Poemas Góticos de Amor
Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calar os opositores e transforma aversão em admiração.
Eu nem puxo mais assunto, mesmo que o teu silêncio me machuque. Prefiro assim, não corro o risco de ser ignorado.
Não se deve contar com a minoria silenciosa, pois o silêncio é algo frágil. Um ruído alto... e está tudo acabado. O povo está amedrontado e desorganizado demais. Alguns tiveram a oportunidade de protestar, mas foram como vozes gritando no deserto. O barulho é relativo ao silêncio que o precede. Quanto mais absoluta a quietude, mais devastadoras as palmas.
Aos idiotas: o meu silêncio. - Embora para eles não fará diferença alguma, pois nem isso entenderam.
Não precisa dizer nada. Seu silêncio é meu refúgio e você é minha madrugada fria de outono. Seu sorriso me aquece e nada mais faz sentido sem esses segundos que parecem horas quando estou presa nos seus olhos. Você já não pode ser o que eu quero. Porque você é mais que isso. Você é tudo o que eu queria merecer.
A ignorância se alimenta de aplausos. A inteligência bebe na fonte do silêncio. A melhor risada é a de dentro. Aquela que os invisíveis não ouvem.
Muitos caíram tentando me derrubar, o meu silêncio é mais poderoso do que minhas palavras, quando eu me calo, Deus trabalha por mim.
Eu sei que dentro do seu silêncio corre um rio de pensamentos e que, em algum lugar, suas águas ficam mais claras ao encontrar as minhas.
Não te queria dizer adeus como quem parte, mas como quem procura no silêncio e no vazio do adeus uma só e inútil resposta.
Mas naquele silêncio solene, escuta-se o sopro do está adormecido. Olhe, olhe pra mim... venha acordar-me, pois estou aqui em vida.
As palavras dos sábios, ouvidas em silêncio, valem mais do que os gritos de quem governa entre tolos.
Existe no silêncio uma tão profunda sabedoria que às vezes ele se transforma na mais perfeita resposta!
Nota: Adaptação de um pensamento de Eurípedes, cuja autoria tem vindo a ser atribuída a Fernando Pessoa.
...MaisO silêncio de um coração magoado grita tão alto, que o cego enxerga, o surdo ouve e o mudo fala. Porque embora ninguém veja um coração magoado, todos ao redor o sentem.
O silêncio é a maior demonstração de insensibilidade, covardia e frieza em relação ao sentimento e sofrimento alheio.
O silêncio mórbido machuca pela indiferença! O silêncio da compreensão é um bálsamo! E o silêncio interior ensina e faz crescer. Pois o barulho não está fora de você, mas sim na sua mente. Aquiete a sua mente e compreenda-se primeiro para depois poder o outro compreender.
Às vezes, meu silêncio fala por si. Prefiro ficar quieta do que explicar os meus problemas a pessoas que não se importam.