Poemas de despedida de morte para dedicar a quem partiu

⁠A MORTE CHEGOU DE BRANCO

A morte chegou de branco
mas quem a viu não fui eu.
Foi a moça do barranco
que mal a viu se escondeu.
Chegou de branco trazendo
um sopro de terras santas
de rosas castas e rios
onde em claros arrepios
se deita o sonho gemendo...
Chegou de verdes colinas
de longínquos povoados
e tinha toda a pureza
da risada das meninas
das águas virgens das plantas
dos campos mal-assombrados.
Chegou de branco! De branco...
De branco como o silêncio
como as núpcias de branco
como o primeiro suspiro
da moça que no barranco
só por vê-la se escondeu.
A morte chegou de branco
mas quem a viu não fui eu.

Alphonsus de Guimaraens Filho
A cidade do sul (1948).
Inserida por marcosarmuzel


A "Morte" do Espírito Santo


Assim divagou Lucius: existem Pessoas que nada mais são ( parecem) do que a pura representação da paz, estabilidade emocional, confiança, prazer, esperança, serenidade, tranquilidade, sorte e bem-aventurança. E por representarem essas coisas tão sublimes e importantes à Alma de alguém, quando deixam este plano ( quando morrem) sua ausência passa a ser o oposto daquela representação de quando viva. Isto é, passam então a deixar a sensação de caos. Não pelo fato de, já noutro plano, se tornarem uma espécie de caos. Mas refiro-me à sua ausência deste plano físico, em seu físico. Imaginem então a "Morte" ( ausência total) do Divino Espírito Santo!!! Quantos malefícios à Alma, não advém daí?

Às 11:11h in 20.09.2023

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Toda vez que me pego pensando na sorte,
Mais deixo me seduzir pelo doce beijo da morte.
Aquele, que o vazio em seu peito assola forte,
De joelhos tento manter ao menos o porte.
Porem quando o crepúsculo me remete aos seus Belos fios cor de cobre,
Juro aos céus que ao menos em outra vida,
Ainda serás minha rainha consorte.

Inserida por skhevenko

Pra mim, na minha visão metafórica, Deus, é na verdade, a própria morte...
Por que Deus é a morte?
A morte é onipresente, onipotente, onisciente, ou seja, está em todo lugar, é invisível, imortal, presente, eterno, é o nada, e por ser o nada, conhece tudo, é o fim, e por ser o fim, conhece todo o início;
A morte é justiça, e por ser justa, não tem pobre e nem rico, nem inferior e nem superior, tanto humano ou inseto, sem exceção, cedo ou tarde, todos são condenados, todos morrem;
A morte é a reflexão mais profunda, é o que nos faz pensar, agir, mudar, é o que nos incentiva a viver, a fazer, a compartilhar e deixar;
A morte é encontro, é onde todos caminha em direção, indiferente dos infinitos caminhos, o destino é o mesmo para todos, é onde todas almas se encontram, na morte;
A morte é amor, é onde nos sacrificamos pelo próximo, é onde deixamos o legado, a ideia, o propósito, é o que fazemos pela nossa família, amigos, sociedade, natureza, é o que servimos e deixamos para o mundo, antes de morrer;
A morte é o pai, é a mãe, de todas as coisas, é o que veio antes, de tudo existir, é o que veio antes do "paraíso e inferno", é o que veio antes da luz e escuridão, o que veio antes do "big bang", o que veio antes de tudo existir, porque já existia e estava lá, é o que chamam de "nada", é a morte, Deus.⁠

Inserida por reflexao_dan

⁠Morte, contrário de vida
Morrer é não estar mais nesse plano de existência
Morrer é estar presente na vida de quem nos quer bem
É exalar nossa energia de maneira discreta, estar aqui com quem amamos e
do outro lado, com os que já partiram.
Deixar saudades, levar lembranças
Compartilhar certeza, deixar a sensação que tudo aqui é apenas um sonho;

Inserida por berudi

⁠Eu nunca quis morrer pelo tamanho do meu corpo, mas muitas vezes desejei a morte em momentos de desespero, quando eu estive no fundo do fundo do poço quando eu tive depressão.

E só quem já passou pelo fundo do poço ou tenha um conhecimento pode falar de um assunto tão delicado, que deve ser tratado com muito respeito.

