Poemas Espirituais

Cerca de 15403 poemas Espirituais

A fortaleza do espirito


Às vezes, parece que a vida não é mais do que um teste para nossa paciência e resistência.

Há dias em que a alegria já acorda em nossa companhia; e há dias em que levantamos sem ânimo, sem mesmo saber para quê, pois até a esperança de felicidade parece extinguir-se.

O cansaço e a desesperança atacam a todos, sem excepção; e há os que sucumbem e se rendem à vida, abandonando a luta e aceitando a derrota.

Que tu não sejas um destes e acordes, hoje, como um bravo; alguém a quem a vida, muitas vezes, não oferece nada, nem mesmo a esperança - mas que, mesmo assim, cerra os dentes, levanta, reage e luta!

Que acordes como um valente, de quem o destino pode tirar os sentidos e a respiração, mas não pode tirar a coragem.

Pois, se a vida nos testa, mostremos a ela que nosso corpo pode ser frágil, mas que nossa alma é de aço.

E que a espinha de um bravo verga, mas não quebra!

FORÇA DO ESPÍRITO SANTO

Estou com vontade...
Estou com vontade de correr,
Com vontade de estudar,
Com vontade de conversar,
Com vontade de trabalhar.
Estou com vontade.
E esta é uma vontade verídica,
Não é mera idéia mental,
É vontade de colocar em prática,
De mudar as coisas,
De mudar os rumos,
De ver coisas diferentes,
De sentir coisas diferentes.
Estou com vontade de lutar por sonhos antigos,
Mas não esquecidos.
Vontade de voltar a fazer o que eu gostava de fazer,
Mas que o tempo não me deu mais tempo de fazer.
Vontade de fazer o que eu quero,
Porque hoje estou sentindo que eu posso tudo,
Tudo naquele que me fortalece.
E Ele tá dizendo que eu vá,
E eu vou.
Cansei de ficar parada esperando as coisas do vento,
Agora eu vou no vento do Espírito Santo,
Para onde Ele quiser me levar,
E vou, vou deixar me levar,
Porque eu quero ir.
E vou agora...

ESPIRITUALIDADE

É o espírito humano a reflectir
o Espírito Divino.
É o princípio pelo qual o cristão
vive uma vida digna e superior e
a orienta segundo a força e os
valores desse mesmo espírito.

Cândido Nicola
1996

Eu amo você.

E amo de corpo... de coração... de espírito e alma, por você ter me compreendido e me acolhido nos momentos que mais precisei de alguém especial para amenizar minhas dores... desabafar meus problemas... confortar meu ser com palavras doces e sábias, e me tirar da solidão da alma sem ao menos saber como eu era diante do que a vida havia reservado pra mim e você.

Amo você... Porque antes mesmo de conhecer meu ser ou saber como eu era diante daquilo que vivia de verdade, você desafiou a vida e as pessoas do seu meio de convivência, apenas para me dar oportunidade de ser seu amigo... confidente... e cúmplice de todas as horas não importando o que ia acontecer.

Amo você... Porque em você depositei confiança, e como recompensa por ter aberto meu coração para falar dos meus segredos e meus mistérios, de você recebi conforto... segurança... carinho... paz e muito... muito amor numa hora que me encontrava perdido meio aos conflitos do coração e dos pensamentos.

Quando precisei de alguém para superar esses momentos de tristeza e solidão, você... com esse seu jeitinho especial e meigo de ser.

Com esse seu gesto simples e humilde de ser, e de entender outro ser humano, você foi conquistando cada espaço dentro do meu coração como se nada estivesse acontecendo, porque não esperava que um dia fosse estar do meu lado tentando descobrir minha forma de viver e ser, sem interesse de envolver seu lado sentimental com minha pessoa, mas não foi isso que aconteceu.

O que falta para completar a minha e a sua felicidade eu ainda não sei e não descobri, mas eu tenho uma certeza...

Enquanto estivermos vivendo juntos e lado a lado.

Por tudo que fez por mim, eu amo você de corpo...coração...espírito e alma e é assim que vai ser, mesmo que os desencontros da vida nos separe qualquer dia desse.

Eu amo você e nada vai contrariar o que sinto por você.

