poderá ser refém da esperteza de outros...
Deus abomina esperteza, e eleva os sábios.
Por isso:
Menos festas e mais estudos.
Menos bebidas e mais foco.
O tempo aos poucos irá te moldar e mostrará em quem você se tornará com suas atitudes de hoje... Portanto, reflita!
Aceitar... Um verbo qual é dito com tanta frequência mas mesmo assim, tão pouco é posto em prática.
Se eu costumo aceitar? As vezes. No início, não gostava muito não, mas com o tempo a gente precisa aceitar.
Hoje aceito meu lugar, aceito o que recebo e o que posso dar. Aceito meus defeitos e minhas qualidades também. Aceito o tempo, os acontecimentos que com ele vem e aceito minha vida.
Única coisa que não aceito, é não te ter nela. Mas tenho que aceitar que não posso te fazer ficar onde teu coração não aceita estar.
Quando só morriam idosos na Itália
Diziam : eles não trabalham não tem
Problema.
Agora morrem muitos jovens no Brasil.
Os idosos vão ter que trabalhar agora.
To só pensando.
Malditos sejam aqueles rascunhos
Que nunca saem do papel.
Nunca saem do planejamento.
Quantos fascínios em rascunhos
Adormecem em nós ainda,
Jovens corações?
Ela se prende, dentro do seu quarto e arrepende.
Ele só corre, por esse motivo mal ele dorme.
São apenas dois jovens e vocês imaginando bobagens.
Não são dois jovens, são apenas dois personagens.
Coitadinhos!!! mas serão ou não?!
Assim nasceram tais pobres coitados;
Daí, pois, devermos bem reflectir;
Se dos mesmos nos deveremos rir;
Ou chorar por feito nos desgraçados!
Chorar, por em tais haver tal defeito;
Que os obriga a parecerem cagões;
Ou sorrir por tais serem tão morcões;
Que nem dão fé do provocado efeito.
Cuidai-vos jovenzinhos com tal moda;
Pra em NÓS pobres coitados evitardes;
Dado o havido em todos ser tão nosso UM!...
Feito por nossos pais e mais nenhum!!!
Pra mal vistos, tais vossos não deixardes;
No em vós vermos com éFe: a pobre poda.
Com o carinho do humor; (ver imagem relacionada na minha página de poesia do Facebook)
Nesta jornada da vida, é comum encontrar desafios que parecem insuperáveis. O bullying e o preconceito são formas cruéis de injustiça que podem ferir profundamente, deixando marcas difíceis de serem apagadas. Mas lembrem-se, vocês são mais fortes do que imaginam, e há uma luz brilhando dentro de cada um de vocês, pronta para dissipar as trevas da adversidade.
Em momentos de desânimo, recorram às palavras reconfortantes do Salmo 34:18: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito." Deus está sempre ao seu lado, pronto para lhes oferecer conforto e força para superar as dificuldades.
Assim como José, que foi alvo de inveja e injustiça por seus irmãos, lembrem-se de que Deus transforma as situações mais sombrias em oportunidades de crescimento e superação. José passou por tribulações, mas no final, emergiu como um líder poderoso, capaz de perdoar aqueles que o haviam ferido.
Sejam como Daniel, que manteve sua fé e integridade mesmo diante das provações mais difíceis. Sua coragem e determinação o tornaram um exemplo de resistência e esperança para todos nós.
Queridos jovens, não permitam que o ódio e a intolerância dos outros definam quem vocês são. Vocês são preciosos aos olhos de Deus, criados à Sua imagem e semelhança, e merecem ser tratados com amor e respeito. Acreditem em si mesmos, busquem apoio em amigos e familiares amorosos e nunca desistam de lutar por um mundo onde o amor e a aceitação prevaleçam.
Lembrem-se sempre das palavras encorajadoras de Romanos 8:37: "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou." Vocês são mais do que vencedores, capazes de superar qualquer desafio que a vida lhes apresentar.
...
À medida que desemburramos com o tempo, substituímos o viço da mocidade pela autenticidade das marcas de expressão.
Descobrimos uma riqueza que nenhum dinheiro pode comprar, o processo extraordinário em que você se torna a pessoa que sempre deveria ter sido.
Aí passamos a invejar o vigor dos jovens, e percebemos que os mancebos não estão preocupados com a nossa austeridade. Eis que surge mais um esculacho da vida: uns conhecem o que perderam, outros desconhecem o que lhes falta.
Ainda posso trocar a inveja pela consciência de perceber este movimento tão natural.
Segue o êxodo de músicas do Spotify, os mesmos milhões de dólares saem da conta de Zuckerberg. Facebook é para velhos, dizem os jovens, ávidos por movimentos, informações diluidas, e relacionamentos líquidos, como disse o pensador.
Mas os velhos do facebook, que gostam de boa música, que prezam valores, não abrem suas câmeras para qualquer um, prezam suas seguranças e seus familiares, curtem leituras longas, textões e tals. Eles têm perfil para metaversos, fazer fortunas virtuais, investir em terras de ninguem?
Seria o colapso pandêmico?
As crias de point blanc, redes, velocidades, sem saber ler e escrever...estariam as criaturas devorando seus criadores? Tal como Frankenstein...criaturas monstruosas, com bloqueios mentais...será?
Aguardando as cenas dos próximos capítulos...
Tem dias que já acordamos com o espírito da juventude nós impulsionando a lutar e assim nos vemos com coragem nos olhos e toda a vida pulsando em nossas mãos.
PauloRockCesar
Jovens e nus frente ao mar, estão presentes em cada célula do seu corpo. Mas a vida que têm é demais para eles e não sabem que fazer dela. Emergem da água rutilantes e riem. Depois deitam-se na areia, gastam o dia e a noite a amar-se, a embebedar-se, a estoirar todo o prazer e forças que têm. E ficam ainda com vida por gastar. É desses sobejos já com bolor que terão de viver depois na velhice.
A distância que você percorre na vida depende do seu carinho com os jovens, da sua delicadeza com os idosos, da sua compreensão com os que se esforçam e da sua tolerância com os fracos e os fortes.
Todos amam as copas das árvores e suas flores, mas quase ninguém dá importância às suas raízes. As raízes fincadas no solo sujo, oculto, representam os alicerces de nossa personalidade: as perdas que sofremos, as dificuldades que atravessamos, as lágrimas que choramos, inclusive aquelas que ficaram escondidas, que nunca foram encenadas no teatro do nosso rosto.
Todos erramos, todos falhamos, todos nos estressamos. Mas reitero, ninguém é digno do pódio se não usar suas lágrimas e seus fracassos para alcançá-lo. Aplausos e vaias, sucessos e crises, apoio e rejeições, fazem parte da história de cada ser humano, principalmente daqueles que são apaixonados pela humanidade e querem contribuir com ela.