Poemas de despedida de morte para dedicar a quem partiu
"Morte"(transição)
A "morte" não se dá de uma hora p/ outra ,
não é um supetão ,basta nascermos à
estarmos morrendo ,pelo simples fato :
naquilo que eramos ontem não somos
mais hoje .Tudo se vai ,mas o desejo de
amar sempre nos é prevalecente ,independentemente de nosso novo formato
ao mundo e de nossa transmutação
sempre nos é circundante o desejo de
amar e sempre haverá um alguém ,uma
vida à esse desejo de amar.
Para quem duvida do eterno mistério da vida
e do sumo encantamento da morte,
os sentidos naturais nos convidam
à uma reflexão filosófica:
A música de Bach, o prodígio divino de Beethoven
as óperas Wagnerianas, o virtuosismo de Chopin
para mim seria suficiente, mesmo que
me faltassem todos os outros sentidos.
Se eu não pudessem ler os poemas de Camões
nem as odes de Horácio e de Cícero
ou ainda as "odisseias" de Homero,
e os poemas de Pessoa. Mesmo assim
estaria convencido da existência
de um espirito eterno e sábio
que sopra aos humanos tanta
beleza e espanto... e divindade.
Olhe que não citei Verdi
A pior coisa da Morte
Não é a morte em si
Faz parte da vida....
O que me assusta é a
Solidão...
Precisamos cultivar
Sem orgulho ou vaidades
As verdadeiras amizades
Muitas vezes nos isolamos
do mundo.
Por algumas decepções..
Trazendo de verdade algumas desilusões....
Morrer sozinho e esquecido
É muito triste.....
Aprenda a cultivar os seus amigos
Dê valor a quem gosta de você
Não temos como viver sozinho no mundo..
Precisamos um dos outros até para morrer...
Alguns anos mais tarde a morte tornaria o objeto da minha contemplação constante, o pensamento a que eu dedicava todas as minhas forças do meu espírito que não eram absorvidas pelo Estado. E quem diz morte, diz também o mundo MISTERIOSO ao qual talvez tenhamos acesso através dela. Depois de tantas reflexões e experiências por vezes condenáveis, ignoro ainda o que se passa do outro lado dessa cortina NEGRA. Mas a noite Síria representa minha parte consciente de IMORTALIDADE.
(Trecho selecionado - "Memórias de Adriano" - copiado a punho)
"Tentar saber algo sobre a morte é tentar saber algo sobre a vida. A literatura dá-nos a ver verdades que só podem ser usadas por nós próprios, que são as nossas convicções e as respostas essenciais a perguntas para as quais todos temos de ter uma resposta. (...)
A morte é natural, a maior certeza que temos sobre qualquer coisa é que vai ter o seu fim. Os dias começam e acabam, tudo acaba... Fechar os olhos ao que quer que seja, ignorar, fingir que não existe, nunca é bom, sobretudo em relação a coisas que existem de fato e a morte existe de fato."
Nada na vida é certo... aliás, tem sim uma certeza incerteza.
A morte!.. Certa sua chegada, quando?Ninguém sabe.
Nada na vida é certo... por isso, viva!! Viva cada dia, não no desespero de ser o último, mas sim na alegria e companhia daqueles que ama e fazendo o que tem que ser feito dando o melhor de si.
Nada na vida é certo... desfrute do presente.
༺༻
Tc_21022024/29
Que a morte daquilo que eu acredito não me tape os ouvidos nem a boca;
Porque metade de mim é o que eu grito,Mas a outra metade e meu silêncio.Que a música que eu ouço seja suave, que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece, apenas respeitadas como a última coisa que me resta, que essa tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada;
Porque metade de mim é o que penso, mas a outra metade é um vulcão. Que o medo da solidão se afaste,que o espelho que reflete meu rosto me lembre o doce sorriso da minha infância porque metade de mim é a lembrança do que fui, mais outra metade eu não sei. Boa noite.
amo a morte tanto quanto amo a vida
pois por mais encantadora e linda que a vida possa ser
a morte é o alívio, a paz e o fim
e tudo que eu preciso é um ponto final
novos começos já não me deixam tão animada, uma outra perspectiva já não me deixa otimista
um novo sonho não me faz transbordar de emoção
um novo amor não me tras mais tanto encanto
queria que o amor pela vida voltasse a transbordar dentro de mim, mas hoje sou apenas o que restou de minhas experiências, emoções e decepções.
Atraentes rosas negras,
lindas e misteriosas
com um ar de nobreza,
onde a vida e a morte se mostram, tristezas e amores
numa essência rara externada
nestas simples flores.
