Poemas e textos sobre Jesus
RETRATOS DE JESUS
Leia: "Lucas 1:1-4" ...Muitas pessoas têm se esforçado para escrever a história das coisas que aconteceram entre nós ( v.1 )
Examine: João 20:29-31 ; 2 Pedro 1:16-21 ; 1 João 5:13
Considere: Qual dos evangelhos teve o maior impacto em você ? Por quê ? Como Jesus sendo retratado em cada um dos livros de maneira diferente o ajuda a compreendê-lo e entender Seus ensinamentos mais plenamente ?
A história de Jesus é apresentada em quatro evangelhos diferentes, cada um abrangendo Sua vida da perspectiva singular de cada escritor. Tem-se dito que Mateus apresenta Jesus como o Rei que vem reinar e governar; Marcos retrata o Servo que vem para servir e sofrer; Lucas descreve o Filho do Homem que vem para repartir e para se compaceder; e João apresenta o Filho de Deus que vem para revelar e redimir. A maior parte dos evangelhos apresenta as geneologias que realçam quem Ele é.
Mateus traça os ancestrais de Jesus, de Davi a Abraão, apresentando o direito de Jesus ao trono como um descendente direto de Davi, o maior rei que tiveram, e Abraão, o pai fundador da nação judaica ( Mateus 1:1-19 ).
É reveladora a ausência de uma genealogia no evangelho de Marcos, que o retratou como um servo ( Marcos 10:45 ). Talvez a linhagem de um servo seja modestamente ignorada.
Lucas mencionou pessoas e eventos históricos comprovados ( Lucas 1:1-4; 2:1-2 ). Neste livro, a genealogia de Jesus é intencionalmente citada a partir de sua maturidade humana - traçada de volta até Adão. Estabelece a identidade de Jesus como parte da raça humana, como totalmente homem ( Lucas 3:23-28 ).
João nos deu uma geneologia muito diferente - a revelação divina de Jesus como Filho de Deus, revelando que Ele é a segunda pessoa da Divindade ( João 1:1-5 ). Então, Jesus era também totalmente Deus, que entrou na história humana como um homem ( João 1:14 ).
João mesmo explicou: "Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele" ( João 20:31 ). - K. T. Sim
EVANGELISTAS
Leia: " João 9:1-38 "
Ele respondeu: - O homem chamado Jesus fez um pouco de lama nos meus olhos e disse: " Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto. " Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo ( v.11 ).
Examine: João 4:29-30 ; Filipenses 1:18
Considere: Dizem que somente os cristãos deveriam interpretar papéis e filmes sobre Jesus e a Bíblia. Perceber que Deus usa evangelistas não cristãos o faz refletir ?
Desde o lançamento em 1979, o filme Jesus foi visto por mais de seis bilhões de pessoas, tornando-se o filme mais visto da história. Calcula-se hoje que a cada 4 segundos, uma pessoa se converte após assistir esse filme. Significa 21.600 pessoas por dia, 648 mil por mês, mais de 7,8 milhões por ano, totalizando 225 milhões de pessoas que se converteram através do filme neste período.
Fiquei surpreso com a revelação de que Brian Deacon, o ator que interpretou o papel de Jesus, não é cristão. "Ainda estou buscando. Talvez, jamais cheguei tão perto de me converter verdadeiramente quando na época das filmagens," afirmou ele em meu programa de rádio. Contudo, ele permanece na incerteza. Ironicamente, participou da conversão de de 225 milhões de pessoas embora ele mesmo não tenha se convertido.
Brian não é o único evangelista não cristão. Um dia Jesus curou um mendigo cego ( João 9 ). Os meios foram incomuns - saliva, lama e um mergulho no riacho. Quando o mendigo voltou enxergando, a comunidade o perturbava buscando explicações ( vv.8-10 ). Contou-lhes que um homem chamado Jesus o curara, apesar de não saber muito mais que isso ( v.11). O mendigo foi arrastado até os fariseus, que estavam furiosos com Jesus por curar no sábado, " ...Se ele é pecador, eu não sei " ( v.25 ), o ex-cego disse aos fariseus a respeito de Jesus. " de uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo " Mais tarde chegou a perguntar aos fariseus se também queriam se tornar discípulos de Jesus ! ( v.27 ).
