Poemas Fáceis de Decorar

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Nas revoluções políticas os povos ordinariamente mudam de senhores sem mudarem de condição.

O mundo, que não é causador de nenhum bem, é cúmplice de muitas infelicidades; depois, quando vê eclodir o mal que ele maternalmente chocou, renega-o e vinga-se.

O orgulho pode parecer algumas vezes nobre e respeitável, a vaidade é sempre vulgar e desprezível.

Hoje, setenta por cento da humanidade ainda morre de fome... e trinta por cento faz dieta.

Se você olhar atentamente você verá que existe apenas uma coisa e somente uma coisa que causa infelicidade. O nome desta coisa é apego. O que é apego? Um estado emocional de aderência causado pela crença de que sem alguma coisa particular ou alguma pessoa você não consegue ser feliz.

Existem pais estranhos, dos quais a vida inteira não parece ocupada senão em preparar razões para os filhos se consolarem pela morte deles.

Desejamos fazer toda a felicidade, ou, não sendo isso possível, toda a infelicidade daqueles a quem amamos.

Os que têm tentado reformar os costumes do mundo, no meu tempo, com opiniões novas, reformam os vícios da aparência; quanto aos da essência, deixam-nos intactos, quando não os aumentam.

Há males na vida humana que são preservados de outros maiores, e muitas vezes ocasionam bens incalculáveis.

A autoridade não se consegue sem prestígio, nem o prestígio sem distanciamento.

O deleite imaginado é muito maior que o gozado, embora nos verdadeiros gostos deva ser o contrário.

É preciso rirmos antes de sermos felizes, sob pena de morrermos antes de ter rido.

Sem as ilusões da nossa imaginação, o capital da felicidade humana seria muito diminuto e limitado.

Considero a família e não o indivíduo como o verdadeiro elemento social (arriscando-me a ser julgado como espírito retrógrado).

Num Estado, isto é, numa sociedade onde há leis, a liberdade só pode consistir em poder fazer-se o que se deve querer e em não estar obrigado a fazer o que não se deve querer.

A maioria das mulheres quase não têm princípios: conduzem-se pelo coração e, quanto aos seus costumes, dependem daqueles a quem amam.

Os soberbos são ordinariamente ingratos; consideram os benefícios como tributos que se lhes devem.

Fazemos ordinariamente mais festa às pessoas que tememos do que àquelas a quem amamos.

As coisas maiores só devem ser ditas com simplicidade; a ênfase estraga-as. As menores precisam de ser ditas com solenidade; elas só se sustentam pelo modo de expressão, pela atitude e pelo tom.

O avarento mais preferiria que o sol fosse de ouro para o cunhar, do que ter luz para ver e viver.