Poemas dia da árvore
... é necessário se reinventar mas sem perder suas raízes pois sem raízes uma árvore jamais cresce. Um veneno para sua inteligência querer ser outro.
Ao longo do crescimento de uma arvore, ela perde folhas, mas logo nascem outras novas e em mais quantidades, e qualidades... E assim ela fica forte e mais firme, robusta e maior... O tempo passa e lá está ela. Cada vez mais forte...
A vida é uma arvore onde o vento é o destino, porque o que o vento leva ele pode trazer de volta; nem que seja o cheiro da folha seca.
Colher o fruto la do alto da arvore, onde eu quase pensei que não alcançaria. E com ele nas mãos retiro a pele. Separo e dou o melhor pedaço da fruta madura para você, saborear. Alegro me com o doce da seiva do fruto e da flor que aviva seu olhar infantil de muitos sonhos frente ao mar.Ouvir baixinho seus suspiros. Orar e rogar aos anjinhos dos caminhos que sempre haja flores silvestres, passarinhos cantadores e borboletas de todas as cores por onde você nesta vida passar.Descobrir que o sentimento mais puro de querer bem vem por doação espontânea e não por qualquer tipo de troca, permuta ou reciprocidade. Afinal tudo acontece do seu próprio modo e no seu tempo e local particular. Amar.
A árvore, quando maligna, deve ser extirpada pela raiz antes que gere frutos, caso contrário toda a floresta será desvalorizada.
"Ando feito árvore perdendo suas folhas para renovar-se. Há dias em que caem por terra alguns hábitos que não me servem mais, em outros pensamentos nada edificantes... Quero minha alma “primaveril”."
A corrupção é como uma árvore frondosa tipo sete copas. Não adianta podar a árvore tirando-lhe a copa, pois em breve uma nova copa se formará.
Na comparação da corrupção com a árvore, a copa é a parte mais visível e é o resultado do trabalho conjunto das raízes, tronco e galhos que alimentam a copa. Urge combater o mal nas raízes e nos canais que alimentam a corrupção e não somente eliminar a copa, pois logo outra se formará.
Acreditar num futuro melhor é não inferiorizar-se psicologicamente à uma arvore, que à dependência de homen ainda frutifica apos ser cortada pela caule.
Meu brinquedo preferido é, um balanço de borracha acoplado a uma bela árvore frutífera, sombra e deliciosa brisa pois, linda é essa Vida.
A dificuldade e adversidade moldam nosso caráter, veja por exemplo antes da árvore florar frutos viçosos, deve passar por geadas, chuvas, e até mesmo a queda de suas folhas, depois que tudo está caído, todas as suas folhas, nascem novas, mais belas, e com as eras, nascem frutos.
A palavra mal dita é como erva daninha, como árvore seca que produz frutos amargos, espalhando dissabores, tristeza, desarmonia. Prefiro ser árvore frondosa, dar abrigo a quem precisa de afago no coração, dizer palavras benditas que possam saciar a fome de amor e a sede de infinito. Prefiro gerar flores e ofertá-las, exalando beleza e perfume pelo mundo.
SABEDORIA
“O aprendizado do homem sempre será fruto colhido na apocalíptica árvore da sabedoria, pois, ainda que a exuberância das flores e a esperança da alma se percam no ribombar de uma tempestade do anoitecer, sua perseverança e as sementes resultantes, haverão de germinarem nos primeiros raios tépidos de sol do amanhecer”.
O amor é como uma árvore, é plantada uma pequena semente no coração, e aos poucos ela vai brotando e crescendo até ficar grande e forte e em um certo dia poderá chegar alguém e a cortar.
Não se pode obrigar uma árvore a dar frutos antes da época, da mesma forma que não podemos exigir compreensão das pessoas que ainda não estão preparadas.
Observando uma árvore de jambos e admirando o ataque de diversas espécies animais a se alimentar de seus frutos. Analogia para a vida: O mundo carece faminto de bons frutos, há uma multidão de famintos a procura de quem possa frutificar e saciar toda essa carência moral do âmago social.
Não quebre seus princípios pela influência daqueles que não têm um caráter tratado. A árvore quando não tem uma raiz profunda, com qualquer ventinho ela cai.
Se só me preocupo em colher os belos frutos que a árvore da vida me da diariamente e esqueço-me de cuidar de sua raiz chegará a hora que não terei mais o que colher.