O mendigo evangelizou a comunidade e os líderes religiosos, mas converteu-se somente após descobrir a identidade de Jesus ( vv.35:38 ). Espero e oro para que a história se repita com Brian Deacon. - Sheridan Voysey
TANQUE VAZIO
Leia: "Marcos 6:30-38" Mas Jesus respondeu: - Deem vocês mesmos comida a eles..." ( v.37 )
Examine: E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam ( Filipenses 4:19 )
Considere: Se Jesus permitiu que você chegasse a um esgotamento espiritual, o que você acha que Ele quer te mostrar ? Qual a relação entre a suficiência de Jesus e as nossas necessidades ministeriais ?
Minha chefe e eu estávamos voltando tarde da noite quando o carro foi se arrastando até o semáforo e ela disse: " Estamos sem gasolina. " Próximo do local havia um posto de combustível, portanto nos agasalhamos, saímos do carro e começamos a andar em direção ao posto.
Se você já ficou sem combustível, sabe que é impossível continuar rodando por muito tempo, pode até ser possível andar em ponto morto por certo período, mas é impossível seguir em frente sem combustível.
Jesus reconheceu que os discípulos precisavam de reabastecimento quando sugeriu: " ...Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco " ( Marcos 6:31 ). Os Seus discípulos haviam recém-retornado de uma viagem missionária, mas tudo estava tão caótico que eles mal tinham tempo de comer antes que a multidão se juntasse. Jesus decidiu dar um seminário improvisado, ensinando-lhes " muitas coisas ".
Pouco tempo depois, os díscipulos disseram: " Já é tarde. Mande esta gente embora, para que comprem alguma coisa para comer. " A resposta de Jesus ? "- Deem vocês mesmos comida a eles" ( v.37 ). Ele sabia que a sua equipe estava cansada e faminta, que era tarde e que nada tinham. Os discípulos responderam: "Com o quê ?"
Talvez você esteja pensando a mesma coisa. Felizmente Jesus não estava preparando Seus discípulos para o fracasso - e como agiu com eles, não nos pedirá que ajudemos pessoas em Seu nome sem nos capacitar para cumprir a tarefa. Jesus "...sabe como somos feitos; lembra que somos pó" ( Salmo 103:14 ).
Às vezes , Jesus permite que andemos na reserva por certo tempo. até reconhecemos que Ele é a fonte suprema de combustível para o nosso ministério. Sem Ele não podemos continuar, mas "...com a força que Cristo [nos] dá, [podemos] enfrentar qualquer situação" ( Filipenses 4:13 ). - Jennifer Benson Schuldt
O MAL DA INÉRCIA
Leia: " Marcos 15:1-15 "
...Eles amarraram Jesus, e o levaram, e entregaram a Pilatos ( v.1 ).
Examine: Provérbios 3:27 ; Tiago 2:15-17 ; 1 João 3:17
Considere: Como estabelecer o equilíbrio entre a justiça e misericórdia ? Devemos ajudar a todos os necessitados, ou somente os que não são culpados pelo que sofrem ?
O museu do Holocausto em Washington, EUA, é uma dura lembrança de quando os seres humanos podem ser cruéis. Fiquei chocado com o corredor dos sapatos que foram usados por judeus condenados; a história da eliminação metódica de inocentes no gueto judeu de Cracóvia; e a terrível morte de prisioneiros nos campos de concentração.
Entretanto, o mais de primeiro foi reconhecer que os soldados nazistas pareciam normais. Pior, se pareciam comigo. Meus antepassados eram menonitas suíço-germânicos, portanto minha aparência era semelhante aos soldados nas fotos. Eles poderiam ter sido meus professores de Escola Dominical ! Como pessoas tão normais foram capazes de se envolver em tamanha crueldade ? De algum modo, simplesmente aceitaram.
Geralmente é assim que as grandes atrocidades são cometidas. Pilatos não estava procurando por desgraças quando lhe entregaram Jesus ( Marcos 15:1 ). Ele não percebia quem era Jesus e não se importava com isso. Queria somente livrar-se do problema. Pilatos fez uma tentativa apelando para o que era correto. Convidou Jesus a refutar as acusações e perguntou à multidão se devia libertá-lo, como era tradição na Páscoa. Porém os líderes judeus inflamaram a multidão e exigiram a libertação de Barrabás e a crucificação de Jesus. Pilatos fez uma última tentativa, perguntou a multidão: "Que crime ele cometeu ?" E eles "...gritaram ainda mais alto: - Crucifica ! Crucifica !" ( v.14 ), Pilatos lavou as mãos quanto ao assunto ( Mateus 27:24 ).
Era mais fácil ceder ao apelo do momento que buscar justiça para Jesus. Pilatos simplesmente se acomodou e com isso crucificou o Filho de Deus.
