Poemas do Desapego

Cerca de 1344 poemas do Desapego

"coisas boas se vão, para dar lugar a coisas melhores". Se for olhar para lua e lembrar de um tempo bom que já passou, apenas agradeça e desapegue-se. Deixe o passado nas lembranças. Lembranças são sinais de que coisas ou pessoas não foram esquecidas, apenas guardadas na nossa "gaveta da memória". Não deseje esbarrar ou encontrar alguém que já não faz parte da sua convivência e não é íntimo de sua realidade, não almeje que oportunidades perdidas voltem, não lamente por muito tempo os erros cometidos. Novas pessoas aparecerão em sua vida, oportunidade melhores irão surgir e você terá aprendido com os erros. Entregue todos os eventos da sua vida nas mãos de Deus. Se um dia tiver de acontecer algo, não acontecerá unicamente por causa de suas escolhas, nem exclusivamente por força de algum desejo seu. Muito mais que tudo isso, será devido a vontade do Criador. Por isso relaxe e toque sua vida sempre para frente.

www.espectroderosa.blogspot.com.br

Inserida por superlua

Subentendido

Sonhos desperdiçados pelas cadentes estrelas que se quer apareceram. Promessas perdidas por ventos que andam por aí, mais perdidos que a razão de nossa existência. Aprendizagens serenas, cheias de quase. Guarde seus desatinos, meu riso se encarcera desse estado composto de um sentimento pressionado, que tenta se reconstruir a cada palavra não dita. A cada adeus subentendido.

Inserida por rebeccamedrado

Sou feita de cacos que se juntaram e me tornaram o que eu sou hoje.
Já não sou como antes, aquela pessoa que antes morava dentro de mim, pediu as contas e foi embora.
Como um coração que foi feito de vidro, que ora quebra e ora corta.
Sou feita de nostalgias e solidão, onde me sinto sozinha na multidão.

Inserida por Marciakishi

Quando a bagagem está muito cheia, diversas vezes está cheia de inutilidade da qual insistimos em levar e mal conseguimos carregar.
Isso nos atrasa, nos deixa para trás.
Refaça sua história e leva apenas o que realmente precisar.

Inserida por Bemartiins

A vida só é bonita porque é efêmera, só é valiosa porque é delicada e todo medo vem da necessidade instintiva de proteger algo que nos foi dado e que sabemos ser grandioso!
Hoje deixo que o destino se ajeite, recebo tudo de braços abertos, abraço o mundo, abraço a vida!
O desapego é a lucidez de que tudo que vive morre um dia e não há nada o que possa ser feito. Esse é o segredo para voltar a caminhar como quem anda nas nuvens.
Não temos o controle da morte, mas somos nós que estamos no controle da vida!

Inserida por Pepperzinha

Demorei, mas compreendi a mensagem de Amado Nervo: “Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.”
Era 2 de novembro, Dia de Finados. Fui ao Cemitério com a intenção de visitar o local aonde se encontram os restos mortais do meu filho, que partiu aos 20 anos de idade.
Havia muita gente em todos os cantos: grupos orando; pessoas andando como se estivessem passeando, pois conversavam animadamente; jovens com balde, água e flanela se oferecendo para fazer limpeza em troca de dinheiro; vigilantes parados como “estátuas”; um “clima” quase de “festa”.
Eu caminhava e via tudo aquilo com certa passividade, pois, para uma mãe, é difícil entender e aceitar uma perda desta natureza.
Em dado momento, os sinos anunciaram a Missa de Finados, que seria realizada às 17h na Igreja local. Foi aí que parei de caminhar, fechei os olhos, respirei, escutei o meu coração e me perguntei: "O que estou fazendo aqui? Missa de Finados? Como assim? "
A resposta que “chegou” pra mim foi: "Meu filho está vivo e eu ainda vou (re)encontrá-lo!"
Não tenho como explicar o que me aconteceu. Lembro-me apenas que era estranho estar no cemitério. Então, saí rapidamente dali, fui para o estacionamento, peguei o carro e, em vez de ir para casa, fui resolver uma situação do cotidiano.
Mas a saudade, o grande amor que ficou, me acompanhará até o momento certo.
Gratidão!