Já tive percas insubstituíveis e convívio com mães que perderam seus filhos.

A pessoa se alimenta inconscientemente a fim de preencher um vazio, ou em busca de uma proteção que por vez a própria pessoa desconhece.

Por estar passando por um momento delicado, na maioria das vezes não tem força para sair daquela situação e as vezes nem quer sair, inconcientemente está olhando para morte e desejando-a.

Eu sou agraciada abençoada e privilegiada por ter uma família iluminada que segurou na minha mão para que eu pudesse levantar e dar o primeiro passo em busca de ajuda, fui para terapia e Graças á Deus primeiramente, ao círculo de mulheres e a minha terapeuta sai do fundo do poço.

Sozinha seria impossível!
E a minha realidade não é a realidade de muitos!

Hoje procrastino o meu tratamento as vezes, mas eu tenho a consciência sobre o que precisa ser visto, o que precisa ser olhado, sobre as minhas feridas emocionais que precisam ser curadas.

Eu sei que assim como você, assim como qualquer outro ser humano.
Eu sou um projeto de Deus que fui criada para dar certo!

Eu não estou vitimizando muito menos romantizando a obesidade, até por que eu luto contra ela.
Os desinformados precisam saber que a obesidade é uma doença complexa e multifatorial, que precisa ser respeitada assim como as demais doenças.

Ao invés de julgar, criticar ou fazer comentários infelizes estenda a mão para que, quem está no fundo do poço consiga ao menos levantar-se.

Inserida por Jessicacostalp19

⁠A morte é apenas uma forma de nos livrar da dor, do sofrimento, da culpa e da solidão. Às vezes acreditamos que ao morrer estaremos perdendo tudo só que é ao contrário de tudo, ao morrer nós ganhamos a tão sonhada liberdade, a libertação de uma vida hipócrita, sem cor, sem ânimo, de uma vida sem vida, onde tudo é cinza.
A morte é tão desejada por muitos e tão temidas por outros, mas a morte sempre chegará para todos, um dia a mais ou um dia a menos, ela sempre chegará para todos e ninguém poderá fugir disso, está no nosso destino.
Oh dona morte você ainda terá tanta sorte se um dia me tirar desse lugar, eu já estou cansada, exausta e não aguento mais, a vida é difícil demais e vazia mesmo estando feliz a tristeza sempre aparece e me atormenta.
Dona morte me tira desse lugar de dor e me deixa descansar, pode vim me buscar.

Inserida por Mannu23

⁠7 fev 2023

A vida é bela e trágica, pelo simples fato de existir um fim
A morte é a única certeza que temos, e até lá não sabemos quanto tempo ainda temos
Nem quantos abraços ainda daremos
Mas é isso que torna o momento que estamos a viver tão especial
Não sabemos o que pode acontecer horas, minutos ou até mesmo segundos depois
Então pare um pouco..viva o momento
Planeje seu futuro, mas não se esqueça de viver o hoje
Abraçe, beije, ame
Um dia será seu último dia
Seu último abraço
Seu último suspiro
Isso te assusta ou te motiva?

Inserida por UmsimplesCara

⁠Morte Científica

Ó ciência, que te apoderaste de mim,
Deixaste-me em um estado de desespero,
Minha alma se desfaz, sem um fim,
E meu corpo já não é mais um mistério.

Com a razão, eu busquei o conhecimento,
Mas, ao explorar o desconhecido,
Encontrei a morte, sem nenhum alento,
Ela se tornou o meu único sentido.

A ciência, que prometia o progresso,
Agora me entrega apenas a solidão,
E eu me torno um objeto de experimento,

Uma cobaia para a tua ambição.
Ó ciência, que me trouxeste até aqui,
Deixaste-me sem vida, sem razão de existir.

Inserida por AugustoGalia

⁠Mesmo se você pode conseguir vitória sobre centenas de situações de vida e morte, ainda sim necessita de mais determinação antes que possa obter a vitória eterna que Deus tem buscado.

Livro: A vontade de Deus e o mundo.