Hoje Jesus é representado pelos pobres e necessitados que são confiados aos nossos cuidados ( Mateus 25:31-46 ). Vamos ajudá-los ou nos acomodar e ignorar ? - Mike Wittmer
VOCÊ QUER FICAR CURADO?
Leia: " João 5:1-8 "
Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: - Você quer ficar curado ? ( v.6 ).
Examine: Ele cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos ( Salmo 147:3 ).
Considere: Como você responderia à pergunta de Jesus: - " Você quer ficar curado ? " Existe algo que você não esteja disposto a abandonar para ficar curado ?
Certa vez, Jesus encontrou um homem deficiente há 38 anos. Após avistá-lo deitado próximo a uma piscina em Jerusalém, Jesus lhe perguntou: "...Você quer ficar curado ?" ( João 5:6 ).
A princípio, essa pergunta nos parece estranha. É claro que o homem queria. Ele já havia sido deficiente por décadas ! Ao fazer a pergunta, entretanto, Jesus reconhecia que algumas vezes as pessoas parecem mais propensas a permanecer na situação de deficiência e enfermidade do que a ser curadas.
Ironicamente, para alguns, a jornada para a restauração da debilidade pessoal parece assustadora demais. Embora as feridas da vida o tenham aleijado e aprisionado, ele estava acostumado.
Qualquer um pode se acostumar a viver em estado de debilidade, e amedrontar-se em abandonar tal condição, e em consequência torna-se institucionalizado. O termo é usado para descrever o estado do prisioneiro que apresenta problemas para viver no " mundo real ", quando sai da cadeia ou adquire liberdade condicional. Lutando para viver fora dos muros da prisão, alguns ex-prisioneiros cometem algum crime para serem enviados novamente ao modo de vida que conhecem e do qual desejam voltar a participar.
Esse estado de mente é semelhante ao dos israelitas pouco depois que Deus livrou milagrosamente da escravidão do Egito. A vida de escravidão era a única vida que esse povo conhecia. E poucos dias, apenas, em liberdade, quando a jornada se tornou difícil, eles queriam retornar ( Êxodo 16:1-3 ). Seguir a Deus pelo deserto em direção à Terra Prometida deve ter parecido muito arriscado. Eles não estavam dispostos a " ficar curados ".
O principal propósito de Deus é a restauração, mas precisamos saber que a jornada não é fácil. Algumas vezes requer que deixemos para trás o que é familiar e saiamos em novas direções ( João 5:8 ). -Jeff Olson
JOVENS ENTRE NÓS
Leia: "Mateus 19:13-25" Aí ele [Jesus] disse:
- Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso...(v.14).
Examine: Maldito seja aquele que não respeitar os direitos dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas ! ...
(Deuteronômio 27:19).
Considere: Que criança necessitada de sua comunidade você vai amar e sustentar? O que o motivaria a sustentar uma organização que cuida de órfãos em terras estrangeiras?
Nossa geração está experimentando o maior aumento de população de todos os tempos. Estamos vivendo durante uma era em que há mais crianças no mundo - 2,5 bilhões - do que jamais houve antes. Meio bilhão dessas crianças vivem em nações abastadas, e 2 bilhões vivem em países em desenvolvimento.
Enquanto vivia na Uganda, país da África Oriental, onde existem dois milhões de órfãos, e mais de 50% da população tem idade inferior à 14 anos, testemunhei a situação que as crianças estão enfrentando em nações reduzidas à pobreza. Reconheço a seriedade da exortação de Deus de que a igreja estabeleça como alta prioridade, amar e proteger as crianças - particularmente as que não têm pais.
"Alguém está pensando que é religioso ? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições..." ( Tiago 1:26-27 ).
Há muito trabalho a ser feito. De acordo com a UNICEF, "Perto de 11 milhões de crianças ainda morrem a cada ano, geralmente de causas simples de prevenir. Estima-se que 150 milhões de crianças estejam mal nutridas. Acima de 120 milhões não frequentam escolas. Dezenas de milhões trabalham - muitas vezes em situações abusivas. Milhões estão expostas a conflitos e outras formas de violência." De que maneira você pode ajudar as crianças em sua própria comunidade e ao redor do mundo ?
- Intervir em oração por crianças que são vítimas de injustiça ( Isaías 1:17 ).
- Em nome de Jesus, entregar e/ou doar alimentos e roupas para crianças necessitadas ( Deuteronômio 10:18 ).
- Seguir o exemplo de Jesus deixando que as crianças se sintam bem-vindas e amadas em Sua presença ( Mateus 19:14 ).
Faça como Jesus, abra seus braços a uma criança hoje. - Roxanne Robbins
O SÁBIO CADDIE
Leia: " Atos 1:1-8 "
Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês ( v.4 ).
