Poemas de Saudade
CARTA PARA A SAUDADE
Olá saudade, tudo bem?
Já faz algumas semanas que você me visita todos os dias, acordo com alguém batendo na porta, corro na esperança de ser algo novo, mas nada, você novamente, parece que não cansa nunca.
Vou na sala assistir um filme, você está esparramada no sofá, me olhando, como quem quer algo. Não pede, não fala, mas no fundo eu sei o que você sempre quer. Você quer aquela música que te conforta, que te faz bem. Você quer que olhe aquela fotografia que eu tanto escondo de mim mesma. Você quer sentir aquele perfume que ficou na minha blusa, mas eu já lavei. Você quer que eu vista a blusa que está esquecida e escondida dentro do quarto. Eu sei que você também quer uma mensagem, que quer um abraço. Mas eu sinto muito decepcioná-la.
Até nos dias que eu acho que você não vem, que eu passei o dia livre de você, é só eu me deitar, quando coloco a cabeça no travesseiro, assim como um fantasma, você aparece sentada no canto da minha cama.
Um dia, certamente você vai deixar de vir, porque eu não te darei mais a atenção que te dou hoje. Pode ser por eu estar muito ocupada conversando com alguém ou lendo um livro. Pode ser por eu estar ocupada planejando uma viagem ou um novo curso ou pode ser só porque eu decidi ir ao salão, e dessa vez, o salão era mais importante.
Um dia você vai bater na minha porta uma manhã inteira, vai entrar pela tarde, chegar a noite e eu não vou ouvir. Depois de uns dias, saudade, eu vou até lembrar de você, vai vir um sentimento de estranheza por nunca mais ter te visto, e acredite, vou sentir saudade de você, mas não vou te querer mais.
Então querida e estimada saudade, aproveita, bagunça tudo, deita, vira pelo avesso, me enlouquece de raiva e tristeza, porque seus dias terá um fim, e quando tiver, eu voltarei a rir como se nunca tivesse amado alguém.
(Lua Teles Pacheco)
Compreensão fria
Numa noite quente
Quem te falta,
Na madrugada vazia?
A solidão e a saudade
Que você nega.
Mas que te pega todo dia
Deitado na cama
Ou sofá da sala.
Que fura seu peito.
Igual um menino
Que pisou
Num espinho.
Meu coração anda assim
Sentindo em cada passo.
Mancando entre as passadas.
Mas me deito
Mesmo assim.
E respeito
Que tudo nessa vida
Tem um fim.
A dor Saudade
A saudade não tem idade!
É bem no vazio que acha os perigos perdidos, que sempre causam a dor!
Sobre a luz que apaga dentro do meu quarto, acende dentro de mim flash e recordações de uma vida,que se perdeu entre as rosas e os espinhos, que ainda trago em mim, cicatrizes que o tempo jamais foi capaz curar a própria ferida.
Dentro de mim, só ficou a dor,que atormenta meu desespero em frente ao espelho.
Então eu a vejo meu semblante no instante que eu vejo,lágrimas caindo, já esgotado pelo cansaço e os traços que minha face oculta, que um dia era só felicidade e hoje no vazio da saudade me encontro na solidão
Que abriga em meu coração!!
Saudade
Saudade do tempo, dos ventos, dos abraços ao relento, saudade das raízes, das pessoas felizes, das noites incríveis, dos sonhos inesquecíveis, saudade do poeta, das festas, das amizades discretas,saudade [...]
Vim de longe; segui estrada, trouxe bagagens, saudades, lembranças e aqui faço a minha parada.
Sou homem simples, do interior, da terra boa, cheiro do mato, da pureza, da amizade e do amor que entoa;
Os filhos e família eu deixei, pra trás nem olhei, tive que partir de alma e coração apertados e olhos marejados.
Vim em busca de trabalho, tenho força e vontade, coragem, umidade e muita fé.
Sei que vou vencer, renomado hei de ser,
Acredito no meu Senhor, um homem honesto, trabalhador e temente a Deus, tem as bençãos pra si e para os seus;
Bendito o nome dele, bendita seja a noite e o dia, bendita seja a minha família, que um dia buscarei e felicidade novamente sentirei.
