Poemas de despedida de morte para dedicar a quem partiu

O coração tem uma morte lenta. Perde-se a esperança como as árvores perdem as folhas, uma a uma.

Nós estamos a assistir ao que eu chamaria a morte do cidadão e, no seu lugar, o que temos e, cada vez mais, é o cliente. Agora já ninguém nos pergunta o que é que pensamos, agora perguntam-nos qual a marca do carro, de fato, de gravata que temos, quanto ganhamos.

Ninguém é responsável por minha morte. Sou eu o responsável. Eu sabia que isso estava prestes a acontecer, já que falar a verdade em uma sociedade que vive de mentiras, fraudes e ilusões é pedir para morrer. Não culpo essas pessoas pobres que decidiram por minha morte. Se alguém é responsável, esse alguém sou eu. E quero que todos saibam que vivi assumindo responsabilidades por mim mesmo e vou morrer dessa mesma forma. Em vida, fui um indivíduo. Na morte, sou um indivíduo. Ninguém decide por mim, sou eu quem decide sobre o meu destino.”
(texto de O Livro dos Homens, de Osho)

“Até que a morte nos separe” ou “Que seja eterno enquanto dure”?
Existem duas formas de encarar um relacionamento, dois pontos de vista, e o que difere um do outro é à vontade, a insistência, o desejo, e porque não as experiências? Vivemos em uma época em que ao começarmos um relacionamento, já pensamos no término, em nossa futura reação, antes mesmo de existir uma ação. Desistimos antes de tentar, perdemos antes de ganhar. Será que o príncipe virou um sapo? Ou as princesas não acreditam mais em contos de fadas? O fato é que por mais que negamos, que insistimos que não, é de nossa natureza buscar o nosso ‘felizes para sempre’ mesmo que seja apenas enquanto dure, mas que dure sempre um pouco mais.

O peso das suas atitudes muitas vezes leva à morte, por isso preste atenção no que você vai fazer, falar ou agir.

Dizem que todos perdemos 21 gramas no exacto momento da nossa morte. Todos nós. E quanto cabe em 21 gramas? Quanto é perdido? Quando perdemos 21 gramas? Quanto se ganha? 21 gramas. O peso de um colibri. Uma barra de chocolate. Qual é o peso de 21 gramas?

Morte não é nada mais do que passar de um quarto para outro. Mas há uma diferença para mim. No outro quarto poderei ver.

A morte é o momento mais importante e mais feliz da nossa vida! É a porta que se abre e que nos leva a Deus: a infinita beleza, a infinita bondade. Por toda eternidade. Que eu possa dizer quando chegar lá: ‘consummatum est’. Senhor, cumpri minha missão.

A morte põe um olho no passado e outro no futuro e deixa a gente cego na hora, no encontro do que foi e do que será, na tortura do que poderia ter sido. Impõe o desespero do definitivo, trava os movimentos. Embrulha o estômago indigesta. Faz frio nos ossos. A morte é vida intensa demais para quem fica.

Carla Madeira
Tudo é rio. Rio de Janeiro: Record, 2021.


"Quando não se quer sentir,a morte pode parecer um sonho,mas ver a morte,vê-la de verdade torna sonhar com ela algo ridículo."

O Ministério da Saúde adverte: Praticar o bom humor evita fadiga, estresse, encrencas e até mortes.

Não tenho medo que a morte me leve, apenas medo que nesta vida não compartilhe momentos inesquecíveis com você.

A melhor parte da morte é a liberdade. Nada de regras nem política. Ninguém manda em você.

A morte só pode causar pavor àqueles que não sabem como preencher o tempo que é dado para viver.

RAP é o Midas, que transforma morte em vida, tirou do Eduardo a G3 com a sigla da quadrilha...

O gosto na sua boca, é o gosto da morte. Se acostume, pois engasgará com ele, todos os dias, pelo resto de sua longa vida miserável.

Não tenha medo da morte, ela é apenas o fim da vida de um corpo físico, é a passagem para outra vida de uma nova forma e um novo corpo e quem sabe de um novo mundo, a morte faz parte da vida, é algo a que todos nos estamos destinado.

Os meios de comunicação são ao mesmo tempo nossa salvação ou nossa morte. Gosto de pensar que são nossa salvação.

David Bowie
COPETAS, Craig. Beat Godfather Meets Glitter Mainman: William Burroughs Interviews David Bowie. Rolling Stone, 28 fev. 1974.
...Mais

Às vezes eu me testo dizendo: “Se eu receber uma sentença de morte se não fizer este filme, ainda assim o faria?”

A morte: um dia todos irão conhecê-la. Mas ter sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.