Examine: ...Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação [...] Deus [...] lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido ( Efésios 1:13 ).
Considere: Que valor você coloca no conselho diário do Espírito Santo ? Como você demonstra confiança em Sua liderança ?
Verdes prados como a pelúcia e azaleias cor-de-rosa vibrantes. O mais conhecido dos torneios de golfe é de impressionar.
Morando no local dos jogos há 15 anos, fui apenas 1 vez a este famoso lugar. Apesar da inexperiência com golfe, aprendi que os jogadores profissionais valorizam bastante caddies ( carregador da bolsa com os tacos do golfista ). Esses assistentes são mais do que carregadores. Atravessando todo o campo juntos, um golfista inteligente depende do conhecimento deles num relacionamento que envolve confiança.
Consciente das dificuldades que Seus discípulos enfrentariam após Ele ascender ao Pai, Jesus sabia que não poderiam ir para a jornada sozinhos ( João 14:16-17 , pois enfrentariam desafios de vida e morte. Eles precisavam de alguém que tivesse sabedoria e que os ajudasse a manter-se no caminho, qualquer que fosse a dificuldade.
Nossa necessidade não é menor. Para viver de forma pura perante o Senhor, temos que andar na sabedoria do Espírito Santo e depender de Sua voz. Até Jesus, em Sua perfeição completa, não começou Seu ministério sem o Espírito Santo ( João 1:32-34 ). Facilitando nossa comunhão com Deus, o Espírito Santo...
- Capacita-nos a ouvir a voz de Deus quando Ele, o Espírito Santo, sonda nossos corações ( Romanos 8:26-27 ).
- Dá-nos sabedoria para compreender e lembrar a Palavra ( João 14:16 ).
- Testemunha conosco de nossa herança em Jesus e nossa habilidade de vencer o inimigo ( Romanos 8:11-16 ).
Entretanto, honestamente, muitas vezes o tratamos como um carregador. Preferimos dizer-lhe o que fazer, esperamos que Ele nos sirva e o usamos como mero assistente. Mas Ele não está em nossas vidas para quando bem quisermos. Ele não é um caddie - Ele é o nosso Conselheiro diário, aquele que nos leva além do jogo para vivermos a vida - Regina Franklin
CRUZANDO O LAGO
Leia: Lucas 8:26-39 ...Então o homem foi pela cidade, contando o que Jesus tinha feito por ele ( v.39 ).
Examine: O nosso Deus é o Deus que salva; ele é o Senhor, o Senhor nosso, que nos livra da morte ( Salmo 68:20 ).
Considere: Qual foi a reação do homem quando foi liberto dos demônios ? Você tem alguém como Cíntia em sua vida ? O que você pode fazer para ajudá-la ?
Cíntia gosta de estar sozinha. Não que não aprecie a companhia dos outros, na verdade ela aprecia. Simplesmente porque de alguma maneira a vida é menos dolorosa quando ela está só.
Sua família é desestruturada, com falta de higiene, maus hábitos, sem dinheiro e habilidades sociais limitadas. Cíntia embriaga-se, usa drogas e acaba ficando com homens que não gostaria de estar. A solidão é melhor. Em seus dias ruins, ela pensa em suicídio.
Quando Jesus e Seus discípulos atravessaram a Galileia após um longo dia de pregações, um rejeitado socialmente, em estado calamitoso, os encontrou.. Possesso por demônios, ele estivera algemado, mas despedaçara as cadeias e "...o demônio o levava para o deserto" para viver nos túmulos ( Lucas 8:29 ).
Jesus entrou em cena com um toque pessoal e uma mudança drástica. Enquanto outros tentavam aprisionar o homem para se proteger, Jesus o libertou para alcançar os outros. Expulsou os demônios, que entraram em numa vara de porcos e repentinamente se afogaram ( v.33 ).
Os criadores dos porcos correram e contaram ao povo da cidade, cuja reação nos dá uma notável compreensão da natureza humana. Eles queriam que Jesus partisse, talvez por temerem o Seu poder ou porque uma fortuna em porcos havia sido perdida quando estes mergulharam do penhasco, água abaixo. De qualquer forma, eles valorizaram seu estado atual ou a segurança econômica mais do que a sanidade e a salvação daquele homem.
Mas aquele homem queria seguir a Jesus ( v.38 ). finalmente, apareceu alguém que o vira com um ser humano e não somente a inconveniência e a vergonha que ele causava ! Porém Jesus lhe disse, " Volte para casa e conte o que Deus fez por você " ( v.39 ).