Inserida por DelvaBrito

Não quero que sejas meu

A fissura que tenho ao falar de ti resume-se em apenas aproximar-te para que percebas que maior parte do tempo que passo a pensar em ti é momento de pensar em como trazer-te. Quero trazer-te a onde também nunca fui, trazer-te pra perto de minha vida de uma forma mais visível, pois permaneces em meu coração mesmo que não saibas e esta presença fixou-se em mim da maneira mais particular que eu pudera ter.
Quero ver-te assim como aprecio no céu os pássaros que voam com liberdade. Estar presente, no presente e no futuro sem prender-te nem se quer uma vez.
Espero paciente para que venhas, pois querido tu és a ultima vez que faço isso. Mas que apenas venha quando quiser vir.
Tu há de sempre ser parte daquilo que não tenho.
E mesmo que quando um dia, quem sabe, comigo estiver, eu saiba que não és meu e que eu mantenha esse estado, afinal não se pode perder o que nunca se teve, sendo assim, quero que venhas e fique por um dia, uma noite, umas horas.. Mas fique, fique e seja hoje, seja nesse momento, seja mais tarde, seja, não meu, mas seja comigo.

Inserida por rebeccamedrado

Me mataram hoje
Eu sorri
Perdi o que não tinha
Estranhamente o nada faz falta
Sorri de novo
Parece que eu queria o que não gostava
Não gostar diminui a incerteza
Define alguma coisa
Coisa...
Eu consumia paredes para me referenciar
Livre, eu não sabia ser
Só sabia covardia
Tinha medo de morrer
Mas morri
Essas palavras são póstumas
Na morte desanuviamos
Nuvens são nadas que parecem alguma coisa
Mas esse nada consegue molhar e apagar teu giz legado
Na morte teus pecados não contam mais
Açoites e culpas são despejados
O mandado de desintegração de posse se cumpri
A carne se desfaz
Eram só átomos invisíveis ligado por ideias
Ideias de viver retroalimentadas por Wal Disney e seus amigos multicoloridos
Viver é morrer as poucos
E de pouco eu já tô vazio
Vivendo, você somente consegue estar
Morto você é
E se é pra ser, que seja
Viver é o dogma de quem quer ser alguém
Escute um conselho de quem já é ninguém
Morra todo dia
Palavra de defunto

Inserida por Danillospindola

Deixe ir tudo aquilo que te prende na zona de conforto...
Deixe ir ressentimentos, mágoas, sentimentos negativos...
Deixe ir pessoas que já lhe ensinaram o que você tinha que aprender....
Deixe ir o apego, o ego, a necessidade de sempre ter razão...
Simplesmente deixe ir ....
A felicidade é um estado de leveza, presença e desapego....
Um estado de "deixe ir"....

Inserida por Josi-Mello

Confia...

Coração pequenino, apertado e em total descompasso, entre tantas palavras faladas, ouvidas e mal compreendidas, lembra-se de receber a notícia de que um ente frágil e querido está acometido por doença grave e incurável.

Foi-se lhe então todo o chão, os planos, não sabia mais o que pensar, esperava que Ele a ouvisse em suas preces e permitisse uma cura, era sua esperança, sem ela não sabia o que seria.

Desde então só enxergava vultos ao seu redor, tudo e todos estavam em cinza, nada parecia real.

Pedia e repetia a Deus, o que fazer diante dessa tragédia?

Sempre acreditara que nada nessa vida é por acaso, mas e agora?

Só sentia o medo e a dificuldade em aceitar, ciente estava que situações assim ocorrem diariamente para com muitos mais, afinal somos todos iguais, pobres ou ricos, não importam as crenças, certeza apenas de que a presença Dele, em quaisquer circunstâncias, é sempre certa.

