Poemas Fortes

Cerca de 3843 poemas Fortes

⁠A intolerância não pode ser tolerada, porque ela nega o próprio fundamento da convivência .

Inserida por samuelfortes

⁠O sucesso é muitas vezes definido como sucessões de resultados alcançados por qualquer um, muito nos deixamos escravizar pelo sucesso definido pelo grupo, haveria uma outra possibilidade de entender o problema, que é entender o sucesso como uma realização da nossa própria natureza propriamente.Nesse sentido, o sucesso eu diria: o pleno florescer,a exuberância maior da nossa vida e a busca da nossa maior excelência. Me parece ser mais interessante do que alcançar o resultado do que o outro espera de nós.

Inserida por samuelfortes

⁠A ética, é essa restrição à conduta a estratégia que leva ao prazer, ganho,resultado e com vistas à preservação de um bem maior, que é a convivência justa e harmônica entre todos.

Inserida por samuelfortes

⁠Emocionais e intelectuais, levantar-se a mão e defender-se para os princípios de convivência que considera justos, porque se acovardar e omitir ,estará oferecendo de mão beijada às forças que lhe são contrárias à prerrogativa de nadar de braçadas e, definir sozinho como devemos interagir e conviver.Exatamente por isso que cada um de nós, deve ter essa competência cívica de cidadão, para qualquer momento de interação social e levantar a mão, ainda que seja na contramão de forças hegemônicas e dominantes para defender seu espírito de justiça, seu sentimento de equidade ,seu intuito de uma convivência melhor para todos .

Inserida por samuelfortes

⁠⁠A busca da justiça não é simples e a complexidade dos valores destacadas por Edgar Morin , já era apresentada pelos antigos em formas geométricas.

Inserida por samuelfortes

⁠Os senhores já andaram nas ruas, já viram o que acontece nas ruas, nós é que somos provocados, a provocação não é o jeito de eu dizer, provocação é o que acontece em meu País, essas angústias que vejo pelas ruas, infelicidades estampadas de branco e preto, hoje eu conversei com uma pessoa absolutamente maravilhosa , uma pessoa que viveu na rua, morou na rua e se fez na rua fazendo à rua tentando viver com alegria, uma pessoa que fica " ao passe ao passe ao passe ao passe ",sabe o que é isso: ela vende passagens de ônibus a um preço abaixo, e ela vende com muita alegria e me disse: " viver é muito perigoso ". Então pensei: Se você reage a uma provocação, então, foi porque o seu ego foi tocado.

Inserida por samuelfortes

⁠Lembra quando lhe disse que ficava chocado ao ver cada vez mais cabelos brancos em meus pais? Pois é, dessa vez eu convivo e vejo, dessa vez eu sinto e posso, dessa vez eu passo e ando, dessa vez escuto e paro, pego e toco quando posso , paro e sento , na verdade, eu atravesso tropeçando no meu passo, passeando em meu pensar no breve e curto, admirando minha linda capistrana.

Inserida por samuelfortes

⁠Acredito na minha segurança e na má lembrança alheia, adoro ser esquecido pelo tempo, mas amo lembrar do tempo que me lembras.

