Poemas Fortes
Olhar Horizontal
O Belo pensamento, é uma ilustração verdadeira do sempre (desde que o ser humano existe). Por causa desse condicionamento, poucos são diferentes de verdade, ainda que alguém seja na sua essência, diferente, o "outro" de certa maneira acaba sucumbindo sua "diferença", através de forças impostas como o "status" ou "popularidade", ou como em séculos passados a "religião", enfim. Mas alguns "rebeldes" séculos a dento quebraram esses padrões, e será sempre assim. É lindo saber de histórias como a de Galileu Galilei, Darwin e James Hutton Claude Henri Gorceix, Auguste de Saint Hilaire, John Mawe, Barão Wilhelm Ludwig von Eschwege, J.B. Von Spix, Von Martius ....
Livre Arbítrio
É interessante lembrar também da doutrina do livre arbítrio de Agostinho, pois foi uma saída teológica e filosófica pro problema da responsabilidade de Deus diante da crise extrema do fim do Império Romano, o livre arbítrio é uma manobra filosófica pra justificar as falhas do plano de deus; pra responder ao sofrimento humano, é uma forma de transferir a responsabilidade de Deus para o próprio homem, que só se aplica quando convém, porque a doutrina é contraditória em si. Apenas mil anos mais tarde é que de fato a responsabilidade de seu destino foi atribuída ao próprio homem de maneira radical, com os iluministas e as grandes revoluções. Hoje sabemos que o homem tanto transforma o seu espaço como é escravo dele, e que 99% de nós apenas vive com o que nos é dado e nada mais, condicionados por nossa própria natureza.
Construção
Ética é uma das bases para o relacionamento entre as sociedades, ou seja, é a partir dessa ação que o valores morais podem ser cumpridos, levando em consideração todas as camadas sociais
Sono Equivalente
Seja Rico ou seja Pobre, quando você consegue dormir, o sono é sempre o mesmo para ambos.
Razão Ética
Ética é um conjunto de valores e princípios que você utiliza para suas escolhas e conduta entre “sim e não” ou “certo e errado”, mostrando que somos livres, mas ao mesmo tempo, devemos lembrar que em todo e qualquer lugar existem normas e regras a serem seguidas.
A Ética no cotidiano esta profundamente ligada ao respeito ao próximo, assim como tudo aquilo que é decreto e não correto, isso inclui cortesia, honestidade entre outras atitudes, simples decisões do dia a dia devem ser tomadas com ética, muitas vezes em situações que envolvem sentimentos nos deixamos levar pela emoção e não pela razão.
Metabolismo Cultural
O movimento produzido pelo espírito humano é de teor mais intenso e profundo e reflete,bem como,revela às ânsias mais intrínsecas e inerentes e profundas,que são desejos fundamentados nas necessidades da alma e do espírito, situados no inconsciente ou no consciente do ser.
A história e a sociedade consistem em constantes movimentos circulares, lineares e de inércia de evolução, involução e estagnação fundamentados em um logos histórico universal,que é a razão lógica para a possibilidade ou estagnação do movimento. A vida e os seres vivos são caracterizados pelo movimento, metabolismo e reprodução e, a sociedade como um organismo vivo é caracterizada pelo movimento ou inércia, metabolismo e reprodução das sementes essenciais e originais em árvores existenciais e reais, cujo logos spermatikos, que permitem a origem e manutenção da natureza e são de procedência divina e do logos divino, produzem e se reproduzem e se manifestam nas evidências histórico-sociais em correntes de origem religiosa, psicológica, econômica, política, social, jurídica, cultural e filosófica. Contudo,as ações sociais de cunho religioso-espiritual são as mais poderosas devido a sua respectiva maior intensidade e força causal de movimento, pois os anseios e desejos de uma alma, manifestam as necessidades mais latentes e profundas,que são aquelas inerentes e inatas ao espírito humano como essência divina e imagem divina, haja vista que,são reflexos das marcas indeléveis e imanentes e essenciais do Divino Trascendente na criatura humana criada por Deus conforme sua Santíssima Imagem e Divina e Digna e Correspondente Semelhança, que procura e encontra no próprio Deus a Plenitude,Completude,Significado e Propósito da sua essência se tornando em existência e do ser se metabolizando, movimentando e se reproduzindo em um pleno e perfeito e significante existir.
Cinto da Mordaça
"Angústia é o que você sente toda vez que percebe que é livre, que a vida depende da tua escolha e que essa escolha não é somente só ."
Controle Remoto
Na ausência, utilizo o remoto,em cada descontrole do controle para nos controlar em algo controlado.
