Poemas dia da árvore
Sê como uma árvore. Cresce e mostra-te ao mundo. O céu é o limite!
Mas nunca te esqueças: são as tuas raízes que te mantêm vivo/a e nutrido/a. Sem elas, qualquer limite se torna inalcançável!
A oportunidade é como uma folha que se solta de uma árvore, se não pegá-la no ar, juntar-se-ão, com as outras já no chão...
A riqueza, como uma árvore, cresce a partir de uma simples semente. A primeira moeda de cobre que economizar será a semente a partir da qual sua árvore da riqueza crescerá. Quanto mais cedo plantá-la, mais cedo a árvore crescerá. E quanto mais fielmente alimentar e regar essa árvore com economias constantes, logo chegará o dia em que poderá abrigar-se em pleno contentamento embaixo de sua sombra.
Sejas como as raízes de uma árvore, cresça escondido, silenciosamente e forte.
Quando vierem os ventos continuarás firme, as folhas não cairão e no tempo oportuno darás bons frutos.
"A ética, a moral e os bons costumes são como as raízes de uma árvore: fundamentais para sua sustentação e crescimento saudável, mas invisíveis aos olhos daqueles que apenas admiram a beleza de suas folhas e frutos."
A fruta nunca cai longe da árvore. Cuidado - por ser mais fácil - ao colher do chão. Podem já estar podres.
''Uma casa na árvore, eu, você, um piquenique e tereré ao tardar. O que mais precisaríamos para sermos felizes se juntos podemos sonhar''.
Se quisermos degustar uma boa fruta temos que aguardar que amadureça na árvore. Caso à colhamos antes do tempo adequado o gosto será desagradável e ela desperdiçada. É preciso respeitarmos o tempo de tudo e de todos, inclusive o nosso.
Quando criança, sempre caia da árvore e me ralava toda, eu prometia que não voltaria a subir. Em meio aos choros que eu engolia devido a dor e ardência, e enquanto olhava o sangue escorrer, eu prometia que nunca mais chegaria perto de árvores, que jamais voltaria a sentir aquela dor novamente. Mas então o sangue estancava, a dor passava e eu voltava a subir. Obviamente voltava a cair e todo o processo ocorria que nem antes. Mesmo depois de tanto tempo, continuo fazendo a mesma coisa, só que sem subir em árvores.
Não adianta pedir a Deus uma árvore frondosa para seu jardim se você não estiver disposto a cuidar dela todos os dias.