Poemas de Solidariedade
Qualquer interação entre humanos, para ser considerada “Humanista”, deve sempre prevalecer o caráter pedagógico na conduta.
Pensar além de si mesmo e se colocar no lugar do outro é um exercício de empatia que fortalece a humanidade.
"Uma única certeza permeia nossa existência, mas há uma fórmula para vencer os seus grilhões, ela está no amor, na gentileza, no servir, na humildade, na solidariedade e no perdão, pois se é fugaz nossa passagem, o que dela fazemos pode pender ao infinito."
No momento em que o ser humano começar a substituir o "PORQUE VOCÊ NÃO FAZ ASSIM...?" por "QUE TAL FAZERMOS ASSIM...?" em relação às coisas boas, certamente o mundo serámelhor.
"Havendo genuína paixão no que fazes, seu olhar vai motivar pessoas, de modo que, troféus e medalhas serão entregues aos seus alunos".
Tudo que acontece de ruim aos outros nos afeta. As coisas boas que acontecem no mundo nos tocam também.
O egoísmo é um mal que nos separa uns dos outros. Ele impede que as pessoas entendam que estão juntos no mesmo cosmo, no mesmo barco chamado vida. Não deixar o barco afundar é dever de todos. O mundo é um inferno quando o egoísmo prospera, e um céu quando a empatia e a solidariedade avançam
"Não há como ajudar o outro sem antes estar bem consigo, arrume sua cozinha antes de servir o jantar."
Fazer o mal é como seguir a correnteza de um rio sombrio, mas para fazer o bem é nadar contra a corrente, desafiando as adversidades nos caminhos estreitos da vida.
Falar em dinheiro muitos só quer receber ajuda que é bom nada. Inventa um monte de coisas só pra não contribuir com o proximo.
Quando algo vai mudar o jeito tradicional da sociedade. É visto isso como algo perigoso e um golpe pra não mudar o jeito das pessoas em ver que isso pode melhorar o mundo. Então a sociedade vê como golpe e corrupção. Se algo tá pra afetar o jeito e melhorar as pessoas tem costume de egoísmo e não tem bondade então quando alguém vê como mudança de vida já fala pra isso não fazer o mundo melhor.
"Se os teus olhos não derramam lágrimas em nenhum momento, Por causa da mágoa, dor, alheios sofrimentos, põe a barba de molho, pois morreste por dentro."
Há quem seja solidário e há quem seja Esperto. O solidário causa o bem a sí, a outros e a sociedade. Já o Esperto causa mal a sí, a outros e ao mundo, embora pense que está fazendo o bem a sí mesmo. Não é verdade o dito de que o mundo pertence aos espertos. Ele só pensa que pertence, até que a esperteza caia sobre ele.
Já o solidário se alimenta do bem e da bondade.
A jornada da vida se torna mais recompensadora quando seguimos os conselhos da sabedoria, transformando cada experiência em aprendizado.
"A riqueza sem generosidade é egoísta, a generosidade sem prudência é imprudente. Não há verdadeira prosperidade sem solidariedade."