Aparentemente, Jesus havia atravessado o lago somente para salvar este solitário homem ! - Tim Gustafson
MUNDO DOS QUEM
Leia: João 20:24-29
Você creu porque me viu ? - disse Jesus. - Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram ! ( v.29 ).
Examine: A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver ( Hebreus 11:1 ).
Considere: Como você " viu '' Jesus esta semana ? Quais bênçãos você experimentou ao crer naquele que " não se pode ver " ?
Horton e o Mundo dos Quem, um desenho animado baseado nos livros infantis do Dr. Seus, é sobre elefantes com enormes corações. Horton, o paquiderme amável, faz uma descoberta surpreendente - uma "poeira" flutuando próxima a ele é na verdade um mundo minúsculo habitado por micro-organismos conhecidos como "Quem". Horton não consegue ver as pessoas da terra do Quem, mas ouve um deles.
Movido por compaixão, Horton entra em ação para proteger a frágil terra dos Quem. No entanto, ninguém acredita nele. Eles o acusam de estar louco e tramam contra seus esforços de ajudar seus pequeninos amigos. Aqueles que duvidam dele simplesmente recusam-se a acreditar naquilo que não podem ver.
Posso me identificar com Horton. pela fé entreguei minha vida para alguém que nunca vi. Certamente já observei evidências de Deus na criação ( Salmo 19:1-2 ), mas nunca coloquei meus olhos sobre Ele. Ainda sim, sei que Seu Espírito habita em mim e testemunha a verdade para o meu coração. E embora não tenha visto Jesus em pessoa, eu o aceito pela fé e sigo Aquele que é o Salvador do mundo ( João 1:29 ).
Muitas pessoas tiveram o privilégio de ver o ressurreto Jesus nos dias após ter dado " ...a sua vida em favor de muita gente " ( Marcos 10:45 ). Em certa ocasião, antes dele ascender aos céus, Jesus apareceu para mais de 500 pessoas em um mesmo local ( 1 Coríntios 15:6 ) ! Mesmo não podendo vê-lo com nossos olhos hoje, Ele promete uma bênção especial para todos que acreditam em Sua ressurreição sem vê-lo - " ...Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram ! " ( João 20:29 ).
Ao celebrar o Salvador ressurreto, não se sinta iludido porque você não pode ver Jesus. Em vez disso, esteja pronto para receber a alegria que Ele prometeu àqueles que o '' veem " pela fé. - Jeff Olson
Que a Graça e a Paz de Cristo Jesus resplandeça e “...cresçamos e andai em amor como Cristo...” Ef 4:15 e 5:2
Certamente a mais relatada e admirada historia da humanidade, é “A Vida de Jesus”. Certamente você admira o exemplo de vida dele, a humildade dEle (todos nós admiramos). Mas se formos honestamente o suficiente; queremos ter uma vida igual à dele. “...aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” 1 João 2:6.
Enfim, o versículo citado diz que qualquer pessoa que declara que está em Jesus, deve andar como Jesus andou. A palavra é muito clara: Se você diz que está em Jesus, dele andar como ele andou. Avalie a vida dele descrita nos Evangelhos; veja como ele tratava as pessoas; e depois faça uma introspectiva e veja se você está andando com Jesus e colocando a vida dele como um modelo para a sua própria vida.
Atente para o adagio popular: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”
RESSURRETO PARA JUSTIÇA
Leia: Romanos 4:20-25
Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus ( v.25 ).
Examine: ...assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova ( Romanos 6:4 ).
Considere: Se a ressurreição de Cristo nos justifica perante Deus, então como nosso contínuo pecado pode ser uma vida de engano ? Em que área você precisa clamar a verdade da ressurreição ?
A ressurreição de Jesus pode ser como a presença de um mestre confeiteiro numa convenção de pessoas que lutam para emagrecer ou como sentir dos forte no dedinho do pé bem sensível. Sabemos que cada um é importante, sem compreender exatamente a razão.
Muitos cristãos tratam a ressurreição como o final de uma história infantil - "E viveram felizes para sempre" - um lembrete de que tudo acabou bem no final. Acreditam que a ressurreição assegura que a cruz foi "vencida", e garante que os cristãos viverão para sempre, sem ser estritamamente necessária para a nossa salvação. Nossos pecados, pensam eles, seriam perdoados mesmo se Jesus não tivesse se levantado dos mortos, pois a cruz sozinha nos torna justos diante de Deus.