Quanta saudades me faz , meu amor...
Nem o tempo fez apagar
todo sentimento que sinto.
Quem dera que Deus pudesse
trazer você de volta!
Que livrasse você de todo mal que lhe rodeia.
Sei que não tenho chance de que volte, mas acredito e tenho fé que vai voltar pra meus braços, vou cuidar de você algum dia eu sei.
Shirlei Miriam de Souza
"Aquele olhar da saudade dizia tudo,dizia o quanto ainda se amavam,descrevia o sentimento que ainda estava ali mesmo que escondido dentro do peito e sendo relutado para ser demonstrado...
Mas bastou um beijo um toque e logo ali estavam entregues ao lugar de início onde só se ouvia a brisa do mar no céu as estrelas eram um ponto de luz ,a lua a mais linda a se observar,se doando ao prazer e satisfazendo o desejo de amar...
Desejo este pelo qual de início só parecia uma simples saudade,mas um amor de verdade..."
De Perversa ao Amor
Ah mãe, 2 meses e 1 dia, que saudade, toda manhã olho pro céu pra te dar bom dia e sinto seu amor e sua benção para o dia, dias esses que não tem sido fácil, repito isso toda noite também, dando boa noite e sinto sua benção, noites que também não tem sido fácil, e quando converso com você olhando pro céu, posso sentir o gesto que fazia em minha testa me dando a benção toda vez que ia sair de casa mesmo que eu fosse ali na esquina e toda noite, ah que saudade das nossas conversas, das nossas risadas, dos nossos choros, da sua presença, enfim, saudade de tudo.
Como você me faz falta, sei que seria egoísmo meu te querer aqui, porque sei que Deus tinha o melhor pra você aí em cima né?
Como eu te amo, te amo, te amo... te amo sem fim!
Até o céu mãe!
"Eu posso te fazer uma pergunta?
Por que em dias chuvosos a saudade parece aumentar?
Sinto saudades de coisas que nunca foram minhas...De pessoas que mal sabem que eu ainda continuo a existir.
E a chuva lá fora trás o medo de ficar sozinha, e junto com as águas que caem vêem as lágrimas de saudades acompanhada de uma insegurança sem explicação, um medo exagerado que vai escurecendo o coração como o céu que escurece em dias chuvosos...Nesses dias parece que o céu está chorando junto a mim, pois minhas lágrimas caem na mesma intensidade das águas da chuva.
Eu fico olhando lá fora pela janela a chuva caindo e imaginando tantas coisas que gostaria de ter vivido, tantas pessoas que partiram sem se despedir, tantas dores sem explicação, tanta angústia invadindo o coração e amedrontando a minha alma."
-Roseane Rodrigues
Uma chuvinha para esfriar
Um cafezinho para esquentar
Um amor para lembrar
Uma saudade para matar
E um livro para me acompanhar.
Hoje eu acordei com saudade do sol, com saudade do calor que há um tempo não se fazia presente regando nosso amor..
Hoje eu acordei com saudade de mim, de como eu era antes de tantas tempestades, de como eu não percebia tantas maldades..
Hoje eu acordei querendo decidir quem eu quero ser, se quero ser a mesma de outrem ou a mistura das duas.. nem experiente demais, mas também, não tão crua..
Hoje eu acordei querendo resolver tudo, não deixar nem uma dúvida no ar, ter certeza da firmeza do lugar que pretendo pisar, mesmo que tenha que ficar de luto pra depois mudar..
Hoje eu acordei querendo ser eu mesma, mesmo que eu ainda não saiba como fazer essa proeza! Mas vou dar o primeiro passo, decidir o que e como faço pra pra isso acontecer, pois de uma coisa eu sei, não quero mais viver na mesma.
Dia “D”
Oh saudade, saudade que me dá. Ter que estar longe de quem perto quero estar.
Me pego às vezes com o pensamento fora do planeta, me sinto no céu caminhando sobre as nuvens, penso apenas em você e digo isso de verdade, fico de peito apertado quando volto a realidade.
