Poemas Fortes

Cerca de 3877 poemas Fortes

Volto até Voltaire

Na filosofia, um dos grandes pensadores franceses e um dos grandes filósofos, é Voltaire.Voltaire que é um pensador francês do século 18, sempre muito humorado e crítico, possui um pensamento que é até divertido. Voltaire disse: Deus é contra a guerra,mas fica ao lado de quem atira bem.
Essa ideia pode até trazer alguma ofensa a percepção religiosa estrita, mas é uma ideia a se refletir. Não se deseja o confronto,mas terá a maior capacidade de vencer e atirar bem e , atirar bem significa habilidade, perícia, não se perder e não saber lidar com as coisas que nos auxiliam. Para que eles sejam momentos grávidos e capaz de dar a luz a um novo momento,nós temos que afastar essas 2 atitudes, a cautela que imobiliza e aquele hiper inconsequente.

Inserida por samuelfortes

⁠Meditações Metafísicas na sensibilidade

Eu que duvido, não posso duvidar de que quando duvido eu penso, mas para duvidar e pensar, tenho que existir e então eu existo.

Inserida por samuelfortes

⁠Classes

Na história do pensamento, muitos filósofos se caracterizavam por acreditar que aquilo que você vê no mundo da vida, as instituições, discursos, falas, conhecimentos, educação e a mídia, tudo isso não se explica por si só.
A explicação de tudo isso, está em uma espécie de subterrâneo e é preciso escavar, é preciso fazer uma espécie de arqueologia das causas e esses pensadores são chamados de filósofos da suspeita. Três, sem dúvida, Karl Marx, Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche.
Marx acreditava que a explicação das ocorrências do mundo da vida, elas se encontram camufladas, escondidas numa infraestrutura econômica e assim, em qualquer sistema econômico considerado é ali que você encontra as verdadeiras causas das ideologias, discursos, denominações e de toda produção humana, a consciência resulta de como produzimos bens materiais em uma determinada sociedade.
No sistema capitalista haveria sempre dois tipos de agentes, no sistema capitalista a produção de bens se dá em torno de um critério jurídico que é a propriedade privada dos meios de produção, chamados de burgueses, e os que vendem sua força de trabalho, chamado de proletários. E a verdade que tudo aquilo que você enxerga, tudo aquilo que atravessa a nossa vida, está diretamente ligado a relação entre burgueses e proletários e como eles não se dão bem, estaria ligado à luta entre os mesmos.
Por isso, a luta de classes que o foi estudo do pensamento de Marx, é sempre convidativo para pessoas lúcidas, não porque concordemos e façamos disso um mantra, mas que possamos entender na história do pensamento, um momento chave que certamente determinou muitos outros que se asseguravam.
Razão pela qual, os grandes estudiosos do pensamento de Marx são curiosamente os seus maiores e ferrenhos críticos.

Inserida por samuelfortes

⁠Eis a pretensão ilusória

A felicidade é uma pretensão ilusória de converter um instante de alegria em eternidade, felicidade seria aquele instante que você gostaria que durasse um pouco mais, aquele instante que não acabasse tão cedo, mas a felicidade é um lixo,não enquanto a alegria. O lixo da felicidade está na pretensão ilusória,mas a outra metade dela é linda.E nada inclui em meu juízo, que não se apresentasse tão claro e tão distante a meu espírito que eu não tivera nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida.
Essa página, pode não ser uma janela aberta para o mundo, mas é, certamente, um periscópio sobre o oceano do social.
Saltando para mais perto de hoje, o pensamento é uma coisa e, sem a qual e com a qual, o mundo continua tal e qual.
A filosofia não explica as grandes questões da humanidade, a filosofia muito menos tem a pretensão de explicar, a mesma, apresenta as questões para humanidade, ela mesma já denuncia a impertinência das reflexões que propõem.Por isso, a filosofia nunca explicou nada, apenas provocou e costuma-se associar a ideia de filósofo,hoje, como sendo uma atividade profissional e parece que para ser o mesmo, seja necessário ser professor, autor de livros, participar de bancas de mestrado e doutorado, em suma, ter uma vida acadêmica tradicional.
Ora, essa proposta é absurda, porque as preocupações da filosofia, elas são as preocupações de todo mundo, portanto, sabendo ou não, querendo ou não,todos nós filosofamos.