Inserida por samuelfortes

⁠Mas e o peso na consciência, toda atividade moral é dolorosa e naturalmente que não é fácil,Sócrates dizia que a moral tem muito haver com o parto e ele uma certa vez pensou :" não se interessou pela filosofia da natureza, ou da physis, mas seu ponto de partida foi o próprio ser humano. Para Sócrates todas as pessoas traziam dentro de si o conhecimento, assim como para o seu pai, a obra de arte já estava dentro do bloco de pedra, apenas lapidava para tirar de dentro o objeto e , como sua mãe, que não fazia o parto, apenas auxiliava as mulheres a darem a luz, o conhecimento era colocado para fora através das perguntas e questionamentos, portanto, não podia ser ensinado" ,afinal de contas escolher a própria vida não é fácil e pressupõe identificar uma vida de carne e osso a ser vivida em detrimento de tantas outras preteridas , a moral é exatamente isso, a moral não é só escolher a vida que você vai viver, a moral também é definir as vidas que você não viverá e, isso as vezes é chato ,afinal de contas quem nos garante que a vida é eleita, quem nos garante que aquela escolha que fizemos é de fato a melhor? As vezes olhamos para as vidas não vividas, as vezes olhamos para as vidas que jogamos no lixo das reuniões de pautas de nossa existência, as vezes olhamos para vidas não apenas cogitadas por nós, mas que não mereceram em nós o estatuto de vida de carne e osso e muito nos lamentamos e aprece o ,arrependimento. Arrependimento, é atribuição de um valor tardio a uma vida não vivida como superior a uma vida escolhida para viver. Fazer moral não é nada fácil, a dor acompanha todo trabalho da moralidade e a angustia é inseparável de toda escolha, sobretudo, porque deixar de viver é necessariamente perder de uma certa forma.

Inserida por samuelfortes

⁠O curioso, é que no próprio pensamento mitológico, o surgimento do Homem não é exatamente um episódio nobre .Você se lembra que o homem surge da iniciativa de Epimeteu e Prometeu, de compensar o tédio cósmico promovido por Zeus. O homem surge tanto ele como os demais mortais como uma tentativa de divertimento, não é exatamente a aparição triunfal que imaginávamos para nós, e o que é mais curioso, que em relação aos animais o homem surge à partir de um erro. O erro de ter entregue aos animais, todos os atributos, acessórios, prerrogativas e todas as armas que a natureza poderia ter para enfrentar o mundo e a eles mesmos e , ao homem nada sobrou. Talvez por isso Prometeu tenha entregue ao homem a astúcia, para que ele mesmo fabricasse o que lhe faltava, porque o homem nasceu zerado, incompetente, incapaz de sobreviver por contra própria, se entregues à si mesmo, perece. Coube ao homem aprender a viver no meio do caminho, como se fora aprender a remar, remando. Desprovido de tudo e coube ao homem desenvolver uma tecnologia de vida que a natureza pode lhe dar. Lembra-se que a tartaruguinha sai do ovo, e vem a primeira onda e já é tartaruga, um recém nascido ao lado, vem a primeira onda e já é um recém nascido afogado. Portanto, se o valor é concomitante ao surgimento do homem, o valor tem a ver com a própria condição humana e esta , não é a mais auspiciosa e a mais rica, pelo contrário, é a de carência, de escassez ,debilidade. Se o valor é uma invenção humana ,aparentemente faz parte desse aprendizado para a vida que o homem teve que se desenvolver para apetrechar os seus, que como ele ,nasceram na carência e carestia e na impossibilidade .O valor então, faz parte dessa tecnologia que o homem desenvolveu para se virar, sem os recursos que a natureza por alguma razão, lhe privou.

Inserida por samuelfortes

⁠⁠Passado, presente e futuro,nada é passado, passado não tem existência material, passado não é nada, passado não existe. O futuro, tão pouco, nada existe no futuro, futuro não tem existência material ,então futuro não é. Sobrou-nos o presente, que também não é, porque se fosse permaneceria e se tornaria eternidade. Estranho o presente, que para ser tempo precisa deixar de ser e transformar-se em passado . Perceba, para que o ser seja, não pode deixar de ser, se o presente é, tem que continuar presente, se for presente que continua presente , ele é exatamente o instante que não sai dali e se torna eternidade. Portanto, para que o presente possa ser tempo, ele precisa não ser ou deixar de ser,mas virar passado. Por consequência, estamos na mão de um presente que não é, porque está na sua índole temporal tornar-se passado.

Inserida por samuelfortes

⁠Um cão mal adestrado, ou um mau cão adestrado ? A filosofia está em todo lugar, até em quem guia a guia da coleira do próprio cão !

Inserida por samuelfortes

⁠Muitos dizem que não precisamos de filosofia para pensar,claro que não! Porque pensar é um atributo atávico de nossa espécie .

