Poemas do Desapego
Ser livre é entender profundamente a função e o sentido do desapego e da resiliência e colocá-los em prática
"A simplicidade é uma rara qualidade. Ser simples é ser autêntico, desapegado, e sincero. Agir com compaixão, modéstia e humildade. Encantar-se com a simplicidade, admirar-se do natural e maravilhar-se do sobrenatural. Ver o invisível, ouvir o inaudível e perceber o imperceptível. Eis a magia da simplicidade!"
"A essência da vida está no desapego, na certeza de que nada somos, apenas estamos. Que todos fomos matriculados na escola da vida, enquanto alunos do espaço-tempo existencial. Que não somos donos de nada, nem de ninguém. Que nada nos pertence. Que durante nossa breve passagem por aqui apenas tomamos emprestado o que necessitamos e depois prosseguimos em nossa jornada universal da mesma forma como chegamos, sem nada, pois do pó viemos e ao pó retornaremos.”
...É imperativo que nos desapeguemos de práticas, pensamentos e ações que destoam da essência e caráter do Criador. Esta renúncia, profunda e transformadora, exige que abandonemos costumes e companhias que nos afastam da luz divina, como delineado em Efésios 4:17, que nos adverte a não andarmos como os gentios, na vaidade de seus pensamentos, antes nos chamando a uma vida de renovação e santidade. É um chamado a não mais vivermos como outrora, em futilidade de pensamentos, mas a renovar o espírito do entendimento. Esse caminho de verdadeira entrega e sacrifício é um ato de amor e devoção, que nos alinha com a vontade celestial e nos abre as portas para uma existência plena, repleta da graça e sabedoria divinas...
Generoso não é aquele que dá o que tem, é aquele que dá o que tem com o desapego de quem não perdeu nada.
Quando a dor da presença for maior que a da ausência, a pessoa desapega e deixa ir o que já não está mais com ela.
O desapego não acontece de um dia para o outro. Ninguém nasce sabendo, o desapego a gente aprende e de antemão, já aviso, é um processo lento, trabalhoso, demorado, exige disciplina e tem que ser praticado dia após dia. E quando você desapega, ah, meu Deus, não tem sensação mais libertadora nessa vida! É indescritível a sensação de descobrir que você vive sem aquela pessoa por quem você achou que morria.
Abra a mão, desapegue! Deixa ir o que fere, o que atrasa o passo, o que já não acrescenta, o que não vibra mais. Permita que vá o que já não é teu, quem só está de passagem. Há pessoas que não vieram para ficar, às vezes, a única missão de alguém em nossa vida é ensinar.
O desapego não significa desdenhar do que não possui, muito pelo contrário, é ater-se ao desejo do querer alinhado a incessante busca do conhecimento do ser
O desapego forçado pode levar a morte total do ego. É necessário cansar, antes conhecer para compreender e conscientizar, depois deixar o ego escolher o quê, quando, onde e como quer desapegar, devagar conforme o despertar, sem forçar.
Garota... desapega de tudo que não é de Deus. Livre-se de tudo que enfraquece a sua fé. Confie na graça. Carregue no coração somente o que traz felicidade. Escancare um sorriso e siga acreditando que tudo é possível. Valorize quem sonha com você. Deixe tudo nas mãos de Deus. Afinal, você foi escolhida pelo Eterno.
Meu amor vou praticar o desapego, não irei priorizar sua presença, não vou descer do meu nível para me igualar a você.
Desapegar pode até estar na moda, mas sentir com alma ainda é um ato de rebeldia. Quem ama pouco, vive pela metade e quem só sabe ser ausência disfarçada de presença, que passe longe. Minha intensidade assusta, mas é só o reflexo de quem não aceita viver morno.
Desapegar não é esquecer. É lembrar sem doer. Tem despedidas que libertam mais do que qualquer reencontro. Tem sentimentos que só machucam porque a gente insiste em segurar o que já não sustenta. E, quando finalmente deixamos ir, encontramos a paz que sempre buscamos, como uma brisa suave que acaricia a alma e a deixa livre para recomeçar.
Desapego devemos impor ao que não vale a pena criar expectativas ou tentar a sorte. Até porque o azar é e certo, e a decepção, ela não demora ou tarda a chegar.
Apenas lembre-se disso:
Quando você se perdoa, você se cura, e quando você desapega e deixa ir, então é aí que cresce.
O Desapego na Vida
Viver é experimentar tudo sem nada querer ter. Viver é ter tudo e não se prender a nada. Viver é ir e voltar para qualquer lugar sem querer ficar. Viver é amar sem querer controlar, simplesmente apreciar. Viver é não depender de nada e nem de ninguém para se sentir bem e aproveitar tudo o que a vida tem. Viver de bem com a vida, independente da situação em que ela nos colocar, só vai fazer sentido aos desapegados, porque realmente entenderam que tudo neste mundo da matéria nos foi apenas emprestado.