Errado. Paulo disse por duas vezes que a ressurreição é tão importante quanto à cruz para nos justificar perante Deus. Romanos 4:25 declara que Jesus "...foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus", e 1 Coríntios 15:17 declara que "...se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados".
Eis a razão: Jesus morreu na cruz como um pecador culpado em nosso lugar ( Romanos 3:25 ; 2 Coríntios 5:21 ). Se terminasse ali, Jesus continuaria a carregar o salário do pecado, a morte. Ele permaneceria culpado, e não estaria justificado com Deus, e nós também não.
A ressurreição é a revogação deste veredito, feita pelo Pai. Ele aceita o sacrifício de Seu Filho e o liberta da culpa do pecado e do castigo. O Pai ressurge Jesus para restaurá-lo à Sua justa posição e à vida que retorna quando o pecado e a morte são destruídos.
A ressurreição declara que Jesus está " justificado " perante Deus, e nós que cremos nele, também estamos. Nós os pecadores precisamos da justiça de Cristo, e recebemos esta justiça através da Sua cruz e ressurreição. - Mike Wittmer
UM LUGAR MELHOR
Leia: João 14:1-14
Jesus respondeu:
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim ( v.6 ).
Examine: Atos 4:12
Romanos 5:2
Efésios 2:15
Considere: Em que sentido a fé em Jesus Cristo é exclusiva e restrita ? Com quem você vai compartilhar as boas-novas hoje ?
Há um mito que é comum em círculos cristãos e não-cristãos. As pessoas que morrem sempre vão para um lugar melhor. Estive em funerais de indivíduos sobre os quais foi dito que estavam "nesse lugar melhor" - mas eu sabia que não estavam num lugar melhor. As conversas de funerais trazem palavras de consolo que garantem e dão confiança às pessoas de que seus entes queridos - independente da vida que tiveram ou no que acreditaram, foram para o céu.
Existem motivos para que as pessoas tendam a crer que há um lugar melgor para todos. Em primeiro lugar, elas acham que Deus os reconhece contanto que sejam sinceros, e que qualquer caminho espiritual vai funcionar. Esta ideia se destrói por falta de veracidade, pois não há qualquer área da vida na qual seja verdadeiro ( pense, por exemplo, numa cirurgia e no conserto de um carro ).
As pessoas também querem acreditar que um Deus amoroso não mandaria ninguém para o inferno. Afirmam que apenas os fanáticos religiosos acham que Jesus é o único caminho.
Então, o que a Bíblia diz de verdade ? Pode não ser um ensino popular, mas conforme Mateus 10:28 e Marcos 9:42-45, realmente existe um lugar chamado inferno. Lemos em Mateus 25:41 que o inferno foi criado para Satanás e seus anjos - não para os que creem em Jesus. Todavia, aqueles que se recusam a receber a dádiva gratuita e preciosa de Deus também irão para lá ( Mateus 25:41-46 ). O pecado nos separa de um Deus santo. Em nossos melhores dias todos nós falhamos diante dos padrões divinos. No livro de Romanos 3:23, vemos que todos precisam de Jesus para ser salvos da morte eterna.
A Bíblia afirma claramente que Jesus é o único caminho para o céu ( João 14:6 ). Confiar nele como nosso Senhor e Salvador é a única garantia que temos de que iremos para um lugar melhor quando morrermos. Rompamos todas as barreiras e falemos de Jesus para as pessoas ! - Marvin Williams
POR CAUSA DE JESUS
Leia: João 16:1-4
Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado ( v.4 ).
Examine: Mateus 24:9
João 15:18-19
Romanos 8:35-38
Considere: Como Deus pode usar a perseguição para o bem ? Que tipo de perseguição velada ou pública você enfrentou recentemente ?
Como reagiu ?
Recentemente, num país do Oriente Médio, uma adolescente foi espancada pela família, pois se recusou a renunciar a sua fé em Jesus. Na África, um jovem foi pregado numa tábua porque foi ao culto na igreja. Em todo o mundo, pastores e outros cristãos são tratados com hostilidade por realizarem cultos em seus lares.
Na época da igreja primitiva, a perseguição se espalhava por toda parte. Pedro e João foram presos por falar publicamente de Jesus ( Atos 3-4 ). Estêvão foi martirizado por causa de sua fé ( Atos 7 ). Paulo, um ex-perseguidor de cristãos, foi açoitado, espancado, apedrejado e preso ( 2 Coríntios 11:22-33 ). De acordo com a tradição cristã, ele foi finalmente decapitado.