Inserida por samuelfortes

⁠Ramalhete do Ontem

Eu sempre entendi, que os olhos e a boca são instancias mediadoras entre as almas pensantes de quem dialoga, portanto há uma certa desonestidade e um falseamento, uma quebra de autenticidade toda vez que você começa a dar volta para preencher com palavras um certo tipo de reflexão, que naquele momento da sua vida é incapaz de fazer. O não sei, ele é tão eloquente ,comunicativo de si mesmo, quanto o mais a profunda e pertinente reflexão, o não sei é tão útil para se escancarar, abrir, mostrar para o outro que é, do que o mais sofisticado das reflexões e, é por isso, que através de muitos não sei, eu pudi pelo menos garantir a todo mundo que um dia veio conversar comigo, e de maneira mais clara que eu pudi, a preciosa informação à respeito de quem eles estavam lidando,interagindo ou vivendo.

Inserida por samuelfortes

⁠Sinuosidade e retilineidade

Tenho muito medo do mesmo,a mesma praça ,o mesmo banco, mesmo jardim,a mesma rua,mesma casa,mesmas pessoas e mesmo caminho. Em um mundo de grande mudança e velocidade, existe o prisioneiro do mesmo e quem sabe agente tem sorte, a mesma segue a coragem, mas repito uma coisa, coragem não é só uma disposição eufórica, você precisa prepará-la.

Inserida por samuelfortes

⁠⁠Nematóides salutíferos benfazejos

Em vez ou outra no ano de 2006, quase sempre, pois não poderia chover, antes de começar a aula da primeira turma do curso de Educação Ambiental da UFOP, exercia a atividade de me sentar no gramado das Oliveiras aos pés da Escola de Minas de Ouro Preto, às 7h da manhã.
Aos sábados pela manhã, fazíamos um sarau, lítero - filosófico - teatral . O assunto era livre e ia quem quisesse, ficava lotado. O que levaria um ser humano em sã consciência acordar cedo em um sábado,ver ou assistir uma pessoa falar de literatura, teatro e consciência ambiental ? Uma única coisa, fazer a cabeça!Assim como disse Clarisse, o melhor de mim é aquilo que ainda não sei, aquilo que desconheço e me renova, colocando numa rota de criatividade e de não esgotamento.
Em certa ocasião, obtive o prazer de ver passar por ali e se sentar ao nosso lado, Flávio Vespasiano di Giorgi, até o momento eu não sabia quem o era, e com ele, uma coisa especial aconteceu, nasceu em mim o que era poesia.
Di Giogi, disse algo de como controlar o entusiamo e não fazer com que a arte seja usada para humilhar, mas para encantar e em seu discurso comentou sobre o orgulho.
O orgulhoso é sempre alguém que tem mais de si em si mesmo, e portanto é necessariamente algo muito positivo, já o vaidoso é um orgulhoso equivocado, é um orgulhoso que não se conheceu direito, um orgulhoso que não soube flagrar em si mesmo as reais causas de sua alegria, é mais difícil ferir a nossa vaidade, justamente quando foi ferido o nosso orgulho.

Ao fim, disse: estou orgulho com a vaidade do não vaidoso duvidosos, em vocês.

Inserida por samuelfortes

Baú de Desejos Assassinados

Amar é desejar,nada de dramático, amor e desejo são as mesmas coisas, você ama aquilo que deseja, você ama aquele que deseja, você ama na intensidade que deseja e ama enquanto deseja.
A má notícia, é que se o desejo acabou é porque o amor acabou também, amor e desejo são as mesmas coisas. Nesse momento, a pergunta óbvia: se amor é desejo, desejo é o que ?
Desejo é a falta, desejo é aquilo que faz falta, desejo pelo que não temos e queremos ter, desejo pelo que não somos e queremos ser, desejo pelo que não fazemos e gostaríamos de fazer.
Agora temos a equação completa, você ama o que deseja e deseja o que não tem, e quando tem não deseja mais, como amor é desejo, então não ama mais. Funciona assim, simples e rápido e quando desaparece a falta, desaparece o desejo, como o amor é desejo, então acaba ali naquele instante.
Um ótimo exemplo é quando olhamos caixas de brinquedos de crianças, a primeira coisa que notamos é que tudo aquilo que era motivo de desejo para tê-los, acaba ali, em um baú de desejos assassinados pela presença, em um baú de desejos mortos pelo consumo.

Inserida por samuelfortes

Sino de bronze e neblina em prata, Ouro Preto.

O Trabalhador vende sua própria mercadoria, seu corpo, e se aliena na produção daquilo que não lhe pertence. Não pode vender sua alma e ser humilhado, se a escravatura não é má, nada é mau.
Estamos livres ? Não, as feridas não cicatrizaram e escravatura não foi abolida, na verdade ela foi generalizada, só que sem chicote.
A liberdade é a possibilidade do isolamento, se te é impossível viver só, nasceste escravo.
Hoje, 8 de Julho, o povo brasileiro celebra o dia do aniversário da cidade de Ouro Preto, talvez não a Abolição da Escravatura no Brasil. Eu sinto na pele o que é ser um negro... Eu me sinto muito bem, obrigado". Melhor um latifúndio de falas do que um deserto de ideias

Parabéns, Ouro Preto -Minas Gerais, pelos seus 310 anos.

