Poemas de Sofrimento
É impossível parar de pensar, caso conseguíssemos, seria o fim do sofrimento, por isso sonhamos: o fim do pensamento nesse corpo é a morte.
A sabedoria evita o sofrimento, porém ela provém dele. Haverá sofrimento necessário, e outros que podem ser evitados... Somente o sábio saberá agir diante a isso.
Estudar, discutir e tentar resolver problemas, talvez não amenize o sofrimento em questão, mas ignorar a existência deles pra viver uma falsa ilusão, é continuar alimentando esperanças onde não há solução.
"Buscar nos outros a perfeição que eles não podem dar ou não querem; é acarretar um sofrimento a nós mesmo"
Na perda, no sofrimento e na dor, sempre haverá um aprendizado oculto. É um processo para o próprio crescimento.
Em breve, ninguém lembrará de você, então é vã seu sofrimento em tentar agradar pessoas insatisfeitas. Ninguém lembrará que você existiu, então nada justifica esse sofrimento, abandone o que te faz mal e viva sua vida, ninguém não tem nada haver com isso, não é dá competência dos outros ficarem bravos com sua escolha. Jailton Patrício 💎
ao escrever A Madrasta de Pedra, eu não fiz opção pelo sofrimento, eu tinha um material sofrido de onde extraí poesia.
Deus, por que me deste essa cruz antes da morte. Para que todos aprendam com o sofrimento de um homem?
Disseram que todo sofrimento era necessário para a superação. Tanto esforço para voltar ao mesmo ponto de início.
"A pessoa que tem amigos desenvolve o amor equilibrado, reduz o sofrimento duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor, tirando a solidão e nunca estar sozinho."
"O nosso VÍCIO DE HOJE, pode ser a causa da nossa dor, sofrimento e até a nossa MORTE AMANHÃ, por isso abandona-lo é IMPRESCINDÍVEL"
"Quando um membro de uma família passa por um processo de dor e sofrimento muito intenso, um trauma, pode-se criar uma energia que tenderá a ser reproduzida ao longo de gerações, até que venha outro membro que consiga reconhecer e acolher essa distorção para que ela seja trabalhada e curada e o ciclo seja interrompido."
- Flávia Filgueiras
Resiliência.
Uma das grandes lições que aprendi ao longo da vida é que o sofrimento não se dissipa de forma repentina e mágica. Ele não desaparece simplesmente com um estalar de dedos. Muitas vezes, nos encontramos diante de desafios, decepções e dores que parecem persistir, insistindo em nos acompanhar. É nessas horas que me pego refletindo: "Por que as falhas me aborrecem? Será que é porque criei expectativas irreais? Ou será que, compreensivelmente, não quero que nada de ruim aconteça na minha vida?" Essas perguntas provocam um questionamento interno, uma busca por compreensão. Entretanto, ousando refutar meu próprio pensamento, percebo que existe um caminho promissor. Se eu aprender a cultivar a paciência, uma virtude tão nobre e necessária em momentos difíceis, posso romper as amarras que me prendem à angústia. A aceitação, então, ganha espaço em meu coração e mente. Aceitar as coisas como são não significa ser passivo diante das adversidades. Pelo contrário, trata-se de reconhecer a realidade e direcionar minha energia para enfrentar os desafios com resiliência. É compreender que a vida nem sempre seguirá o curso que desejamos, mas que podemos escolher como reagir e lidar com as circunstâncias que surgem em nosso caminho. Ao abraçar essa perspectiva, descubro uma nova dimensão de quem sou. A verdadeira essência do meu ser não reside na ausência de falhas, medo, insegurança, rejeição ou imperfeição. Ela se manifesta na forma como escolho enfrentar e superar essas dificuldades, como aprendo e cresço com elas. No âmago desse processo de autorreflexão e aceitação, há esperança. A esperança de que, ao reconhecer nossas limitações e lidar com as provações da vida, poderemos encontrar uma paz interior duradoura. E, à medida que abraçamos nossa autenticidade e aprendemos a amar e a cuidar de nós mesmos, somos capazes de criar um futuro mais sereno e significativo.
“Quando estamos na presença do Senhor Jesus Cristo o sofrimento pode até aumentar, mas a vitória é certa.”
Jesus encontrou a humanidade ferida, acariciou os rostos macerados pelo sofrimento, curou os corações dilacerados, libertou-nos das correntes que nos agrilhoam a alma. Revela-nos assim qual é o culto mais agradável a Deus: cuidar do próximo.
Muitas vezes o homem amadurecido entende que o sofrimento nesta vida é, em alguns casos, inevitável.
O tempo, a distância e o sofrimento criam oportunidade para as pessoas transformarem em um vilão alguém que elas nem sequer conhecem.
O sofrimento também tem como função selecionar os verdadeiros amigos que sempre ficam ou desaparecem.
✍️Na verdade ainda não aprendemos a gerar o AUTO AMOR e nisso consiste todo o nosso sofrimento e aprendizado.💕❤️💜🕉️