Poemas Fortes

Cerca de 3861 poemas Fortes

⁠Lições do Covid-19

Estado mínimo, não funciona

Iniciativa privada, não atende o interesse coletivo

No capitalismo, o lucro está acima da vida

A solidariedade é a base do bem estar comum

Não devemos eleger dementes

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Pelo Olhar da Vidraça

Pelo vidro
Da vidraça

De
Meu canto
De espiar

Noitinha
Baixando

Lua
De
Meia curva

Vespertina
A pontuar

Miríades
De
Outras tantas

Pouco
A pouco...

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Atirador sem Elite

Qualquer
Um
É capaz
De tudo

Idealizar
Crer
Caminho
Sem volta

Nada
É longe
Muito
Longe

Jornadas
Não começam
Nem terminam

O interior
Transcende
O exterior

Uma jornada
Para toda
A vida

Cada um
A seu
Modo

Por que?
Por que não!?...

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Outros Tempos da Velha Direita Nova

⁠Um doce
De melancolia
De tardes
De domingo
De antigamente

Na
Rua Direita
Mormaço
De sol poente

Com preguiça
De segunda
Pela frente

Inda ontem
Era sábado

Dia de banho
De corpo inteiro
Na bacia grande

À noite
Cinema
De Romeu

Coboiaço
E seriado

À saída,
Cafezinho
Com
Pão de queijo
No Dormival...

Eram tempos
De
Se ter tempo

Outros tempos!

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Olhar da Menina, Casa 07


Raios
De sol
No olhar

Meiguice
De pureza
Sem pudor

Generosa
Vênus

Lira
Que
Aos fortes
Adormece

No que
Parece
Morrer
Enternece

Raios
No olhar
De sol

Doçura
De brilho
De luar

Que tudo
Por tudo
E atudo
Meu fim

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Agressão à nossa Inteligência.

⁠Aos olhos de Spinoza, só morremos de tristeza. A tristeza é o aperitivo da morte, a alegria no sentido da vida na contramão da primeira. O ganho de potência é a lógica de nossa vida, usamos a nossa inteligência antecipando encontros que supomos alegradores, evitando encontros que supomos entristecedores. Mas aqui cabem 2 advertências.

A primeira delas: Pô, se às 7h da manhã você está alegre todo dia, eu acho que vou mudar para sua cidade, me tornar geólogo, dar aula particular, porquê todo os dias, ás 7h ter alegria, está bom demais.

Então vai aqui a minha resposta e como segunda evidência: Você não entendeu! Pois o que me alegra, não tem porque te alegrar, porquê como você deve ter percebido eu não sou você.

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A Morte em Anúncios de Sessão de Empregos


⁠Como amanhã você é outro em relação a hoje, o que te alegra hoje poderá não te alegrar amanhã.
Como assim, eu sou outro amanhã em relação ao hoje?

Lógico que é, tudo amanhã trocou, Células morreram, células nasceram, as ideias são outras, os afetos são outros e tudo mudou. Aliás, é porque amanhã você é outro, que você morre, porque se amanhã você fosse o mesmo que hoje, você não poderia morrer. Como você vai morrer, é porque amanha você é outro.

Entendeu ?

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⁠Reich

Alegria incomoda, já a tristeza, têm torcida anunciada em plena segunda feira de uma Noite dos Cristais.

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Incorruptível, talvez um Idealista

Nossa civilização é vítima de apenas uma única interpretação do mundo e, esta interpretação é a socrática-platônica, que acredita que o mundo não é apenas o que a gente vive, mas existe um outro mundo determinado pela ideia, pelo pensamento, pois todo idealismo é uma espécie de niilismo.
Na medida que idealistas adotam valores tão elevados, refugiam-se em um mundo que nega a realidade que o cerca. Ao contrário de fazer uma realidade filosófica à partir do mundo, como Nietzsche pretendia, o idealista tenta mudar o mundo através de sua filosofia já preconcebida.
Em Miscelânea de Opiniões e sentenças, ele escreveu: " O idealista é incorrigível, se é expulso do seu céu, faz um ideia de seu inferno".

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Quase no Olimpo

Grande Hermes, nos ajudando como sempre na mitologia grega Pré- Socrática. Talvez esvaziando a lata de lixo no olimpo do pensamento abstrato.
Leve as ordens de Zeus, para que Calipso liberte Ulisses de seu cativeiro.

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⁠Sentes como odeias

Você odeia a forma como se sente
Sempre mais perto da chama

Cada vez mais perto da lâmina
Ela é veneno, louca, exuberante.

