Poemas e Poesias

Cerca de 55806 poemas poesias Poemas e Poesias

⁠Percebi...

Aí eu percebi que as mesmas palavras ditas com outra boca não eram iguais;
Percebi que a inocência é um processo de transição;
Que o caráter é a coisa mais linda que podemos encontrar nas pessoas;
Que não somos unidos pelo amor, mas sim pela dor e o medo de perder;
Que as pessoas são egoístas antes de qualquer outra coisa mesmo que ninguém saiba;
Percebi que as noites mais longas antecedem os dias mais difíceis;
Que a luta é ser feliz, que a paz é passageira;
Que o mundo não foi feito para nós e simo contrário;
Que o preconceito é uma doença que machuca quem sofre e mata quem tem;
Que nunca iremos alcançar o que tanto que queremos sem antes nos despir de todo orgulho;
Percebi que tem pessoas que são compatíveis e nos fazem sorrir e outras que também são, mas nos fazem chorar;
Que talvez você nunca pertença a outro grupo pelo simples fato de querer;
Que destino é uma mentira e que história é a gente que faz e são os outros que contam ....

Inserida por NailceRibas

⁠o amor é dor de doar
rima com ar de liberdade
com ar de voar

vai da pureza das aves
ao azul do mar
da imensidão celeste
a alba raiar

de se demasiar e exagerar
sem esperar

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Tempo de Ser Feliz

Como disse o alter ego professor
há tempo para tudo, de nascer e morrer, de plantar e de
colher
mas , também tempo para o trivial, para celebrar e para o
amor
Tempo para viver toda idade, com total poder
e se encontrar sempre com a vida,
e viver apaixonadamente, com o entusiasmo e a coragem de ter fé.

Tempo em que todo obstáculo é o combustível da superação
de se saber que é preciso tempo de descansar, mas
continuar a caminhada

Esse tempo tão especial
chama-se o aqui e o agora…

Inserida por alexandre_santucci

⁠A PERGUNTA 29/01/21

Me pergunte por que eu sorrio?,
Que eu lhe digo a verdade,
Com ou sem motivo,
Não economizo felicidade.

Me pergunte por que vivo?,
E eu lhe direi,
Que a vida é algo,
Que só se vive uma vez.

Me pergunte como tenho amor,
Na atual sociedade?,
Que eu lhe digo que sem ele,
Não somos humanidade.

Se você me pergunta,
Por que ainda escrevo?
Eu lhe digo que na poesia,
Me viciei por inteiro.

Agora eu te faço uma pergunta,
Você é feliz com pouco?,
Ainda sabe sorrir?,
Você pensa nos outros?.

Se sim continue,
E tenha certeza,
De que você está no caminho certo,
Pois vejo muitos que desistem,
Quando já estavam perto.




Adner Fabricío

Inserida por Poetadosfundos

⁠SONETO Nº 1 - VINDAS E PARTIDAS


não venha me dizerque a vida é uma só
tu ainda nem aprendeua desatar o nó
em cada laço faz um entrelaço
esqueceu que somos nada além de poeiras no espaço?


desde que aprendi a lançar um dó
percebi que felicidade é dançar até nos dias sem sol
e que em cada caminho se renasce mais um girassol


deixei em cima da mesaas contas da dor
para pagar com mil cartas de amor
e dos beijos fiz azulejos
para construir meu própriolugarejo


pra ser cantor
nem precisei ser compositor
bastou um pouco de calor
neste peito que tanto já se declamou


pros dias que faltar fé
por puro proveito pus mais cor
neste imenso andor
para pagar promessas a são tomé


e se soubesseque cada abraço teu
fizera ali meu terraço
construiria meu próprio palácio
pros dias que faltar afeto
recolher-me em teu espaço


mas feito a vida
amor é pura vinda e partida
feito torta natalícia
fruta mordida


não se pode levar tudo
só um pedaço
segura-me pelo braço
ame sem cansaço

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠ÁRIES


espírito livre esculpido a fogo. é deusa da guerra e da paixão. está sempre em busca de uma causa para lutar e de um inimigo para derrotar, e se você gosta de brincar com fogo, esteja pronto para se queimar. é um filme de ação e um vulcão prestes a entrar em erupção. é emoção que nunca conheceu essa tal de razão - primeiro faz, depois pensa. ela que é tudo ou nada, criança destemida e descomplicada; vive com o ponteiro marcado no próprio tempo: abre a própria porta, puxa a própria cadeira e fala o que pensa. inquietude? tem até demais; necessita perder o fôlego, que é voraz, para ter a sua atenção. briga, discute, mas também abraça. com energia de um carneiro indomável, sua coragem faz dela uma guerreira que não pondera nas explosões, nem nos impulsos, nem na ousadia. ela é energia que tem sede de exalar. chama pronta para arder. fogo pronto para incendiar.