Tendo a Vida Existencia:
1 Ela pode conhecer.
2 Ela pode não conhecer.
Tendo a morte Existência:
1 Ela pode ser conhecida pela vida.
2 Ela não pode conhecer a vida.
Assim tudo o que existe pode ser conhecido!
Para ti; Ó avarento!
ESTA ilusória VIDA,
é a EFÉMERA passagem, que inclui morte CERTEIRA. E para o humano SER, que ANSEIE a tudo TER; sua MORTAL ratoeira!
Palavras de vida
Morte e vida estão no poder da língua. - Provérbios 18:21
Palavras de encorajamento podem ser “palavras de vida”, trazendo novas motivações para nossas vidas. Mark Twain disse que ele poderia viver por um mês inteiro com um bom elogio!
O encorajamento cristão, no entanto, é mais do que um elogio ou um tapinha nas costas, por mais valiosos que possam ser. Um escritor descreveu como “o tipo de expressão que ajuda alguém a querer ser um cristão melhor, mesmo quando a vida é difícil”.
Quando jovem, Larry Crabb havia desenvolvido uma gagueira que o humilhou em uma assembléia escolar. Pouco tempo depois, quando orou em voz alta em um culto na igreja, sua gagueira levou-o a misturar suas palavras e sua teologia em sua oração. Esperando uma severa correção, Larry saiu do serviço, resolvendo nunca mais falar em público. Ao sair, foi parado por um homem mais velho que disse: “Larry, tem uma coisa que eu quero que você saiba. O que quer que você faça pelo Senhor, estou atrás de você mil por cento. ”A determinação de Larry de nunca mais falar publicamente enfraqueceu instantaneamente. Agora, muitos anos depois, ele se dirige a grandes multidões sem gaguejar.
Paulo nos disse para temperar nosso discurso “com graça” para que possamos saber como responder aos outros (Colossenses 4: 6). Então vamos falar “palavras de vida” que trazem encorajamento.
Pode parecer insignificante
dizer uma palavra ou duas,
mas quando é encorajador, o
que pode fazer maravilhas! - k. De Haan
A correção pode nos moldar, mas o encorajamento nos motivará. Joanie Yoder
Seguro na vida e na morte
O Senhor preserva os fiéis. - Salmo 31:23
O castelo de Edimburgo, na Escócia, foi construído para proporcionar grande segurança aos seus cidadãos. Estrategicamente situado no topo de um alto mirante, suas paredes maciças ofereciam proteção para os habitantes da cidade sempre que os invasores se aproximavam. No entanto, tão impenetrável quanto parecia aquela grande fortaleza, coube às forças hostis. Isso nos lembra que os melhores esforços do homem nunca fornecem segurança completa contra o desastre.
Em contraste, David tinha um plano de proteção perfeito. O Senhor era sua rocha e fortaleza (Sl 31: 2-3). Ele confiava em Deus e estava seguro em meio aos ataques de todos os seus inimigos.
Essa sensação de segurança pode se estender até além do túmulo. Na Sua crucificação, Jesus citou as palavras de Davi do Salmo 31: 5 quando disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46).
Às vezes, os cristãos que têm grande confiança no Senhor ao longo da vida sentem-se apreensivos ao se aproximarem da morte. O Salmo 31 ajuda a acalmar esses medos. O mesmo Deus que é sua fortaleza na vida irá protegê-los dos terrores da morte e recebê-los em segurança em casa.
Estamos seguros nas mãos fortes de Deus. O salmista disse: "O Senhor preserva os fiéis" (v.23). Podemos estar certos de que Ele nos protegerá tanto na morte quanto na vida!
Existe um lugar seguro e sagrado
Sob as asas divinas,
Reservado para todos os herdeiros da graça -
Oh, seja esse meu refúgio! —Lyte
O Senhor é nossa fortaleza na vida e na morte. David C. Egner
Uma vida feliz
Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro. Não haverá mais dor, pois as coisas anteriores já passaram. - Apocalipse 21: 4
Cornelia Dobner tinha 90 anos quando morreu e foi para sua casa no céu. Sua vida tinha sido caracterizada pelo trabalho duro, auto-sacrifício por sua família e lealdade a Deus e seu marido.
Logo após o funeral, duas de suas bisnetas colocaram seus sentimentos em palavras escrevendo notas para ela. Um deles, na impressão clara de um menino de 6 anos, escreveu: "Espero que você tenha uma vida feliz no céu".
A esperança dessa criança para sua bisavó é uma certeza inquestionável para todo seguidor de Cristo que morre. A Bíblia descreve nosso lar eterno como um lugar onde não há mais sofrimento, tristeza, choro, dor, impureza, doença ou mal (Apocalipse 21: 4,27). Também nos diz o que está lá: o Cordeiro (Jesus), os redimidos, o rio da vida, o trono de Deus, a árvore da vida, a luz de Deus (Apocalipse 21:22; 22: 1-5).