Suplicava ajuda e admitia não estar conseguindo praticar os ensinamentos aprendidos, dentre eles o de, em qualquer dificuldade, Nele confiar com a fé inabalável e que esses momentos são oportunidades para praticar o desapego, sabendo ser essa vida apenas um lampejo necessário ante a eternidade que se seguirá.

Passado algum tempo ainda se percebe pensando em como tudo poderia ser diferente, mas um sonho recorrente, ambientado sempre num lugar diferente, a espera em cada adormecer, já estivera num hospital, numa escola, ouvindo palestras e orquestras.

Desta vez, logo após acordar, lembra-se da paz e conforto numa ampla e vistosa planície com brisa suave e o nascer do sol e a palavra que vem e vai, confia!

Paz e serenidade!

Inserida por pauloafonsobarros57

Imagino um novo equilíbrio no planeta
Penso que é como a organização que fiz em casa esse final de semana: "Pra arrumar a gente tem que bagunçar", essa bagunça que o mundo hoje se encontra pode ter um bom propósito se agora servir pra tirar tudo o que não serve e deixar apenas aquilo que é útil, apenas o que precisamos.
Desapegar da escuridão _/\_

Inserida por nathrichter

E você sofre, se desespera pela insistência em se apegar,...
em se recusar a deixar ir...quem já foi!!!
E assim, você não sai do lugar, não se permite a oportunidade de seguir em frente, de novamente voltar a ser feliz...
porque se mantém presa, apegada a algo, que nem existe mais, a alguém que já foi!! Que já caminha por várias outras estradas, longe, bem longe da que vocês tantas vezes caminharam juntos!.
E você fica assim...sonhando...vivendo uma história fictícia...criada pela sua imaginação fértil...
Só para lembrar: a vida acontece aqui fora, na realidade. E não aí dentro, na sua imaginação, nos seus sonhos!!!

Inserida por mafrancisquini

Sabe, a vida é dura pra todo mundo. Nada é fácil sem antes ter sido difícil. Eu e você mentimos nas redes sociais, lembre-se disso, principalmente, quando você achar que a vida de quem acabou de postar, está mais bacana que a sua. Tem muita gente com dinheiro, tomando agora um ansiolítico pra conseguir dormir. Tem muita gente desesperada porque perdeu o emprego, porque qualquer movimento que faça, parece em vão. Tem muita gente dependente de drogas, porque se sente solitária, ou porque um dia experimentou pra ter uma onda, e hoje é escravizado todos os dias. Tem muita gente que bebe dia sim, outro também e, ainda assim, acha que não é alcoólatra, mas não consegue ficar um dia se quer sem dar uma folga ao seu fígado, acha mais fácil esquecer os problemas com o álcool. Tem muita, mas, muita gente mesmo enfermo do corpo, da alma, do coração, das emoções, e não sabe nem mais a quem recorrer pela cura, já fez de tudo, já gastou o que não tinha. Muitos vivem o drama do diagnóstico de morte.


Agora mesmo, tem muita gente em viagem pelos melhores lugares do mundo, mas que levou suas preocupações na mente, deixou suas empresas falidas, está mergulhado em dívidas, porque não consegue assumir para suas famílias, que é tempo de diminuir o padrão de vida. Tem muita gente que não vive sem a noite, sem as drogas sintéticas, e no dia seguinte, dorme o dia todo pra não acordar pra sua realidade de solidão. ;)

Inserida por megglima

NA TEMPERATURA CERTA

E se de repente
Eu chegar de mansinho
Te fazendo carinho
E no outro dia sumir
Não se assuste neguinho

É que eu gosto assim
Nem muito quente
Nem muito frio
Na temperatura certa
Que o desejo se manifesta

Calor demais sufoca
E o gelo empedra
Para haver um equilíbrio
Vamos deixar uma área livre
Porque tudo deve ter limite