Inserida por samuelfortes

Informação Alimentícia

Há pessoas que navegam na internet, enquanto outra parte naufraga, porque para navegar é necessário clareza para onde vai com a direção, e para navegar temos que saber o porque estamos fazendo aquele movimento com os remos.
Não se confunda informação com conhecimento, "comer bem, não é comer muito, comer bem é comer de forma selecionada".
A informação é cumulativa e conhecimento é seletivo, conhecimento é inesquecível, esquecível é a informação. O futuro é o passado em preparação e o que sobra é a obra, o resto soçobra.

Inserida por samuelfortes

⁠Modernidade Líquida

Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou, a liberdade é uma abstração. Somos o que repetidamente fazemos e a excelência, portanto, não é um efeito, mas um hábito. No triunfo da sociedade de consumo, quais as angústias da pós-modernidade ? É na liquidez do nosso tempo em constante veloz e mutação, que emerge o individualismo,insegurança e efemeridade das relações.

Inserida por samuelfortes

Sentimento oceânico

Sentimento peculiar, alguém poderia considerar-se religioso, ainda que rejeitasse toda fé e ilusão, um sentimento de vinculação indissolúvel e de comunhão com todo o mundo exterior.
Sentimento oceânico e o meu eu diluído no todo, o afastamento entre mim e o outro.

Inserida por samuelfortes

⁠Já, nela

⁠No sábado, o condado da Direita sem calçada e de pés descalços sujos sem calçado, aumentou à fome que se alastra nos lastros das fundações sem alicerces, estivas e bases, mas aceso e baseado, estão plenos e com gente com vírus Delta solto pela praça.

As ruas estão no inverno, pegando fogo.

O "almoço" durante o jantar, no restaurante à francesa, escrito à L'amitié, na rua Conde de Bobadela é uma boa pedida.

Um couvert de cenoura crua, pepino em tiras, patê de azeitona, berinjela, grão de bico calado e pão francês cortado à cabeça na guilhotina da Bastilha.
Não há beleza requintada sem alguma estranheza na proporção.

E não acredite em nada que você ouve, e apenas em metade no que você vê.

Nesse tempo de língua solta e barata, ela é uma boa pedida.

Inserida por samuelfortes

⁠Dia atípico

Cansei a cabeça descansada do martelo e empoeirado pelo tempo, descansando à minha já cansada.

Inserida por samuelfortes

⁠Cem Esperança e Trocados

Falta de forma, falta de fronteira e transparências sem molduras, esse é o navegar do mundo líquido, metáforas claras de uma modernidade afogada.

Inserida por samuelfortes

⁠Possessão do Eflúvio

É um estranho desejo, desejar o poder e perder a liberdade e nossa cultura tem pavor à liberdade, nosso desejo é manchado de medo e a angústia de ter perdido jamais suprirá a alegria de ter tido um dia possuído. A tristeza da vaidade e a passageira felicidade da possessão são irmãs, porém nenhuma contribui com propósito algum e liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem e quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões.

Inserida por samuelfortes

Matemática dos Anjos

⁠Depois de tanta ciência bem exposta e verbo bem conjugado e expressões que expressam à vida, diante da minha euforia de aprendizado somente deixo aqui uma interjeição simples e sincera do achado.

Inserida por samuelfortes

⁠Aperto de Mãos

Tenho milhões de palavras para expressar meu contentamento pelo conhecimento que vocês propiciam. Mas, quero deixar aqui apenas uma palavra, obrigado livro !

Inserida por samuelfortes

Possibilidades

⁠A possibilidade, a forma como agir, de certa forma é algo a ser questionado e explotado, sendo bem desenrolado, enrolado em impossibilidades e com a melhor língua da melhor interpretação do trava língua do língua presa.

Inserida por samuelfortes

Aconteceu Comigo

⁠Essa liberdade de escolha é também condicionada, é também uma convenção social, nossas escolhas são pré determinadas, são pré escolhidas antes mesmo de nós sabermos, essa liberdade plena de escolha é ilusória pois a ética vigente já escolheu o que convém eu escolher, os valores que determinamos já foram plantados em nossa consciência antes mesmo de termos consciência da consciência. Eu gosto disso, isso me foi dado. Isso tem valor pra mim,pois também o tem para outrem e este não participa do processo. Somos condicionados desde nascidos a ter e a consumir certas coisas, são padrões de beleza e de sucesso, e quando fugimos a esse conjunto de escolhas pré determinado, sofremos represálias ou mesmo vergonha. Somos livres para escolher dentre aquilo que já escolheram por nós.

Inserida por samuelfortes