Jesus disse que Ele iria e prepararia um lugar para nós (João 14: 1-3). E o apóstolo Paulo descreveu-o como o lugar onde “nós estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17). Se isso não é felicidade, o que é?
Sim, como Cornelia Dobner, todo crente em Jesus pode esperar “uma vida feliz no céu”.
Além das tristezas da terra, as alegrias do céu,
além das sombras da terra, uma aurora gloriosa;
Além das batalhas da terra, doce paz sem fim;
Além do por do sol da terra na manhã do céu. - Gilmore
Estar com Jesus para sempre é a soma de toda felicidade. David C. Egner
Desejo da morte
Todos aqueles que odeiam [sabedoria] amam a morte. - Provérbios 8:36
Em um trecho de 3 milhas da praia da Flórida, 100 baleias-piloto se lançaram em terra seca em um aparente suicídio em massa. Foi outro exemplo de comportamento autodestrutivo que continua a desconcertar os biólogos marinhos.
Essas enormes criaturas haviam se encalhado seguindo a moda do líder. As pessoas vinham de muitos quilômetros para tentar voltar atrás. Em um ponto, uma barreira humana foi formada entre as baleias e a costa.
Mas mesmo quando esses mamíferos marinhos foram empurrados, puxados e forçados a voltar para a água mais profunda, muitos deles repetiram o surto de morte e se lançaram em terra seca novamente.
Há algo sobre seres humanos que imita essas baleias. Nossa natureza pecaminosa nos faz autodestruir. O Criador forneceu um mar de sabedoria para nós vivermos. No entanto, como animais irracionais, parecemos obcecados pelo desejo de sair do elemento para o qual fomos criados. Em vez de permanecer na imensidão de uma submissão amorosa e consciente a Deus, nos lançamos no terreno árido da desobediência.
Podemos pensar que nunca faríamos isso, mas é o que estamos fazendo toda vez que pecamos. Em vez de amar a morte, acreditemos no que Deus diz e amamos a sabedoria.
Concede-nos, ó Senhor, Tua sabedoria verdadeira,
Um senso de direito em tudo que fazemos,
E enquanto andamos diariamente com Ti,
Ajuda-nos Tua graça e verdade para ver. —DJD
Ame a sabedoria - ame a Deus; odeio a sabedoria - ama a morte. Mart DeHaan
Um coração em destroços dói mais que a morte
Traz pranto e remorso mesmo que sejas forte
Tudo se torna frio e emborcado
Feito um copo vazio e sem água.
Pois uma vida sem sede de amor é irrisória não vale nada
E a beleza aonde fica ?
Turva-se em lágrimas
Não ha mais vida na tal "Vida"
Ela faleceu quando deixou de ser bonita
Não é mais bela
Nem esquenta mais
Antes era tudo
Hoje é um "tanto faz"
Nem mesmo semeia mais meras flores
Traz á noite somente efêmeras dores
Pontadas no peito, calafrios de saudade
Rouba os sonhos no sono quando a angustia invade
É castigo demais pra se aguentar sozinho
Mas Juntar forças de onde ?
Se o que dá força ao ser é ter um pouco de carinho
Sim, Amor próprio é tudo
Mas viver sozinho é um triste luto
De respirar ares sem cheiro
Comer Comidas sem sal
Ouvir Músicas sem melodias
Acordar nas madrugadas sem final
Eu sei sempre acaba tudo bem e tal
Afinal no mundo ninguém é de ninguém
Só saiba que se tu morrer finalmente terás alguém.
DEUS ou o DIABO lá no Além.
Esperando na fila da morte
"A morte é engolida pela vitória." "Ó morte, onde está sua picada?" - 1 Coríntios 15: 54-55
Rusty Woomer estava esperando no corredor da morte apenas 11 dias antes de sua execução, quando recebeu a visita de Chuck Colson. Ele não teve medo de morrer, mas disse ao Sr. Colson que um sentimento de medo tomou conta dele quando pensou em conhecer Deus.
Ele não estava preocupado em ser punido por seus pecados, porque estava confiante de que Cristo o havia perdoado. Mas ficou admirado ao pensar em encontrar Aquele que possui um poder, um esplendor, uma pureza e um amor além de qualquer coisa que possamos imaginar.
Rusty Woomer viveu seus últimos dias sabendo a data exata de sua morte e exatamente como ocorreria. Chuck Colson comentou que, embora poucos de nós saibam quando e como vamos morrer, todos estamos no corredor da morte. A menos que Jesus venha, até mesmo o cristão mais dedicado terá que passar pelo vale da sombra da morte. Este é um pensamento solene.