Esse espaço é necessário
Para um relacionamento saudável
Mas se não der pra você
Então não da pra mim
É do desapego que eu estou afim

Não pense em me possuir
Eu nasci pra respirar
O ar mais leve, livre, e solto
Feito um pássaro ao voar
No seu mais sublime conforto


[06/05/2015]

Inserida por SamaraSantanaCamara

Esqueça o seu passado.
O que foi, não é mais, embora possa continuar sendo.
O que é no hoje, pode não ser mais no amanhã, ou até mesmo, no minuto seguinte.
O que será no AMANHÃ, cabe somente a você planejar, arquitetar: o que não quer dizer, nem tão pouco assegurar que tudo será lindo, tal como parecia ser nos seus sonhos.

Se desapegue. Viva de novo. A HORA é agora.
Corra atrás de seus sonhos seu (sua) bobo(a). Já passou da hora de você ser feliz, não acha?

Inserida por AnaGaela

Dia das mães
Belo dia, simbologia
Da força e da ternura
Da dedicação e bravura
Do querer o bem, não para si,
Mas para os seus
Do desapego do eu
Do projetar futuros imaginados belos
Do sonhar com doutores
E sucessos para os seus.
Mãe é vida que eterniza
Os lampejares da consciência
De quem mantém a crença
Nessa heroína, Mãe.

Inserida por koppe

Viver em função do que é temporário e impermanente é viver correndo atrás do nada. Tudo aquilo que se perde com a morte é chave de sofrimento para quem decide se apegar. Mais cedo ou mais tarde todos acabam perdendo essas coisas e isso não é novidade para ninguém.

AngéliKA Diamonds

Inserida por semprepensante

A verdade é...

Tudo é um aprendizado, tudo nos molda, se foi bom se torna permanente em nós.
Se foi ruim aprendemos a não repetir.

Mudar se torna primordial no decorrer do tempo, mude, não se apegue ao passado, nem a um futuro de expectativas, não se apegue a pessoas que não deem valor a sua família, seja uma pessoa melhor todos dias, crescer dói, amadurecer dói, mas, viva a sua vida ao redor de pessoas que realmente tenham algo a lhe ensinar, o resto é perda de tempo e perda de vida.

Seja e faça o seu melhor a cada dia

Inserida por Lufs18

FAXINA INTERNA
Dias chuvosos e frios
Podem ser tristes e vazios.
Mas podem também ser adequados para reflexão.
Para fazer um balanço da vida,
Chegar uma conclusão,
Se ela está de acordo o seu querer
Ou precisa refazer
Aqui e ali.
Aparar as arestas,
Jogar fora crenças,
Velhas esperanças,
Sonhos e tudo que já não presta.
Como uma casa, seu computador ou celular
Às vezes é necessário fazer uma faxina.
Deletar coisas inúteis.
E sacudir a poeira,
E envernizar
Aquilo que ainda serve para ser usado.
Como projetos esquecidos,
Que estão há muito tempo guardados,
Mas que não devem ser desmerecidos.
Talvez na primeira limpeza,
Não jogue fora tudo que deva.
Seja muito apegado a tudo que está acumulado.
Por isso que muitos possuem dentro de si
Enorme quarto de entulho.
Pior ainda são aqueles
Que não notam que muita coisa perdeu a validade
E continuam encarando paradigmas,
Ainda aprendido como crianças,
Como verdades.
Mas persista vasculhando suas gavetas internas
Com constância.
Pouco a pouco,
Irá se desapegando de tudo que não tem valor.
Caminhará mais leve e feliz
Chegando a destinos que nem mesmo sonhou.

Inserida por andressalacerda

Talvez
a maior sabedoria,
prova de sensatez,
seja procurar não saber.
Talvez o maior ganho
seja aprender
a abrir mão de;
dar de ombro;
deixar pra lá;
escolher o que não ter.

Inserida por RodrigoQuito