Inserida por SunMyungMoon

⁠A morte é o fim de tudo, ou o começo de nada?
Não há resposta, só silêncio, e o vazio que nos devora.
O vazio é a essência da vida, ou a negação do ser? Não há sentido, só angústia, e o vazio que nos consome
O vazio é o destino final, ou o eterno retorno?
Não há saída, só abismo, e o vazio que nos espera.O existir é um erro?
Não há sentido na vida, por que teria esperança na morte?
Somos apenas sombras errantes em um mundo sem luz, buscando um alívio ilusório em um abismo sem fundo.
Nada nos salva da angústia; nem a fé, nem a razão, nem o amor. Somos condenados ao sofrimento e à insignificância do ser. Alguns contentam-se com verdades que não são mais que sombras, afogando-se na superficialidade de explicações tolas. No fundo, a busca por respostas vazias é uma fuga desesperada da angústia que nos consome. Eles são os cegos da luz e os surdos da paixão. Não conhecem a si mesmos, nem o mundo em que vivem. Eles não sofrem, nem gozam, eles apenas sobrevivem.
A única saída é o silêncio. O silêncio da alma e da mente. O silêncio que precede a morte, e que sucede o vazio.

Inserida por xALVESFELIPE

⁠Tudo que passamos na vida é aprendizado, na dor valorizamos o sorriso, na morte a vida, na solidão as companhias que por muitas vozes deixamos de dar atenção por coisas banais e sim,perdemos tempo de mostrar o quanto é importante a troca, o olho no olho, e não podemos esquecer que momentos perdidos se vão, e lamentar não traz de volta oportunidades.
Então viva o presente, sinta o abraço, abrace!
Não deixe a vida passar sem saber o quanto um abraço renova o que está fraco e dá força a quem precisa. A vida é muito curta, pra desperdiçar oportunidades de carinho

Inserida por Guimmadeira

⁠-a vida é a forma de gerir a morte;
-a morte é a forma de gerir a morte;
-mesmo o vazio mais profundo, partilha com o todo;
-nem o fim é livre do começo, a origem é o traçado do ser;
-o homem é uma maquina projetada com um proposito que nunca vai entender;
-o humano é a unica maquina que cria o proprio sentido de existencia;

Inserida por williamvinicius2

⁠-depois da morte não resta nada senão o esquecimento;
-a vida ou a falta dela gera problemas ao ambiente;
-o ambente gera problema ao ser, que se não resolvido volta como um cumulo de problemas;
-o probemas seus são os dos outros, todo problema é partilhado;
-toda a vitalidade e ações são um cunjunto;
-nada é sem valor e nada é sem sentido;
-a falta o conhecimento de um sentido não desfaz sua veracidade;
-a partilhação de sentimentos é bom esvai a alma de problemas seus e joga ao vazio que o retorna com bondade;

Inserida por williamvinicius2

⁠Vocês que ficam desejando a morte do outro... que coisa feia!

Já pensaram em desejar sarna?

Inserida por tatyanenicklas

⁠De todas as pegadas,
A do elefante é suprema,
De todas as meditações focalizadas,
A da morte é suprema.
[O livro tibetano da vida e da morte, Editorial Presença, direitos de autor de 2016, 2ª ediçção, tradução de isabel Andrade. página 56. Citação do Sutra Mahaparinirvana.]

Inserida por Lenisil

⁠O arrependimento mais doído
é aquele que não pode ser corrigido
em razão da morte.

Inserida por MauricioCavalheiro

⁠ Poesia informal
Que fala do mal
Que fala do bem
Da fé também
Fala da sorte
Fala da morte
Fala da vida
Fala da pista
Fala da terra
Fala da favela
Fala do centro
Fala do sofrimento
Fala da alegria
Fala do dia
Fala da noite
Fala dos dois.

Inserida por 10uilton

⁠Lamentar não me cabe mais.
A vida sempre dará uma nova chance.
A morte, não..

Inserida por PauloPaixao

Graça do luto

Se hoje eu seguir a morte,
descendo seus desertos sem trilhas,
e salgar minha língua com lágrimas endurecidas
pelo fim do meu precioso tempo
que corre
precipitado
apressado
naquela caverna prometida,
Você
faria
a
graça de
ficar de luto por
mim?

Maya Angelou
Poesia completa. Bauru, SP: Astral Cultural, 2020.
Inserida por pensador