Poemas de Separação
Estamos vivendo com uma sociedade que dá ouvidos à depressão, à separação conjugal, às crises sociais e à morte espiritual, ignorando a alegria de viver servindo o próximo, retirando a mútua cooperação familiar, fugindo da conversa sincera do amor altruísta e recusando ouvir os santos conselhos divinos para uma vida abençoada, bem-sucedida e feliz.
Nos últimos séculos, houve uma progressiva aceitação da diversidade religiosa e a separação entre religião e Estado em muitos países, permitindo que o ateísmo fosse mais aberto e publicamente declarado sem sofrer represálias legais. Contudo, isso ainda é um desafio uma vez que essa separação ficou mais complexa. Agora, isso aparece de forma mais sutil, como censura de livros nas escolas por grupos religiosos, ou conflitos no curriculum de ensino nas escolas, como a birra com Darwin. Isso é mais difícil de tirar, sem correr o risco de “deixar o cachorro nervoso”, tirar o osso da boca do cachorro sem ser mordido.
Era realmente estranho. Há alguns meses atrás, eu achava que não poderia viver sem ele. Aparentemente posso.
Recém-separados que logo se envolvem em novos relacionamentos alegando que ainda tem muito amor para dar, deveriam começar dando a si mesmos.
Se toda vez que eu não estiver pensando em nada e lembrar de você, pois saiba, você não me preenche em mais nada.
Enquanto podia e estava ali, a um esticar de braços de distância, vestia a capa da frieza e fazia questão de colocar uma pitada de desprezo em cada minuto do dia, em cada tentativa diálogo e em cada sorriso dado sem retorno. Fazia questão de transparecer sua opinião de que tudo estava ruim e expunha claramente o seu desconforto ao caminhar publicamente ao lado do outro. Enquanto podia não usufruía desse ‘poder’ e enquanto estava ali fazia questão de projetar-se a milhas dali. Mas eis que a ponte se quebra, a porta se fecha, o anel do dedo anelar se perde e o coração endurece...e aí...Ah...aí nada, nenhuma insistência ou tentativa é capaz de juntar os tijolos, os pregos, as maçanetas, as janelas, as telhas, as portas e as dobradiças espalhadas e reerguer um prédio demolido... Quem dá valor apenas quando perde jamais será merecedor de um dia ter possuído!!!
Ei menina, queria te pedir pra não ficar tão triste assim. Eu sei que parece muito agora que ele fez seu coração em pedaços, e que parece fácil falar pra quem está fora, mas olha, eu já estive aí. E passa, eu juro que passa. Mas eu confesso que não é agora que você vai enxergar isso. Na verdade, vai demorar até seus olhos e mente ficarem claros novamente. Eu sei que seu coração, no fundo, acreditava que ele ainda era aquele cara que você conheceu um dia, que já te amou e te olhou com a cara mais boba do mundo. Mas olha, a gente tem mania de não querer enxergar que as pessoas mudam. A gente se apega tanto àquele amor, àquelas vivências bonitas que passaram, que esquece que a vida não tem repeteco. Ela anda pra frente pra gente crescer com ela, evoluir junto. E olha, você pode não ter percebido, mas você cresceu. Cresceu muito, e ainda vai ficar do tamanho de um gigante. Essa é a vida. E às vezes a gente cresce mais rápido que o outro, aí aquela companhia não cabe na gente mais. Aí a gente conhece uma outra pessoa, totalmente nova, que vai fazer a gente crescer em outro âmbito, outro aspecto da vida. Gente que mostra outra visão de vida, outra perspectiva. Aprende menina, as pessoas têm sempre alguma coisa pra ensinar, nem que seja a não ser como elas. Algumas delas ficam, a maioria delas vai pra não mais voltar. Tenta não se ferir, tenta tornar a partida suave. Um dia desses aí, prometo que vai ter alguém que vai chegar, e que vai querer ficar
Eu continuo pensando nesse rio em algum lugar, com a água se movendo muito rápido. E aquelas duas pessoas na água, tentando se segurar uma na outra, se agarrando com toda a força, mas no final é demais. A corrente é forte demais. Eles têm que se largar, são arrastados para longe. É assim com a gente. É uma pena, Kath, porque nós nos amamos durante toda a vida. Mas, no final, não podemos ficar juntos para sempre.
Eu sei que é isso que as pessoas falam: você vai superar. Eu também poderia dizer o mesmo. Mas eu sei que não é verdade. Oh, você será feliz de novo, nada tema. Mas você não vai esquecer. Cada vez que você se apaixonar, será porque alguma coisa naquele homem te lembra dele.
Mesmo que o ser existisse, ele não poderia ser conhecido, pois se podemos pensar em coisas que não existem é porque existe uma separação entre o que pensamos e o ser, o que impossibilita o seu conhecimento.
É triste sumirem-se com os anos as pessoas que contam como razão de ser da gente e ficar delas apenas o silêncio. Não ver nem ouvir mais quem se amou, a quem esteve tão ligado quanto a Igreja a Jesus. E as pessoas morrem todos os dias: de verdade ou no coração da gente. E continuamos a viver, apesar do nada, do vazio. Mas, se de um lado perdemos os que amamos, de outro eles aumentam sempre. São a razão da vida, necessários e vitais para nós como a fé em Deus. Ele eles mergulhamos num poço escuro.
Me pergunto quantas pessoas não ficam com quem elas queriam, mas acabam ficando com quem é suposto estarem.
O coração do outro é uma floresta escura, sempre, não importa o quão próximo ele tenha sido do nosso.
A verdade é, alguns relacionamentos são feitos para durar para sempre, e outros para durar apenas uns dias. A vida é assim.
- Relacionados
- Frases de separação para ajudar a lidar com o término
- Casamento e separação: frases e mensagens sobre o término
- Textos de Separação
- Reflexão de separação: mensagens para pensar no fim da relação
- Separação
- Frases de separação e superação: encontre força nas palavras
- Mensagens de conforto para separação de casal (palavras de apoio)