Poemas de Teatro

Cerca de 846 poemas de Teatro

No teatro da política, a sensibilidade dos espectadores é sempre um contrapeso para a insensibilidade dos que actuam.

Inserida por AntonioPrates

"Assim como um pássaro voa livre no céu, o Artista voa sobre o palco, doando aos homens liberdade."

Felizes dos cômicos e trágicos que percebem que a nossa vida se movimenta num eterno alternar de figura e fundo diante da quarta parede.

"Representação. Invenção. Minúcias. Premeditação. Vivendo o real na irrealidade pessoal. Transformação. Transição entre a vida e o palco. O ator é o reflexo do outro. A vida pra muita gente é um teatro, totalmente mal interpretada, inventa um personagem toda vez que as "cortinas" se abrem. O que elas não sabem, o ator não se perde de si."

Ninguém passava a achar moralíssimo matar o pai e casar-se com a mãe após assistir Sófocles na Grécia Antiga, nem tampouco adulterava após aplaudir o teatro de Nelson Rodrigues, ao contrário. Ver toda a miséria humana no palco sempre causou ojeriza ao público perante sua hediondez revelada.

Foram tantas horas pensando no que dizer, naquilo que deveria ser feito. No final, nada disso teve importância. Você nunca diz ou faz o que foi ensaiado em sua mente. Diferentemente do teatro, a vida é um eterno improviso.

Não concordo com o meu jeito de ser, mas, não tenho paciência de ficar brigando comigo mesmo para mudar...

O verdadeiro ator, é aquele que busca, experimenta, tenta, corre atrás,aceita outra vida e outra história!

Jamais chamaria o "centro de saúde" com este nome. De saúde ali não tem nada.
Centro de saúde para mim seria um lugar de muita alegria e risos. Como um teatro, só de comédia. Esse sim seria um Centro de Saúde perfeito.

Fico pensando o quão genial é aquilo que brota da mente criativa, sem ao menos ter que passar pelo processo de ensaio e preparação exaustiva, indo além das fronteiras do óbvio na entrega do desconhecido.

Não é melhor ator aquele que chora, mas sim aquele que se contém para segurar as lágrimas.

"⁠A dramaturgia não possui limites; é o fluxo da vida através da imaginação."

⁠"Ciências e inteligência artificial são incapazes de explicar o nascimento de um poeta."

⁠"Dizem que escrever é um ato solitário. Felizmente sou uma excelente companhia para mim mesmo."

⁠"Sinal de vida é ser capaz de suportar mistérios, sejam eles quais forem."

⁠"Fé e fanatismo estão mais próximos do vício do que se acredita."

"Certas pessoas vivem zangadas com alguém, zangadas consigo próprias, zangadas com a vida. Então, elas começam a criar uma espécie de peça de teatro nas suas cabeças, e escrevem o guião de acordo com as suas frustrações"

A vida da gente vai em erros, como um relato sem pés nem cabeça, por falta de sisudez e alegria. Vida devia de ser como sala do teatro, cada um inteiro fazendo com forte gosto seu papel, desempenho.

Guimarães Rosa
Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

⁠Suicida é aquele que abandona o espetáculo no primeiro ato e jamais saberá o quão surpreendente foi o seu final.

⁠Por mais talentoso ator que você seja na arte de interpretar a vida, ainda assim, será apenas mais uma cópia no vasto teatro da existência. Nós não somos definidos pelas nossas profissões; nós somos mais do que isso, seres autênticos com histórias e essências únicas.