Construí estas mãos para me levantar.
Somos servos de nossas formas formulaicas

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O Estúpido como Real

⁠Enquanto isso
Serenou
Saudades

Dos olhos
De sempre
Ver

Experimentou
Eternidade
No breve
Instante
De eterno

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Adornado

⁠Sentia
Sente

O vazio
De
Não mais
Sentir

De
Quem
Ama

A vibração
O mesmo
Ardor

A mesma
Intensidade

O quanto
Do mesmo
Quanto

Que
Um dia
Pensou-se
Amado

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Ramificação Aromática

O crescimento
Da tendência
Conservadora
Direitista
Tem
Na incompetência
Da esquerda
Pretensamente
Progressista
Seu maior
Cabo eleitoral

Preocupante
O populismo
Seu mimetismo
Político
Sem
Identidade
Partidária

Presença
Nos mais
Diferentes
Palanques
Mundo
Afora

Realidade
Tecnológica
Inquestionável
A Globalização
Ainda
Não faz
Parte
De fato
Da cultura
Universal

O
“Jus potendi”
Se contrapondo
Ao
“Pro bono público”

Humanos
Ainda
Mal
Resolvidos

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Assentado e acetato

Fantasiou
Fantasias
Que
Só existiam
No seu
Fantasiar

Esperançou
Esperanças
Que
Só existiam
No seu
Esperançar

Imaginou
Imaginâncias
Que
Só existiam
No seu
Imaginar

Acreditou
Acreditâncias
Que

Existiam
No seu
Acreditar

Expectativou
Expectativas
Que
Só existiam
No seu
Expectativar

Ali
Na pedra
Assentado
Assunta
Tem assuntado
Tem estado
À assuntá

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⁠Gosta
De café

Sempre
Tomou
Café

No caneco
No copo
Na xicrinha

Tomar
Café
Sofisticou

Tem técnica
E técnico
Especializado

Barista

Fazer café
Exigindo
Curso

Pós-graduação
Até

Servido
Em casa
Especializada
Um luxo
Que só

Mas
Nada
Se compara
Ainda
Ao cherim

Pela casa
De manhã
Café cuado

Cuadô de pano
E a vida
Levando
Com
Muita fé

Inserida por samuelfortes

Livre para pensar.

Ao meu ver, o budismo tibetano é o menos contraditório (mais filosófico). As outras ramas são propensas a religiosidade , assim como o islamismo, cristianismo, judaísmo e demais. Talvez, tenhamos que matar Deus, não que ele esteja morto e distante de uma morte aparentemente inevitávele premeditada.
Niesztche, tem uma capacidade incrível de enxergar e verbalizar a sociedade moderna. Essa capacidade, porém, tem um lado muito pesado para um ser humano carregar. Niesztche, foi amaldiçoado com essa capacidade de ver nossa real situação e sente como quem procura Deus e o mata.
Essa crítica que faço à Nietzche, se refere mais à cultura do Ocidente, correto? Porque no Budismo, por exemplo, não existe a figura de Deus, de um Criador. A mente humana (consciência) é o ponto central. Somos (com nossa consciência), segundo os ensinamentos de Buda (como revelador, por observação, da mente), os únicos responsáveis por nosso destino (pela via do carma).

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Brahma Kumaris

Os animais possuem carma? Porque animais sofrem? Até que nível fazem escolhas, pois a inteligência deles existe mas, é menor que a nossa.
Acredito que em parte temos livre-arbítrio mas, muita coisa não temos escolhas, estamos sujeitos ao ambiente e terceiros.
Pense nos animais queimando no pantanal, tiveram escolha? Foi cármico? Ou estão pagando pela consequência de compartilhar o mesmo planeta que os humanos, de nossa irresponsabilidade e egoísmo?
Esse foi o momento que eu quebrei com toda ou qualquer religião.
Segui o Hinduísmo por alguns anos, não o deixo de seguir, acontece que quando seguimos os Hindus, temos que estar preparados para uma alimentação, assunto complexo que aqui não exponho. Primeiramente, quero deixar claro que apesar de meu comentário eu não sou budista. Apenas me interesso por todo tipo de filosofia. Segundo o budismo, os animais tem carma, sim.
Mas essa questão é extremamente complexa. Caso seja do seu interesse, sugiro pesquisar em livros sobre a filosofia budista. Há livros que explicam especificamente a questão do carma.

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Cativeiro Kármico

⁠Não é que no Budismo não tenha a figura dos deuses (como originária da Índia), mas sim que os com ou sem os deuses, eles não influenciam na sua felicidade e nem na sua condição humana. Isso já era algo presente na cultura indiana há muito tempo, como Krishna mostra na Bagavad Gita.

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O Viver Perigosamente

Ou seja, a filosofia deve ocupar o seu lugar, valorizando o humano, os grandes valores, o Ubermanch, a Grande Política, entende os conceito e como ele se relacionam?
Um pensamento que em mãos erradas acontece o que aconteceu na Alemanha.
Mérito cármico?

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