Quando contemplamos como Deus é, trememos ao pensar em encontrá-lo. No entanto, também podemos nos alegrar. Porque Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou, a morte é derrotada. Não pode nos machucar.
O testemunho de Rusty quando ele enfrentou a morte é emocionante. Ele morreu regozijando-se. Então nós podemos.
Que maravilha engolfa nossa alma pecaminosa
Contemplar a pureza de Deus!
Nós não poderíamos suportar esse amor sagrado
Não foi a morte de Cristo nossa garantia. —DJD
Aqueles que temem a Deus não precisam temer a morte. Herbert Vander Lugt
O silencio toma conta da musica brasileira...
e sua morte ganha eternidade,
sua passagem pela vida marcou nossos corações,
a vida se silenciou, bolsa nova a musica que conquistou,
nas entrelinhas aplausos em sussurros mimos
que transpõem o soneto de nossas vidas.
Meu pecado
Desejo . . dá nascimento ao pecado; e o pecado, quando crescido, traz a morte. - Tiago 1:15
A mulher explicou as regras para o Tempter. Ela e o marido podiam comer o fruto de qualquer árvore no jardim, exceto a especial no meio. Apenas tocá-lo, ela disse, traria a morte.
Eu posso imaginar Satanás jogando a cabeça para trás e com uma risada zombeteira dizendo: “Você certamente não morrerá” (Gn 3: 4). Ele então sugeriu que Deus estava retendo algo bom dela (v.5).
Por milhares de anos, o Inimigo repetiu essa estratégia. Ele não se importa se você acredita na autoridade da Bíblia como um todo, contanto que ele possa levá-lo a descrer do único pecado que existe entre você e Deus.
"Você certamente não vai morrer", nos dizem. Esse é o tema de tantos romances modernos. O herói e a heroína vivem em desobediência a Deus, mas não sofrem consequências. Em programas de TV e filmes, os personagens se rebelam contra as leis morais de Deus, mas vivem felizes para sempre.
Existe até mesmo um perfume chamado “Meu Pecado”. É uma fragrância “tão sedutora, tão charmosa, tão excitante”, nos dizem os anúncios, “só poderíamos chamar de 'Meu Pecado'.” Você nunca imaginaria que o pecado é um pecado. fedor nas narinas de Deus.
Na tentação que você enfrenta hoje, você escolherá acreditar na mentira de Satanás ou obedecerá ao aviso de Deus?
Reflexão Pessoal
Como o pecado prejudicou a vida das pessoas que conheço?
Como a desobediência a Deus me prejudicou?
Eu experimentei o perdão de Deus? (1 João 1: 9-10).
Uma mordida do pecado deixa um sabor amargo.
Haddon W. Robinson
A hora certa?
Preciosa aos olhos do Senhor é a morte dos seus santos. - Salmo 116: 15
Já era tempo. Não é a hora que qualquer um de nós teria escolhido. Ainda era o tempo de Deus. E nos reunimos para aceitá-lo.
Especificamente, o tempo era um ano atrás hoje - o dia no horário designado por Deus quando meu pai seria tirado de nós na morte. Seus 83 anos de bom serviço ao seu Salvador e seus 51 anos leais de liderança familiar acabaram. Seu corpo forte e determinado finalmente sucumbiu aos processos implacáveis de envelhecimento e doença.
No entanto, foi a época do Natal. O tempo de luzes brilhantes, músicas alegres e falar do nascimento de Jesus. Era hora de antecipação, excitação infantil e paz na terra.
Não era um momento, ao que parece, pensar em arranjos de funeral e dizer adeus. Como isso poderia ser o momento certo?
Foi a hora certa porque era o tempo de Deus. Era hora de papai parar de sofrer. Era hora de ele passar o Natal com Jesus. Era hora de me reunir com minha irmã no céu - e como papai gostava de reuniões!
Foi a hora certa porque Deus nunca erra. Ele sabia que o trabalho de meu pai estava completo, sua influência continuaria viva e seu legado era seguro. Ele sabia o que estava fazendo. Papai estava em casa para o Natal. Era a hora do tempo de Deus.
Ele está ausente do corpo
Mas presente com o Senhor,
Contemplando seu Redentor,
o Cristo, a quem ele adorava. —Dugan
O tempo de Deus é perfeito - mesmo na morte. Dave Branon
- Relacionados
- Poemas de Morte
- Poemas Despedida
- Cartas de despedida de morte para quem deixa saudades
- Poesia que Fale da Morte Fernando Pessoa
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