Philiando-se
Philia, por faixa etária, embora muitos não estivessem respeitando o horário e isso tenha sido a causa da fila e da demora, era de se esperar revê-los numa cidade pequena.
Os mocinhos de antes, agora grisalhos, magrinhos, diminuindo, uns saindo da fila para fumar e foi-se aquela robustez de outrora, acabou-se o glamour, alguns nem seguiram à frente, sábado à tarde de um fim de semana qualquer.
"Enuncia-ações"
Diante de enunciações, se o enunciado B é deduzido do enunciado A, a sua veracidade não implica necessariamente na verdade de A, mas da falsidade decorrente à falsidade A.
O Choro e o Cheiro
Olha
Em frente
Para
Um lado
Para
O outro
Olha
Acima
Olha
Em baixo
Olha
Pra tudo
Quanto há
Olha
Mesmo
Até quando
Não
Há nada
Pra olhá
Olha sempre
Na esperança
De ter algo
Pra olhá
A Perda
Sentir
Harmonia
Do mundo
Força
Elemental
Hipnótica
Fruto
Do
Silêncio
Silêncio
Constrangedor
Olhar da janela
Matutina
Olhar pela varanda
Vespertina
A vida
Não para
É o sentimento
Ali está
Ele
Presente
Preservado
Novelo
Por aqui
Chegou
Faz tempo
Para traz
Deixou
Coisas
Por aqui
Juntou
Tem juntado
Coisas
Ave
De arribação
De sonhos
Memórias eternas
De algo que se juntou
Menininho
Por aqui
Chegou
Foi ficando
Ficou
E
Juntou
O
Juntado
E se foi
Voou
Para dentro
Sincronia
O eu
Lírico
O eu
Do poema
O eu
Que
Não sou
Eu
Intrigante
Instigante
O eu
Do tempo
Singular
Lírico
Eu
O eu
Do poema
Que
Não sou
Eu
Eu
Que não sei
O que sou
Vitalidade
Simetria
Formal
Bem
Calculada
Suavidade
De jardins
Sob chuva
Amor
Apaixonado
Pelo
Que possa
Existir
De
Mais Belo
Razão
Das
Razões
Inovações
Harmônicas
Ritmo
Falam
Por si
No banco parado
Sentado à assuntá
BABEL!
Na trilha
Em que
Trilha
Na pedra
De
Assuntá
Contemplando
O que há
Pra contemplá
Há
O que
Orna
O que
Não
Quem vivê
Vai vê
No quê
Vai dá
Arrebatamento
Viajar
No tempo
Descobrir
O charme
De novidades
Antigas
O inesperado
Do simples
Do complexo
Suprema
Motivação
Que
Nos encanta
Além
Da
Imaginação
Mônica
Felizes são os pássaros
Que chegam mais cedo
Onde a primavera é eterna
E dos velhos frutos caídos
Surgem árvores estranhamente calmas
Tarde
De sol
Morteiro
Tarde
De
Domingo passante
Marasmo
De
Segunda sem lei
Rua
Sem
Movimento
Vazio
Cheio
De alguém
Num rádio
Ruído e frequência
Pensamento longe
Abismo de um ser
Frustrado por assim dizer
Distantes são os caminhos
Que vão para o templo
E no meu ser
Todas agitações se anulam
Como na mente de um ser que sente
Nas ruas noturnas
A alma passeia, desolada
E só, em busca de Deus
E de repente, não sei
Me vi acorrentado no descampado
Eu sou como o velho barco
Que guarda no seu bojo
O eterno ruído do aiar batendo
Longe está o espaço
Onde existem os grandes vôos
E na cidade deserta
É o espaço onde o poeta
Sonha os grandes vôos solitários
No chão vejo rastros
Pegadas enlaçadas
De onde a poesia fugiu como o perfume da flor morta.
Fico imóvel e no escuro tu vieste
A chuva batia nas vidraças e escorria nas calhas, vinhas andando e eu te via
Eu me levantei e comecei a chegar, me parecia vir de longe
E não havia mais nada
Havia você na minha frente.
Vaga-lume
Vagando
Pelos reinos
Do pensamento
E da mente
Abstratos
Povoam
Seu universo
Permeando
Tudo
Dos céus
À ética
Humana
Inato
Desejo
De entender
Chegar
Ao fundo
Princípio
Fonte
Raiz
De todas
As coisas
Fez
Da fantasia
Seu real
Páscoa
Renovação
De
Esperanças
Tempo
De desfrutar
Também
As delícias
Das arrumações
Do ambiente
Pelos netos