Inserida por FelipeAzevedo942

CÂNCER

⁠das margaridas dobradas ao vento, ela é chuva que fertiliza o solo: sempre nutrindo e sobrevivendo. é ter um coração revigorante capaz de curar qualquer ferida. é ser família, casa que abriga e o cuidado que alguém precisa. regida pela lua, ela é lago movido pela emoção, correnteza pacífica perdida na imaginação. respira poesia, irradia alegria; sabe ouvir com a alma e sentir sem ser tocada. pode te ler como um livro aberto e guardar cada capítulo dentro do peito. o passado é seu amigo, mas só guarda nele o que for preciso: sua candura e lealdade não permite guardar mágoas. ela é das águas. sempre maré. sempre profunda. ás vezes cristalina, ás vezes neblina. menina-frágil-defensiva. luta dentro de sua concha para ser racional, quando é puro sentimento. no primeiro beijo já traça o firmamento. é sensível, generosa e impaciente ao mesmo tempo. coração do mundo, veio para plantar e preservar. para semear e deixar seu amor incondicional por onde passar.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠VIRGEM

alma pura desabrochada da terra; é dama da colheita e da ordem no caos. é energia que reflete e analisa pronta para servir e aperfeiçoar. é saber se priorizar pondo seus sentimentos de lado para realizar um trabalho impecável. com a mente sempre ativa e ocupada, está sempre sedenta por conhecimento. ela que é jardim botânico; dedicada e fugaz, é mistura perfeita de ser todas-em-uma e ser tudo demais. expira charme dentro da elegância, simplicidade que se destaca à distância. é ser autossuficiente e desencanada que difícil agrada, mas feliz quando agregam. de mental e emocional estável como uma rocha, adaptável comoseu amor, ela parece fria sendo ardente no interior. é ser reservada e enxergar falhas, mas também, o seu melhor. é a síntese de buscar a cada dia ser alguém melhor para si mesma e para o mundo e refletir isso aos outros. é ser sincera, realista, perfeccionista e eterna artista que faz de si sua obra-prima.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠ESCORPIÃO

olhar oblíquo atravessado que deixa mistério e toca nos tabus, tal capitu. de vermelho escarlate despiu sua sensualidade. é viúva negra. porta oculta. profundo oceano nada pacifico. é a pressão no peito em queda livre sem medo de se machucar, e quando machuca, não demonstrar. é intensidade que afoga quem não souber nadar. poupe-a da sua calma, ela quer alma. quer beber do cálice do amor até transbordar e desnudar sua alma até se saciar. é desejo infindável e prazer intrínseco. é ilha admirável de puro fascínio. desconhece equilíbrio e moderação, ela crava as unhas na vida com determinação. destemida do perigo, realidade etérea e invisível; é adrenalina que te convence a ser louco com ela também. é o conflito entre o espírito e o instinto, magnetismo secreto, tesouro perdido. é sinônimo de renascer nas cinzas, decifrar com o olhar e ser intuição. falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências e viver a vida com exclamação.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠SAGITÁRIO

ela que é energia intrépida e viajante, arqueira e a flecha que corta o horizonte; é fogo silvestre. alma cigana. otimismo e senso de humor que emana. tem a força e o ímpeto animalesco pela vida em movimento: é espírito em expansão e exagero de sentimento. é centauro e cavalo impelido deixando pegadas de autenticidade e o grito de independência desbravando liberdade. sempre temperamental, ela é excesso que tem sede de sucesso. é utopia reversa e sabedoria numa conversa. é nunca se anular para caber no mundo de alguém por ter um coração grande que se ama também. sinônimo de festa e alegria; é carnaval. é carisma com uma pitada de nostalgia. é quem indiferente ao tempo, possui eterna alma de criança que faz dos tropeços no amor, dança. é fração irredutível e franqueza invencível. é possuir uma centelha de luz que rasga o céu pela beleza que transcende sua essência. é escrever sua história pela ponta dos pés e possuir uma mente mais vasta que o mundo.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠CAPRICÓRNIO

símbolo de ambição e resistência; é flor nascida no concreto, espírito de luta cultivado em persistência. é vinho sofisticado que melhora envelhecendo e uísque forte que desce aquecendo. semente que germina no próprio tempo, ela tem a paciência e cautela como adubos do seu crescimento. ela que é silêncio e livro discreto, jogo de xadrez, enigma secreto. é a ferida não exposta para não demonstrar fraqueza. amores rasos e conversas vazias não ganham sua atenção: ela ama com a cabeça e escolhe com o coração. trata cada bloco e cicatriz do alicerce que construiu de si mesma com respeito. é ser realista com sabor de pessimista e responsabilidade com olhar de seriedade. é a montanha profunda difícil de escalar. é guerra fria. território que poucos conseguem pisar. de energia leal, estrutura firme e honesta, ela é planta difícil de se abrir, paixão difícil de se entregar. é andar com os pés atrás, nunca esquecer de onde veio, e por isso sabe onde quer chegar.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠PEIXES

sensibilidade que absorve e intensidade que transborda; é filha da emoção, universo paralelo entre calmaria e agitação. vive sentindo e não vê sentido numa vida sem sentir: ela mergulha na profundidade sem prender a respiração não temendo se afogar. é galáxia perdida, alma nua navegando na imensidão. se ancora nas estrelas e se perde nos devaneios até nadar na imaginação. é ter a essência idealista, criativa e altruísta. sente as dores dos outros e abraça como se fossem suas. reciprocidade para ela é sol que ilumina, e quando não iluminada, perde a sua atenção. ama de peito aberto e punhos fechados. acredita mas não espera, porque está sempre preparada para tudo. se for preciso voar, voa, se for preciso caminhar, caminha. é adaptação e entrega, sabendo que o mundo não é flor, mas escolheu ser jardim. é viver no futuro com os pés no passado, nadar contra a correnteza e amar como se não houvesse fim.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠minha rosa centelha do amor
teu âmago é carcerário que me prende
nestes olhos impassíveis

eternamente aqui estou
em busca de teu ar lascivo


tua graça é bem recebida
quanto um ardil de valores
flutuando num mar de cores


capaz de tornar conquistadores
em pobres caçadores
dona de corações sonhadores
por fim
domadores

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Pause. Desfaça o punho cerrado por enquanto.
Faça um chocolate quente, um coque torto,
um acalanto.
Parar também é seguir – resistente.
Deixar para lá também é bater de frente.
Às vezes, não se mexer por um tempo,
também é andar por um monte.
Sinta a brisa e o azul, se ouça, se confie e se conte.
Tire o tênis depois da longa caminhada
e sinta o alívio nos pés.
Ficar descalça e relaxadatambém importa para ir à luta.
Veja a metáforadas folhas e a analogia das marés.
Façauma nova receita, veja o que agora escuta.
Deixe a música tocar e só receba – busque
as respostas nas perguntas, observe.
Veja o que parece quente, mas, perceba, o que,na verdade, nunca ferve.
Deixa, um pouco,a vida resolver. Ela só quer mesmo o que faz valer.
Respire por agora, deixe de olhar
–para poderencarar com atenção.
Mude o que precisar
e veja, então, que a única coisa que você precisa
continuar sendo
é vulcão.

Inserida por poeticos

⁠solidão
das companhias, a mais essencial
quietação
das atitudes, a mais racional

reflexão
dos remédios, o mais curável
abstração
das distrações, a mais indispensável

resignação
das virtudes, a mais sagaz
erudição
dos resultados, o mais eficaz

contemplação
das precauções, a mais benigna
flutuação
das transformações, a mais digna

experimentação
das tentativas, a mais sucedida
circunspecção
das prudências, a mais medida

percepção
das compreensões, a mais absorvível
auscultação
das urgências, a mais inadiável

Inserida por FelipeAzevedo942

cada pessoa é um porto no qual nosso barco precisa atracar,
até chegar a hora de partir e dar continuidade a jornada.

ás vezes a jornada termina antes que cheguemos ao destino
ás vezes ela termina no cais que atracamos
mas nenhuma parada é em vão.
nenhuma pessoa é por acaso,
assim como nenhum vento sopra a desfavor de onde devemos estar.

portanto valorize cada embarcação.
cada tentativa.
cada viagem.
cada âncora lançada ao mar.

valorize também cada tempestade e temporal que precisou enfrentar;
elas fazem parte da rota que você escolheu navegar, e são necessárias para que aprendesse a velejar.

o oceano e a vida escondem austeros mistérios que nem mesmo nós,
meros marujos e tripulantes ousemos desvendar.

apenas veleje
veleje até onde o seu coração levar.

2020, Barcos e Portos

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠andei pensando em fugir
só pra sair
desse vazio que deixei-me atrair

sem perceber o quanto me consumi
desse falso amor a me ferir
deixei me permitir
pelas tuas doces palavras me atingir

tentei desconsentir
tentei desiludir

contemplando o céu a descolorir
vi mil gaivotas pranteando
numa tarde de sol a pedir
pra pôr mais vida
neste cinzento mar que poluí

daquelas lágrimas deixadas
sobre o nosso livro de elzevir
da nossa estória que deixou ser souvenir

corri entre as nuvens para me despedir
do teu sorriso numa manhã
e a noite sorrir com o amor que esculpi
e no espelho enxergar a única pessoa capaz de me retribuir

2016, O Espelho de Elzevir

Inserida por FelipeAzevedo942

PERIPÉCIAS Nª1 - LIGAÇÃO

nem sempre quem te liga
liga para você
e nem sempre quem liga
tá ligado em você

ás vezes é questão de mau contato
ás vezes é questão de tato

se não tocar
desprenda
mas quando tocar
atenda

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠algumas pessoas vivem
outras apenas sobrevivem
algumas pessoas sonham
outras apenas fecham seus olhos
algumas pessoas se realizam
outras se martirizam
algumas pessoas são felizes
outras apenas vivem alegrias
e algumas pessoas amam
e outras morrem todos os dias

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Viver

É gostoso
Você saber
Amar a vida
É como você
Se banhar
Em um mar
De pétalas
De lírios
E sentir
O cheiro
Do lis
Vagarosamente.
É belo
Saber viver
O dia
Não deixando
Que ele escureça.
...
Não deixando de sentir...

Valter Bitencourt Júnior
Toque de Acalanto: Poesias, 2017.