Poemas do Século XIX

Cerca de 1374 poemas do Século XIX

O que me consterna às vezes é observar que a genialidade tem limites e a estupidez não.

Alexandre Dumas (filho)

Nota: A citação costuma ser erroneamente atribuída a Albert Einstein.

O casamento é uma cadeia tão pesada que para carregá-la são necessárias duas pessoas, e ás vezes três.

Inserida por gabipinho

Não se nasce patriota, torna se os nascidos em todos os lugares por amor ao lugar, que chama de seu.

LIGA DA DEFESA NACIONAL (1916 - 2016 ) Cem anos de civismo e patriotismo pelo território nacional brasileiro. Que Olavo Bilac, nosso grande patrono, perdoe o esquecimento, a falta de amor à pátria crescente e o não celebrar da liberdade no Brasil de hoje.

Inserida por RicardoBarradas

Parafraseando Olavo Martins Bilac, o príncipe dos poetas brasileiros e meu grande patrono sobre amor cívico das estrelas da cultura do Brasil, exercido ininterrupto pela Liga da Defesa Nacional, desde 1918, o poeta diz em seu soneto - Ora (direis) ouvir estrelas, o soneto de número XIII da coletânea de sonetos Via Láctea. " E eu vos direi: Amai para entendê-las!Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas." Assim também vos digo " Amai para entendê-la. Pois só quem ama pode ter ouvido e olhos, capazes de ouvir e de entender a Amazônia. Ela existirá para sempre, bem mais que um grande punhado de verde, distante de tudo que dizem os teóricos da grande floresta.

Inserida por ricardovbarradas

No Brasil de hoje não existe patriotismo verdadeiro sem a inclusão do direito das comunidades populares menores, da liberdade das diferenças e do indígena brasileiro.

Inserida por ricardovbarradas

Os gregos, como gente prudente e cautelosa, inventaram unicamente três graças, e consta que viveram sempre muito bem com elas. Nós, de mal avisado que somos, queremos ter em todos os divertimentos uma porção delas, sem refletir que, logo que se ajuntarem muitas, podem formar necessáriamente um grupo de dez graças.

A política e a administração, deixando de ser um sistema, reduz apenas a uma série de fatos que não são a consequência de nenhum princípio, e que derivam apenas das circunstâncias e das necessidades do momento.

O amor, porém, é contagioso, com especialidade na solidão, onde a alma tem necessidade de uma companheira, e quando de todo não a encontra, divide-se ela própria para ser duas: uma, esperança; outra, saudade.

Que pungente colisão! Ou expelir do coração esse amor que tinha decaído, e deixar a vida para sempre erma de um afeto; ou humilhar-se adorando um ente que se aviltara, e associando-se à sua vergonha.

⁠O Poder Legislativo é o mais decisivo na vida das pessoas; é lá onde pode nascer e onde podem ser corrigidas as injustiças sociais.

⁠Aquele que define seu voto pelo bolso, não pode reclamar quando for equiparado aum produto.

⁠Quando as nações atingem o escopo de uma perfeita e justa delegação da soberania, será então a democracia uma bela realidade.

Inserida por camarada_alan

"⁠Investir no futuro das nossas crianças, seguramente, é o caminho mais eficaz na construção de um mundo melhor."

"⁠Praça sem árvores é o mesmo que uma casa sem teto, um computador sem internet ou uma estante sem livros. Precisamos de mais árvores nos espaços públicos."

⁠"Cada dia que um aluno fica de fora da escola em tempo integral ele perde um pouco do seu futuro."

⁠Existem políticos por vocação e políticos por conveniência. O primeiro tipo é motivado por ideais, enquanto o segundo é guiado pelo interesse pessoal.

⁠A restrição que nasce do debate irracional entre esquerda e direita é uma barreira que frustra a perseguição do interesse público. Um político que se limita ao campo da esquerda ou da direita não logrará êxito em solucionar os problemas do Brasil. Apenas a busca pela convergência em torno dos diferentes campos de visão política conseguirá produzir caminhos efetivos para a construção de um Brasil melhor.⁠

⁠Que neste novo ano, possamos refletir sobre os ensinamentos cristãos, buscando força na fé para superar desafios. Que aprendamos com os obstáculos de 2023, construindo um caminho de sucesso em 2024, guiados pelos valores que nos inspiram a amar, perdoar e crescer juntos. Feliz Ano Novo, com a esperança de dias abençoados e repletos de realizações.

⁠A ofensa grosseira ou caleja a alma, se é infame, ou a indigna se ainda resta algum brio.

José de Alencar
Senhora (1875).
Inserida por jorge_henrique_elias