Inserida por samuelfortes

⁠De fato, filosofia se assemelha um pouco a algo que sai do óbvio e portanto entra para nós oferecendo outra percepção, mas saber colocar um ponto de interrogação naquilo que parece óbvio, já se torna por si só um movimento filosófico.

Inserida por samuelfortes

⁠O Capital, sempre, não o capitão! Um tiranete que fala de nióbio e grafeno sem saber e só, com malícia, só tem a milícia e a divisa do exército dividida na dívida e dúvida interna e externa do Capital do grupo do Paulo Guedes.

Inserida por samuelfortes

⁠Há décadas em que nada acontece e tudo parece estar em conformidade, e há dias,semanas e meses em que décadas acontecem de uma só vez,uma mistura de nada por todo canto, onde se tem o todo que não é de todos,mas nos pertence.

Inserida por samuelfortes

⁠ Hoje, lendo Espinosa (Baruch,1632/77), em bom português, o filósofo racionalista que voltou ao pó, aos 44 anos, devido ao do vidro bem manipulado qual às ideias. A Natureza é Deus, não Antropomórfico, que nos cria e guia! Maletictus, excomungado aos 24 anos. É pela imanência do corpo e mente, em vez da transcendência da alma mortal. Deus Sive Natura,(Deus ou Natureza)! Os seres humanos, união de corpo e a mente, são modos finitos de Deus ou partes da natureza infinita. Deus não é uma causa transcendente, separada dos seres singulares, mas é imanente a eles, pois eles são expressões do ser Absoluto. A mente humana não é uma substância anímica independente, uma alma meramente alojada no corpo para guiá-lo, dirigi-lo e dominá-lo. A liberdade é o ser em si consigo mesmo, no corpo e da mente. “Não há meio mais eficaz para dominar a multidão do que a superstição”. O Novo Testamento trata da salvação individual: Jesus é o Messias que redimiu os homens do pecado original e os conduzirá à glória da vida eterna, se se amarem.

Inserida por samuelfortes

O pensamento é livre e o que será da bondade. ⁠É pensamento da bondade, mas o Homem não é bom por natureza, torna-se bom ou não pela consciência ou pela força. O Homem troca sua liberdade pela segurança do Estado, como estamos fazendo na quarentena. Está no Leviatã. É a máxima intervenção do Estado na vida privada que priva de nossa liberdade.

Inserida por samuelfortes

⁠Filosófico pascalino mexe com a alma. William Shakespeare (1664-1616), deixou 34 peças e 134 sonetos e muito mais. A vingança, em Hamlet, é bem conhecida. Algumas escritas na quarentena da Peste Negra (1665/6). Bons aforismos oportunos: Que é o homem, se sua máxima ocupação e o bem maior não passam de comer e dormir? Ser ou não ser... Eis a questão. O mundo é um palco, e todos os homens e todas as mulheres são apenas atores. Em certos momentos, os homens são donos dos seus próprios destinos. Somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos. Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia. Tudo aquilo não passou de um sonho, um sonho de uma noite de verão. Há algo de podre no reino da Dinamarca. É uma infelicidade da época, que os doidos guiem os cegos. O mundo está desarticulado!

Inserida por samuelfortes

⁠Somente o conhecimento liberta o ser humano,o mau é mau poque ele é ignorante,se um indivíduo mau soubesse que fazendo mal aos outros,ele ao fim faz mal a ele mesmo,ele se corrigiria. É um processo educacional que acorrenta a fera em cada um de nós, existe um paleoantropólogo chamado Richard Leakey e que por sinal é filho do também muito famoso Louis Leakey, um homem que respeito muito, apesar de não conhecer pessoalmente, li um pouco do livro quando tinha 16 anos e o doutor Louis Leakey se torna até um pouco exagerado quando diz que do ponto de vista inato,aquilo que a gente trás de berço,de bagagem cromossomial,ele diz que do ponto de vista cromossômico, isso é zero. Discordo e acho um exagero,mas que o processo educacional tem um força gigantesca na formação do cidadão, não tenhamos dúvida.

Inserida por samuelfortes