Hoje, muitos de nós não enfrentamos uma perseguição que coloca nossas vidas em risco. Contudo, não devemos nos surpreender quando a perseguição nos atingir. Afinal, Jesus nos disse que assim como Ele foi perseguido, nós também enfrentaríamos perseguição, se o seguíssemos ( João 15:20 ). E afirmou: " Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé [...] chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus " ( João 16:1-2 ).
No livro de Mateus 13:20-21, Jesus advertiu que aqueles que não têm raízes profundas abandonarão a fé quando forem perseguidos por crer na Bíblia. Para desenvolvermos raízes profundas precisamos mergulhar na leitura, estudo e obediência à Palavra ( 2 Timóteo 3:12-17 ) e oração ( 1 Pedro 4:7 ). Podemos também confiar que não temos que enfrentar a perseguição sozinhos. Antes de subir aos céus Jesus prometeu enviar o Espírito Santo ( João 16:7-14 ) que agora nos consola e aconselha.
A perseguição virá. A boa-nova é a promessa de Deus: "...Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei '' ( Hebreus 13:5; Deuteronômio 31:6,8 ). - Alyson Kieda
SÓ JESUS
Leia: Atos 4:1-22
Os membros do Conselho Superior ficaram admirados [...] reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus ( v.13 ).
Examine: Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós ( 2 Coríntios 4:7 ).
Considere: Você vive a vida à sua maneira ? Como isto influencia o seu testemunho cristão ?
Recentemente, minha família se deparou com um mendigo que tinha o apelido de "Reverendo". Conversamos e compramos para ele um sanduíche de atum numa lanchonete. Mais tarde, Sandro, meu filho de quatro anos, perguntou: "Papai, por que eu tenho uma casa e ele não?" Tentei dar uma resposta rápida. Entretanto, sabemos que a verdade é complicada. Fiquei sem saber como o "Rev" foi parar ali e como poder ajudá-lo. Tudo que pude fazer por ele foi dar-lhe um sanduíche e bater um papo. Eu oro para que tenha sido suficiente.
No livro de Atos encontramos dois homens que tinham pouca coisa para dar. Pedro e João haviam testemunhado a terrível tortura e morte de Jesus. Cada um reagiu àquele evento cataclísmico de forma diferente, mas ambos foram radicalmente alterados - suas vidas foram abaladas. Nenhum deles continuou sendo o mesmo homem a partir daquele acontecimento.
Ao compartilharem suas histórias, eles o fizeram com um pouco de enfeite ou sabedoria filosófica. Relataram simplesmente o que viram, e plocamaram sua experiência extraordinariamente intensa, "...isso provava que os mortos vão ressuscitar" ( Atos 4:2 ). Mas aquelas palavras eram mais que suficientes para suscitar a ira das autoridades religiosas.
No entanto, quando confrontaram Pedro e João, eles ficaram surpresos pela resposta resoluta dos apóstolos, e reconheceram que estavam simplesmente lidando com homens que eram ''...simples e sem instrução..." ( v.13 ). A única outra coisa que as autoridades notaram sobre os dois era que "...eles tinham sido companheiros de Jesus " ( v.13 ).
Isto não era insulto algum, pois nossa experiência com Jesus é tudo que qualquer um de nós tem a oferecer. A esperança para o mundo não está centradan em nossa inteligência, habilidade, coragem ou genialidade. A esperança para o mundo são pessoas comuns-você, eu- vivendo a profunda, graciosa, curadora, curadora e salvadora presença de Jesus. - Winn Collier
PORQUE VOCÊ ESTÁ AQUI
Leia: Gálatas 5:16-24
As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza ( v.24 ).
Examine: - Romanos 8:12-14
- Gálatas 2:20
- Colossenses 2:12-14
Considere: De que maneiras você está alimentando sua carne ? E o contrário, como a crucificará e escolherá seguir a Cristo ?
" Tudo bem. Vou cuidar disso eu mesma. " De maneira brusca finalizei a conversa e fechei o celular. Percebendo que fizera justamente a coisa que não queria fazer, minha frustração aumentou. Não fazia nem 30 minutos que eu tinha compartilhado com uma amiga como Deus estava me ensinando a confiar em meu marido, ao invés de reagir. Mas ali estava novamente. Será que conseguiria aprender ?
As Escrituras nos dizem que enquanto estivermos vivos nesta terra, dois desejos lutarão em nosso interior ( Gálatas 5:17 ). Por meio de Sua morte na cruz, Jesus destruiu o poder do pecado sobre nós. Mas a nossa luta com o pecado não se encerra quando recebemos a salvação ( Romanos 7:18 ). Jesus deixou bem claro para os Seus discípulos que a obediência e a renúncia são decisões diárias ( Lucas 9:23 ).