Um dia você me pediu um poema em um painel, contando nossa história com todos os nossos momentos, esse poema você terá no dia do nosso casamento.
Me casar com você tudo que sempre quis, as coisas si encaixam devagarinho, não vejo o momento de acordar ao seu lado te dando muito carinho.
Sem Tempo Pra Saudade
Sinto saudade de tudo o que passou,
Queria tanto voltar no passado pra viver um pouco mais daqueles momentos,
Mas na verdade não quer voltar lá,
Pois tenho medo de ver que sou um adulto infeliz,
Coloco a culpa na falta de tempo,
Mas a verdade é,
Não queremos lembrar os mágicos momentos da juventude!
Saudade
Esses dias li a frase: "Pessoas indecisas magoam pessoas incríveis". É ruim ser a pessoa incrível que foi magoada. Mas é bem pior perceber que você é a pessoa indecisa que magoou.
Pior ainda é perceber que a sua indecisão não só magoou alguém, mas magoou a pessoa que era mais importante pra você naquele momento, a pessoa que te faria mudar, ser feliz, transcender.
É ainda pior perceber que você terá que conviver com o peso da sua decisão, ou melhor, indecisão, e isso vai te machucar pouco a pouco, talvez por muito tempo.
E é cortante pensar que se você não fosse aquela pessoa indecisa, se se posicionasse ou ao menos fosse mais claro em suas escolhas, não estaria tão mal, não triste, tão melancólico e por fim, tão infeliz. Nem precisaria, talvez, estar pensando nisso agora ou sequer escrevendo qualquer coisa desse tipo.
Ou talvez - e não menos trágico - isso tudo seja só saudade. Imerecida, pois você foi aquela pessoa indecisa, mas ainda assim saudade.
Dor da saudades!!
...A morte lhe levou deixou-me sem sem chão a dor se apossou o silêncio se instalou...
Tristeza gritou tão forte nesse peito que as lágrimas rolou , sua falta e intensa oh ! Saudades imensas, as palavras não ditas nos momentos de paixão...
Não o verei mais nesse universo , deixou um vazio profundo, só restaram nossos momentos de amor e paixão... Que ainda dói nesse coração o luto eterno será sem ti nesse verão...
O rio de lágrima a gritar das águas a cair do céu a chorar por ti nesse mundo por colorir seu sorriso fará falta nas minhas noites a cantar com você a me aplaudir sem ritmo a canção...
Licia Madeira
Amar dói!
Principalmente quando a saudade aperta
Bate desespero.
Amar dói!
Mais é tudo que desejo
Tudo que preciso!
Como preciso do ar pra viver
Amar dói!
Tenho insónia, me causa dor
Fico doente de saudade, sinto em cada pedacinho do meu corpo
os efeitos desse vírus que só você tem a cura
Amar dói tanto que deixa de doer, tem anestesia quando estou em seus braços
Amar dói;
mas tudo que faz doer
é falta de você
O retrato do mar
Vi-te e desejei-te perto;
A saudade quis te buscar;
Vi-me e senti o deserto;
Lembrei-me de em ti mergulhar.
Quis. Quis voltar no tempo;
Aos dias de nossa vivência;
Quis. Quis sentir o vento;
Sofri com a tua ausência.
Tu vens? Ou eu vou a ti?
À distância aborreço. Há saudade;
Tu queres. Queres vir?
Tem um começo. Sem vaidade.
O vento continua aí;
De cá estou eu tristonho;
O amor ainda mora aqui;
Apesar do lugar enfadonho.
Para ver-te há que viajar;
A viagem será mesmo assim;
Não importa se for pelo ar;
Só espero. Não fuja de mim.
Eu te vi no retrato guardado;
Fui feliz ao te fotografar;
O dia que saí eu molhado;
O encontro que foi com o mar.
Deixo, amoedo-me e privo-te e também a alguns.
Percebendo que na ausência de ti, roupa-me para que tu te aches... pois é em minhas indagações que muitas das vezes te reconheces.
... e sendo assim ao ouvir-me parece nescessitar que minha alma te despertes do algo que nem tu nem eu descobrimos...