Poemas Espirituais
" Espiritismo vem precisamente combater o fanatismo e o maravilhoso que o acusam de querer fazer reviver; daqueles que são possíveis, ele dá uma explicação racional, e dos que seriam uma derrogação das leis da Natureza ele demonstra a impossibilidade. "
Allan Kardec.
"Se é um fenômeno natural, dirão aqueles que tudo negam,por que é a primeira vez que se produz?Nós lhes perguntamos,por nossa vez, por que as imagens daguerreotipadas só se fixaram depois de Daguerre, de vez que nem foi ele quem inventou a luz,nem as placas de cobre,nem a prata,nem os cloretos?Há muito tempo se conhecem os efeitos da câmara escura."
" Sofrendo o Espírito encarnado a influência do organismo, seu caráter se modifica conforme as circunstâncias e se dobra às necessidades e às exigências impostas por esse mesmo organismo. Essa influência não se apaga imediatamente após a destruição do envoltório material, da mesma forma que ele não perde instantaneamente os gostos e hábitos terrenos. "
" Espíritas! Sois os pioneiros desta grande obra; tornai-vos dignos desta gloriosa missão cujos frutos sereis os primeiros a colher; pregai com palavras, mas sobretudo pregai pelo exemplo; fazei com que ao vos ver não se possa dizer que as máximas que ensinais são palavras vãs em vossa boca. "
Allan Kardec.
" A Terra progrediu à medida que se formou; ela progride sempre, sem jamais se deter, até o momento em que tiver atingido o máximo de sua perfeição.Tudo o que nela é vida e matéria progride ao mesmo tempo, porque, à medida que se realiza o progresso, os Espíritos encarregados de velar por ela e seus produtos, progridem, por sua vez, pelo trabalho que lhes incumbe, ou cedem o lugar a Espíritos mais adiantados. "
" A Doutrina Espírita muda inteiramente a maneira de encarar o futuro.A vida futura não é mais uma hipótese,mas uma realidade;o estado das almas após a morte não é mais um sistema, mas um resultado da observação.O véu está levantado; o mundo invisível nos aparece em toda a sua realidade prática. Não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa,mas foram os próprios habitantes desse mundo que nos vieram descrever sua situação.Nós aí os vemos em todos os graus da escala espiritual,em todas as fases da felicidade e da desgraça Nós assistimos a todas as peripécias da vida de além-túmulo. "
Allan Kardec.
" Pelo fato do Espiritismo assimilar todas as ideias progressistas, não se segue que ele se faça campeão cego de todas as concepções novas, por mais sedutoras que se apresentem à primeira vista, com o risco de mais tarde receber um desmentido da experiência e de se dar ao ridículo de haver patrocinado uma obra inviável. "
Allan Kardec.
" O que, até aqui, deu força ao Espiritismo; o que dele fez uma ciência positiva e de futuro, é que ele jamais avançou levianamente; que não se constituiu sobre nenhum sistema preconcebido; que não estabeleceu nenhum princípio absoluto sobre a opinião pessoal, nem de um homem, nem de um Espírito, mas somente depois que esse princípio recebeu a consagração da experiência e de uma demonstração rigorosa, resolvendo todas as dificuldades da questão. "
Allan Kardec.
" Se ele (O Espiritismo) não se pronuncia abertamente sobre certas questões controvertidas, não é, como poderiam supor, para manejar os dois partidos, mas por prudência, e para não se adiantar levianamente num terreno ainda não suficientemente explorado. Eis por que ele não aceita as ideias novas, mesmo as que lhe parecem justas, senão inicialmente, sob reserva, para efeito de futura ponderação, e de maneira definitiva apenas quando chegaram ao estado de verdades reconhecidas.
Allan Kardec.
" Se o Espiritismo fosse uma simples teoria,um sistema,poderia ser combatido por outro sistema, mas ele repousa numa lei da Natureza, assim como o movimento da Terra. "
Allan Kardec.
" A existência dos Espíritos é inerente à espécie humana. Não é possível evitar que existam, como não se pode impedir a sua manifestação, do mesmo modo que não se impede o homem de caminhar. Para tanto eles não precisam de licença e se riem de toda proibição... "
Allan Kardec.
" Foi dito que os Espíritos mediunizam e fazem mover a matéria inerte, cadeiras, mesas, pianos.Fazem mover-se, sim, mas não mediunizam! Porque, ainda uma vez, sem médium não se pode produzir nenhum desses fenômenos.
Espírito: Erasto.
" Certamente os Espíritos podem tornar-se visíveis e tangíveis pelos animais, muitas vezes tomados de súbito por esse pavor que vos parece infundado, e que é causado pela vista de um ou vários desses Espíritos mal-intencionados para com os indivíduos presentes ou para com os donos desses animais. :
Espírito: Erasto.
{ " Assentado isto, reconheço perfeitamente que nos animais existem aptidões diversas; que certos sentimentos; que certas paixões idênticas às paixões humanas neles se desenvolvem...Espírito: Erasto.
" Resumindo: os fatos mediúnicos não se podem manifestar sem o concurso consciente ou inconsciente do médium, e só entre os encarnados, Espíritos como nós, é que podemos encontrar os que nos podem servir de médiuns. Quanto a educar cães, aves ou outros animais para fazerem tais ou quais exercícios, é assunto vosso e não nosso. "
Espírito: Erasto. .
" É que Deus, que nada faz incompleto, deu aos animais companheiros ou servos do homem, qualidades de sociabilidade que faltam inteiramente aos animais selvagens que habitam as solidões. "
Espírito: Erasto.
Você sabe para que se vive? Quem não sabe para que se vive, não vive, sofre! Nós só vivemos se for para Deus!
O mundo material não se destroi se transforma. Mas os sentimentos ruins criado por experiencias mal vevidas estas sim são aniquiladas.
OS SONHOS SE REALIZAM TANTO QUANTO OS PESADELOS (PROBLEMAS), PORQUE NÓS SOMOS CO-CRIADORES DA NOSSA VIDA, OU SEJA, TUDO RETORNA PARA NÓS MESMOS, DE ACORDO COM A NOSSA VIBRAÇÃO (PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, EMOÇÕES, PALAVRAS, AÇÕES.....) POSITIVA OU NEGATIVA.
Tanto os SONHOS (desejos) quanto os PESADELOS (problemas) realizam-se, porque o universo só diz SIM para TUDO que você VIBRA (positivo ou negativo).