Sombra e Luz

Nenhum espírito da comunidade terrestre possui tanta luz que não admita em si certa nesga de sombra, nem existe criatura com tanta sombra que não guarde consigo certa faixa de luz. Aprende a fixar o próximo com a claridade que há em ti. Não creias, porém, que semelhante trabalho se filie ao menor esforço porque, pelo peso das trevas que ainda imperam no mundo, a sombra que ainda nos envolve, na Terra, a cada instante, insinuar-se-nos-á no próprio entendimento, perturbando-nos as interpretações.
Se te demoras na obscuridade, não enxergarás senão os defeitos e as cicatrizes, as feridas e as nódoas que caracterizam a fisionomia do irmão infortunado, constrangendo-te ao medo e à usura, à incompreensão e à aspereza. E sabemos que quantos se detêm no cipoal ou no charco não encontram outros elementos, além da lama ou do espelho, para oferecer. Alça a lâmpada acesa do conhecimento superior e avança para a frente e, então, a ignorância e a delinqüência surgir-nos-ão aos olhos por enfermidades da alma, que é preciso extirpar, a benefício da felicidade comum.
"Não saiba a vossa mão esquerda o que deu a direita” – ensina-nos o Evangelho – e ousamos acrescentar:
”não saiba a nossa sombra o que fez a nossa luz”, porque, dessa forma, avançando, acima das tentações da vaidade e do desânimo, a chispa humilde de nossa fé no Bem Infinito poderá transformar-se em chama viva e redentora para o caminho de todos os que nos cercam.

A verdadeira liberdade é a do nosso espírito,
que pode, conhecendo as leis que regem a vida,
tornar-se livre.

Que tenhamos espíritos bons para a busca da humanidade.
Que não julgue pelos os valores e pela a moral, pois, nada está acima ou abaixo do homem.
Não há preceitos que venha fazer-ti especial frente ao Outro. Sejamos simples, pois estamos longe da pureza das flores perenes.

A minha espiritualidade se prende à oração que Deus nos ensinou:
“Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
O trabalho honesto e suado, Deus está sempre do lado observando o momento certo de dar a vitória.
O mundo pode se levantar contra vc, mas se Deus estiver no controle hahahahah, coitado daquele que se meter no seu caminho!

“Alma ou espírito é uma entidade constituída em sua essência por Luz Divina, e que possui ou não inteligência racional.

Emprega-se o nome de alma quando a entidade se encontra dentro de um corpo físico vivo, e dá-se o nome de espírito quando essa entidade não está dentro de um corpo físico vivo.

Na Terra podemos dividir as almas em dois grandes grupos que são: as dos Seres Humanos, que são munidas de uma inteligência racional e irracional, e as dos animais, que são munidas apenas de uma inteligência irracional, que recebe o nome de instinto animal.”

E o Anjo me levou em espírito até um grande e alto monte. E me mostrou a Cidade Santa, Jerusalém que descia do céu, de junto de Deus, com a glória de Deus. Seu esplendor é como de uma pedra preciosíssima, pedra de jaspe cristalino.
A muralha é de jaspe. A cidade é de ouro puro, tão puro que parece vidro transparente. Os pilares da muralha da cidade são recamados com todo tipo de pedras preciosas: o primeiro pilar é de jaspe; o segundo de safira, o terceiro de calcedônia, o quarto de esmeralda, o quinto de sardônica, o sexto de cornalina, o sétimo de crisólito, o oitavo de berilo, o nono de topázio, o décimo de crisópraso, o décimo primeiro de jacinto e o décimo segundo de ametista. As doze portas são doze pérolas. Cada uma das portas é feita de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.
Apocalipse 21, 10-11.18-21

Espiritualidade
Sempre fui Católica, sempre frequentei igreja, rezei, agradeci.
Passei pela fase dos porquês, me questionei sobre construções suntuosas, sermões hipócritas e maçantes, pedidos de dízimo à exaustão e tédio em algumas Missas.
Ao contrário do que pode parecer, meus questionamentos me uniram ainda mais à Deus, a espiritualidade, me fortaleceram. É claro que não tinha a maturidade que tenho hoje e nem sei se já a conquistei, é claro que julgamentos e dúvidas fizeram parte da minha ligação com a fé, mas o que foi bom foi ter aceitado apesar dos questionamentos, aceitado não como algo imposto à mim quando criança, nasci católica e vou me manter católica, houve uma busca, uma dúvida, críticas, compromisso e por fim, propósito. Passei por vários estágios e me encontro na fase: Quero ser uma pessoa melhor, quero ser exemplo de amor, quero levar sorriso, paz e alegria, quero me motivar a mim e ao meu coração não com base em pessoas ou erros do passado, não com base nas minhas mazelas, nos meus erros e no meu jeito estourado de ser, mas motivada pela força interior que transborda dentro de mim. Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem à você! É fácil? Não! Sempre Consigo? Não!
Muitas e inúmeras vezes entro no tabuleiro do perde tudo, volto 4 casas, volto 2 casas, então inicio o jogo, rasgo a folha rabiscada e pego uma nova página, limpinha para iniciar novos ciclos, para viver novas e divinas aventuras, para recomeçar, para tentar alcançar a minha linha de chegada: O Paraíso. Primeiro o Paraíso na Terra, depois o Paraíso no Céu.