Ao tentar nos convencer de que não estamos indo a lugar algum, o inimigo nos diz que nunca seremos livres. Ele vai sussurrar que nada mudou, que o poder de Deus não é real em sua vida. Envergonhados e enraivecidos por fazer o que não deveríamos, nos questionamos se as suas mentiras são verdadeiras.
Não podemos vencer nossa natureza pecaminosa com nossos próprios esforços. A salavação vem somente pela graça ( Efésios 2:8 ). No entanto, quando escolho a Sua graça, minha vida já não me pertence. Gálatas 2:20 diz, " Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim ". Recebo a condição de vencer a tentação quando - pela graça - entrego minha vida a Cristo e Ele vive através de mim ( Romanos 6:6-8 ).
A Palavra de Deus promete liberdade. Mas não podemos andar onde não escolhemos ir. Ou nos alimentamos ou nos crucificamos. A pessoa espiritualmente morta escolheu rejeitar a liberdade e a vida que se encontra em Jesus. - Regina Franklin
Que as nossas expectativas, fé e esperança, estejam alicerçadas no nosso senhor Jesus, independente da situação ou barreiras, creia que ele é fiel, e irá cumprir todos os nossos os sonhos pessoais, sobre as nossas vidas, confiar em Deus, qnd td está ao contrário do que almejamos, é ter vida e alegria mesmo nos momentos de guerras, qnd td nao vai bem, e qnd se sentimos fadigados nesse momento de espera!
Quem confia no senhor jamais será decepcionado, pode o homem falhar e nos abandonar, mas ele jamais falhará!
General de guerra não perde uma batalha 💪
Uma semana abençoada a todos nós, cheia de novidades e renovo dos nossos ideiais!
MÃE,
A saudade constante, um amor que faz doer! Mas a certeza de que estás com Jesus me faz continuar a viver...
Sentimento inexplicável, só quem ama vai entender.
Mãe é pra ser honrada e amada em vida, enquanto está com vc...
Pois, depois de sua partida, só lembrança a corroer...
Um espaço no coração, que ninguém vai preencher...
Por ela, Deus me deu a vida.
Amor infinito em meu viver...
(EDNA❤)
As pessoas acham que é difícil seguir a lei do antigo testamento.
Mas quando Jesus pregou as boas novas as pessoas acharam impossível seguir.
Pois se a lei dizia que o homem não podia adulterar com uma mulher
Jesus dizia que qualquer um que olha-se com má intenção uma mulher já estava adulterando.
se as pessoas pensavam que uma pessoa rica era sinal de benção pelo antigo testamento, Jesus dizia que erá difícil alguém rico entrar no reino dos céus.
se a lei dizia que erá olho por olho dente por dente, Jesus dizia para amar os inimigos.
pelo que ninguém queria ouvir a Jesus, pois diziam; duro é esse discurso, apenas doze ficaram.
e esses doze falharam, pois erá realmente impossível cumprir o que Jesus queria.
até que se cumpriu o dia de pentecostes, quando Deus enviou seu próprio espírito para dar condições do homem cumprir o que Jesus propôs, pois erá mais difícil do que cumprir a lei.
logo toda a gloria é de Deus, que por sua graça perdoá o homem, e por seu Espírito dá condições do homem cumprir o que ele mesmo pede
RESSURREIÇÃO
Mais que morrer por nós,
o que fez Jesus foi viver
para nos conduzir
ao caminho diário da salvação;
afinal, ela não está no paraíso
ou no céu após a morte;
tal qual a felicidade, ela está, sim,
no interior de cada um de nós,
na reparação cotidiana
de todo o mal permitido ou praticado
em palavras, pensamentos ou atos
e de todo o bem omitido.
É preciso remover a pedra
que ainda fecha
nosso coração ao outro:
Ressurreição é cada dia!
A Páscoa só fará pleno sentido
enquanto formos portadores de amor,
paz, alegria, luz e vida nova,
para a nós mesmos
e aos outros transformar.
Foi rejeitado, renegado, traído, humilhado, desprezado. Mas RENOVOU-SE!
Jesus morreu, mas não foi porque Judas o atraiu, não pela arrogância de Pilatos, nem pelo desprezo do povo Romano. Ele morreu pelos os meus pecados, pelos os teus pecados. Ele viveu sem pecados, e morreu sem pecados, foi colocado dentre dois ladrões, Ele foi o centro de toda HISTÓRIA, continua sendo o centro, e permanecerá sendo o centro. Então! Que todos nós, nos removemos a cada dia.