Ser jovem é uma coisa, ser velho é outra coisa

A juventude é um estado de espírito, a velhice é um estado físico

Ó Filho do Espírito, criei tua riqueza.
Como podes ser pobre?
E fiz o teu poderio.
Como podes ser fraco?
E da própria essência de amor e sabedoria.
Eu te manifestei
Como te ocupaste com alguém mais?
Volte a tua vista para ti mesmo, para que me encontres em ti. Forte - Poderoso - Supremo.

Se eu vivo as coisas da carne, firo de grande modo o espírito.

Se eu vivo as coisas do espírito, crucifico ate a morte a carne.

Na verdade vivo uma triste ilusória, de um livre arbítrio que não e livre.

Me perguntou
porque te olho tanto
te digo
admiro a materia
de quem alcancou
o meu espirito
quando eu te disser
pela primeira vez
que te amo
repreenda-me!!
terei demorado muito a admitir

ETERNO

Seu silêncio alimenta os meus pensamentos,
Seu sorriso alegra meu espírito.
Por isso viver não é o suficiente
É preciso sentir calor... O seu calor.
As cinzas do tempo não levarão meus sonhos.
Vou eternizar meu amor enquanto posso e sinto;
Sou tão louco e tão criança ainda... Eu sei...
Tenho em você minha hombridade, minha lucidez,
Eu tenho em você todos os dias da minha vida,
Tenho esperanças e os desejos.
Por onde ando e faço casa tenho você no pensar,
Sinto na distância do seu corpo uma saudade insuportável,
Tenho delírios constantes e um impulso incontrolável.
Para onde o tempo me leva eu não sei...
Talvez te encontre numa das esquinas da vida
Ou num plano qualquer que seja.
Por enquanto quem me guia é essa saudade
E quem pode me parar é você.

Sou fã de um lindo sorriso,
sorrir me faz bem,
contemplar um belo sorriso
alegra meu espírito.

"Vou lhe dar um novo coração e pôr um novo espírito em você; vou tirar seu coração de pedra e lhe dar um coração de carne."

EXEQUIEL 36:26

O poema dos pés descalços

O poeta calçado
só exalta o espírito,
venda a si
e ao seu companheiro
que é explorado

o poeta descalço
sente na pele,
luta e grita
quando ao povo miúdo
só resta o percalço

porque o poeta,
se calça o pé,
fantasia a vida, esquece
que de matéria ela é;
se calça o pé,
jamais sentirá (e denunciará)
o que aflige a “ralé”

já que
calçado
o pé do poeta
não fica no chão;
calçado
o poema só serve
a uma fria erudição;

calçado
lhe faltará boa fé
posto que ao que (e quem) serve o poema
se o poeta
calçado
não o sente pelo pé?

Guerra Espiritual

A luta do bem e do mal existe desde o início da criação até os dias de hoje.
É uma batalha constante e invisível, que surte efeitos espirituais, emocionais e físicos. Este confronto acontece com todos nós, em nosso dia a dia, nos lugares que frequentamos e na maioria das vezes com as pessoas que nos relacionamos.
Muitas vezes alguém se aproxima de nós com o intuito de nos oferecer amor e trazer a paz, mas nem sempre é essa a companhia que escolhemos para conviverem ao nosso lado. E com isso, afastamos as pessoas que nos fariam bem para dar espaço às que possivelmente nos farão algum mal.
Na vida existem apenas dois caminhos a percorrer: o certo e o errado. No momento da bifurcação o que vai decidir o lado que seguiremos é o nosso discernimento do que entendemos ser certo e errado. Nossos pais nos ensinam, na escola também aprendemos, e na realidade não é difícil distinguir o bom e o ruim; nós é que muitas vezes complicamos as coisas, nos enganando e nos escondendo atrás de uma venda, por conta do orgulho, egoísmo e outros sentimentos invasores e aproveitadores.
Precisamos manter a comunhão com Deus e permanecer firmes na fé. Pois, ainda que escolhamos caminhos errados, se preservarmos o amor em nosso coração, Deus estará conosco. Porque Deus abomina o pecado, mas ama o pecador. O que nos afasta de Deus é a falta de amor. E na verdade Deus nunca nos abandona, Ele apenas não interfere em nossas escolhas, mas permanece de longe olhando por nós e aguardando o nosso chamado. E quando Deus percebe que O queremos de volta em nossa vida, mesmo que haja uma barreira de pecados nos separando ou forças do mal impedindo nossa conversão, Ele nos dá a mão e nos resgata. Porque Deus é Pai.
Não há mal que vença o bem quando existe amor e fé!